Derretendo um cilindro... como fazer?

Por: Eduardo Horvath  

Em: 25/03/2008 20:00

Galera, Seguinte, a pergunta simples mas o efeito não. Eu preciso derreter um cilindro, sim, MELT, só que o MELT não espalha o líquido do cilindro pelo solo, eu precisaria de um efeito similar ao do exterminador do futuro, lógico, é treta, eu sei.. mas algo parecido com isso.. como se tivessem partículas no solo, porque vou inverter o processo, ou seja, vou fazer das partículas de mercúrio ir criando o cilindro... Agora, custo X benefício, fiz algo no particle flow, achei treta para caramba mexer nele, segui o tuto de particle flow aqui do tresd1, mas a parte de gradient ramp detonou com a questão de aplicar material metálico.... então apelei por criar outro cilindro por cima e animar ele com boolean (precário eu sei, mas deu certo). Resultado? O efeito ficou parecendo como se fosse um ima. Se alguem quiser ver www.designdigital.info/3d/mq.zip Aí vem o cliente e diz "mas voce não viu o history board?" eu disse "claro, ele estava um pó que virava um objeto, eu perguntei para quem me entregou se era isso e ele confirmou". Enfim, tirando o cliente de lado, ele me falou no tal efeito do exterminador, hehe... fala sério... inviável ao meu ver. Ao menos para mim que sou leigo nessa área de partículas... Então a pergunta é, com curto espaço de tempo é viável criar alguma coisa, ou seja, existe algum tuto passo a passo ou vai ser dor de cabeça? Testei o MELT mas no final ele deixa o cilindro como um plane achatado no chão, e não tem nada de partículas.. =P Dicas? Grato pela milésima vez...
Eduardo Horvath www.designdigital.info
Esse efeito é fácil, só que precisa manjar de partículas. Quase todo efeito especial é criado com partículas, não dá pra fugir. Vc só precisa aplicar o blob mesh nas partículas para fazer elas tipo mercúrio se unindo conforme se aproximam. Ai depende de fazer elas se moverem certo para formar o objeto, dá pra fazer com o operador find target. Com ele vc faz as partículas irem pro objeto. Mas pra fazer legal, tipo elas correndo pelo piso até formar o objeto de baixo pra cima, precisa dominar bem o pflow.
Múcio
Blz Mucio, mas como aplico o Blob Mesh, ele não é modificador, e nem faço idéia do que ele seja, eu aplico ele aonde? Supondo que eu já tenho o objeto cilindrico, o particleflow fazendo aquele efeito do link que enviei aí... é igual o efeito do tutorial... onde eu aplicaria o blob mesh para fazer parecer mercúrio? Ah sim, operador Find Target, se puder também dar uma dica de onde ele se encontra. rs. valew
Achei o blob mesh em compoud objects, eu aplico ele no PFlow? É possível?
AI Eduardo, é esse mesmo do compound objects, cria ele na viewport e adiciona o pflow lá no quadro que ele tem pra adicionar objetos. Ai as partículas já viram malha tipo mercúrio. Depois é só controlar as partículas como vc quiser. Dá pra aplicar ele em objetos também, ai ele cria pelos vértices. Então, se animar o cilindro subindo com ffd, dá pra simular legal que ele está se formando com o metal líquido. Enquanto isso vc faz as partículas irem sumindo no pé dele, para parecer que estão se juntando a ele, saca?
Supermax, saquei direitinho, vamos ver só se consigo fazer isso aplicando em cima do que já tenho, que é um PF com o gradient ramp, acho que vou deixar o gradient rampo todo preto para sumir com o objeto inteiro, e usar o gradient só para controlar as partículas, não sei, vou tentar ao menos porque não saberia como controlar as partículas de outra forma pois eu segui o tuto de PF aqui do fórum, e depois disso vou aplicar o blob mesh nas partículas, agora, quanto ao Target Find, ou seja, o nome já diz, achar e aplicar um alvo no objeto, onde se encontra o mesmo? Devo fazer isso e aplicar em um cilindro? Quanto ao FFD é fácil... Talvez até nesse caso o MELT resolva... vou testar, porque posso fazer ele sumir por debaixo do piso...
Bom, Quanto a parte do PF fazer sumir o objeto que está controlando as partículas, deu certo, eu deixei tudo preto no gradient ramp e pronto, a simulação das partículas continuam do mesmo jeito porém o objeto sumiu, assim eu coloco um outro objeto que aplico o material metálico e o FFD ou MELT para simular o derretimento. Quanto ao PF e o BlobMesh, lancei aí meu print. Não sei se fiz certo, mas qndo renderizei não vi alteração nenhuma... não sei se faltou configurar mais alguma coisa, acredito que sim, então tá a setagem no print. Alguma dica?
Dei um ADD, e adicionei o PF > event, no particle flow parameters, era a única coisa que dava para add mesmo... Renderizei novamente, nenhuma alteração. Aproximei bem na renderizei, mesmo assim só vejo as esferinhas... nada mais.
Não to entendendo esse blobmesh, cheguei até a ver um tuto lá de fora. http://members.lycos.co.uk/michcio16/tutorial.htm E pelo que vi do tuto, eu copiei no meu PF e não virou nada. Agora apliquei o objeto mais o piso para ver no que dava. E apareceu esse lance bizarro =P Fiquei sem entender, até porque nao tem nada laranja na minha cena.
ERRO.... ESTAVA NO TAMANHO DA ESPESSURA DO SHAPE. FALA SÉRIO, NUNCA IA SABER. É que vi o seguinte em um tutorial. Shape - It's very important because we will connect the particles by Blob Mesh . Set Sphere , Size = 1,5

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 596

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.