Ajuda mapeamento para games Unwrap!

Por: regispreto  

Em: 30/03/2008 09:49

Olá galera, acabei de registrar aqui no site da tresd1, mas acompanho todos os dias lendo tutoriais, notícias e tudo mais! Bom, a minha dúvida é a seguinte: eu criei um estádio para importar em um jogo de futebol, só que.. Eu fiz ele com planes, em cada plane uma textura, por exemplo: de arquibancada, concreto, cabines, etc.. E pra cada textura foi um material. Então, eu gostaria de saber como unir todas texturas em 1 só (Todos materiais em 1 só), e manter o mapeamento atual, sem ter que mapear de novo.. É possivel?? Obrigado!
Eu não saco de games cara, mas eu acho que a textura tem que ser uma só pra tudo, com o mapeamento aberto e planificado. Até dá pra vc aproveitar o seu mapeamento, mas vai ter que colocar o unwrap em cima e editar na janela dele. Depois vai ter que pintar a textura em cima desta malha aberta pra ficar certo.
Múcio
O que eu quero é tipo isso olha: Imagem do estádio: Um mapa desse tipo (fiz no photoshop) mas é isso que eu quero: Eu queria que ficasse todas texturas dentro de uma só, entende? Porque eu tenho que exportar pra 3ds e abrir no blender já mapeado. Tem como juntar automaticamente todas texturas pra formar uma só?? Se mais alguem puder ajudar, eu agradeço!! Obrigado!
Não tem como juntar todas as texturas automaticamente. Tem que fazer como o Múcio disse, vc cria um mapeamento com todas as faces juntas, ai poderá abrir esse mapeamento no photoshop para colocar as texturas em cima das faces certas igual vc fez na segunda imagem, mas precisa das faces pra saber onde colocar cada textura
Ok entendi! Só não entendi uma coisa, como eu faço pra saber qual face vai tal textura? Afinal, são várias faces.. Obrigado.
Então Régis, quando vc faz o mapeamento com o unwrap uvw, todas as faces ficam abertas num plano. Ai vc faz um render dessa imagem das faces abertas e usa no PhotoShop como referência para aplicar as texturas. Vc vai ver cada face e vai poder ajustar a textura certinho nela. Dá uma olhada neste tut: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=33082 Tem este outro também que explica o unwrap uvw: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14615
na pagina inicial tem o tutorial da tora de madeira!! vc precisa fazer exatamente akilo!! tu vai selecionar a face e colocar na parte correspondente da sua textura!! é bem simples!! vc vera na viewport em tempo real como ta ficando o mapeamento
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Ok galera! Então para não me complicar depois da modelagem, não seria mais fácil eu criar uma textura grande com todas dentro dela, como no exemplo que eu postei, e ir mapeando conforme vou modelando? Acho que fica até mais fácil.. Obrigado! responderam minhas duvidas!
Não dá pra ir mapeando conforme vai modelando, porque o mapeador fica em cima do modelo, se mudar o modelo perde o mapeamento. Tem que modelar, depois aplica o Unwrap UVW, abre as faces no plano, salva a imagem da malha aberta, abre no PhotoShop e pinta em cima.
Múcio
Entendi!! Obrigado!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 448

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.