uma sugestão para este unwrap?

Por: Fabio Scherrer  

Em: 31/03/2008 16:57

tudo ok pessoal do 3d!? Bom , eu estou estudando o um pouco do unwrap, estou tentando abrir a malha de um aviãozinho cartoon, só que a malha da fuselagem da aeronave como mostra a primeira figura tem que ser uma unicamente, isto é não pode ter emendas, pois textura será uma faixa que sai da parte de baixo e terminara na cauda, ja que sera um avião acrobático... eu tentei usar o Stitch Select, ele soldou, as edges, só que quando rotacionava uma porção de vertices para se enquadrar no mesmo ângulo do formato do bico ou da cauda, dai a textura checker tambem mudava de segmento, isto é , eu tinha que manter as partes retas e ao mesmo tempo soldadas... depois dei o comando Relax e a textura não mudou de posição apenas normalizou a malha... a questão é, como soldar essas partes sem mudar a orientação da textura?
o passo a passo foi, primeiro dividi em 3 IDS, o topo, a lateral, e a aprte de baixo, onde eu desmembrei separadamente e soldei, a lateral foi método de orientação uv plane, o topo como era mais arredondado com o metodo uv cicindrico e a parte de baixo com o método uv plane tmb, dai soudei a parte de cima com a lateral sem problemas, ...mas a parte de baixo ja tem o problema do angulo da parte do bivo e da cauda, que gerou todo o problema de solda... tentar fazer tudo em apenas um método como o cilindrico gerou mais problemas e menas precisão, etão decidi separar a s partes... Obrigado galera!!! Vcs sempre ajudando pra caramba!
desculpem os erros de digitação... (soudei com u é fogo!! heheh)
a foto com resultado do Relax, a textura distorceu, pois a malha tendeu a seguir o ângulo do bico e calda. Pode- se usar o comando Relax em objetos inorgânicos? , neste caso não esta dando certo....
Então cara, é impossível fazer isso sem distorcer a malha, ai tem que corrigir na pintura da textura. Mas só se a parte de baixo do avião for toda desenhada. Se tiver uma faixa que começa em baixo e depois vai para a cauda, você só precisa manter unido na parte que tem o desenho, o resto pode ser separado, porque se pintar da mesma cor da faixa, vai ficar certo. O lance é alinhar só onde precisa, se o resto é de uma cor só você pode distorcer na boa
Múcio
Ok Mucio, Obrigado
ok Mucio, mas e aquelas emendinhas simulando chapas encostadas e arrebitadas da lataria do avião (na textura), isso não ficaria distorcido essa textura? entendi oque vc quis dizer...se for uma cor apenas e não tiver tantos detalhes... mas e neste caso...onde quero tambem simular na textura as emendas das chapas e arrebits etc.... Tem como fazer isso?
nesta parte eu uni somente onde a faixa da textura passaria, mas e se tivesse pintura no modelo todo, isto é se a lataria fosse toda grafitada? não teria que estar tudo unido em uma única malha?
Vc não precisa ter tudo unido pra fazer os rebites da fuselagem. Porque é só seguir a malha tomando o cuidado de deixar a borda da textura bem alinhada nos dois lados da malha. Os rebites no avião também são diferentes em cada parte, eles seguem o desenho da cauda e formam quadrados menores, Se fosse todo grafitado, vc resolve no photoshop, cortando parte da textura e colocando invertido na parte de baixo. Não tem como ficar sem emenda nenhuma, até em corpo orgânico vai ter emenda em algum lugar. O lance e deixar a emenda onde menos atrapalha a texturização que vc vai fazer
Obrigado Supermax! Sempre ajudando!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 849

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.