Chromatic aberration

Por: ddfa  

Em: 31/03/2008 19:27

Olá pessoal, então estava lendo sobre Chromatic aberration, e queria saber se tem como fazer direto no Vray pois no MR tem como... No PS é fácil... mas quanto menos se "afasta do PS" melhor ficamos no 3d!!! então se tiver alguém q entenda dessa área!! TEORIA Chromatic aberration FLW
Olha ddfa quem está falando aqui é um fotógrafo, aberração cromática é um defeito de objetivas antigas, seus elementos ópticos não recebiam tratamentos para corrigir este defeito, ou seja, é um efeito de lente, agora falando como um 3d designer se é um efeito de lente, para vc fazer no Max com certeza vai aumentar muito o tempo de render, por isso penso ser muito mais vantajoso que seja feito no PS mesmo.
Concordo com o Rogério, nem sempre esse efeito é bem vindo e se você usá-lo, para ficar mais realista a imagem, a mesma precisará de um certo noise também! :D
tem dois tipos de aberrações cromáticas e tudo é criado por lentes. Todos os efeitos de render são defeitos criados pelas lentes, DOF, motion blur, glare, lens flare, é tudo defeito, mas deixa a imagem muito mais real, porque o olho é uma lente e também cria estes defeitos. Se olhar pra uma luz e fechar um pouco o olho cria aberrações cromáticas!!! Mas tem essa aberração que acontece na imagem toda e tem aberração criada por materiais, tipo CD, é aberração cromática. Fica muito bonito em cristais, pedras preciosas, ai vc tem que usar um material que faz isso. Eu não manjo de v-ray, no mental tem o shader l-glass que faz isso no material e tem o prism photon que faz com caustics Pra simular aberração na lente fazendo o efeito na imagem toda, ai precisa desde recurso na câmera. No mental tem o bo photographic exposure control pra fazer isso. Então procura nos materiais do v-ray e no controle de exposição dele, se tiver é pra estar nestes lugares. Essa aberração na imagem toda pode não ser bom pra maquete, mas em vídeo é muito interessante
OBS: Espero que não tenha problema eu ter citado os shaders do mental ray que faz estes efeitos na minha resposta, pois apesar do ddfa estar perguntando no v-ray, ele próprio comentou sobre o mental ray.
Opa Galera!! blz... eu já venho fazendo esse efeito nos meus projeto... e muitos dos meus clientes gostam, dá um ar mais real como o HAWF falou e sempre acompanhado do noise (bem lembrando HAWF rsrs). Mas lembrando que faço no PS... rs supermax :: eu estou usando esse efeito numa maquete e esta ficando muito bom até o cliente aprovou, isso e na questão de controla né!! eu estou querendo aprender mais do Mental Ray. Rogério Simões :: Você esta certo.. demora bastante esses efeito no render... é bem melhor trabalhar na Pós. embora o V-Ray sja um "ótimo" render fácil de configurar tal... deixa muito a desejar... (lembrando não estou levantando nem um debate de Render não) ok então vlw
Ai galera, aberração cromática é muito importante sim e deixa muito mais real. Em materiais como o supermax disse é muito importante, é só olhar o ícone do André aqui no fórum, que é uma esfera de vidro lapidado com aberrações cromáticas, mas CD é o melhor exemplo. Em esculturas de cristal também, é o que difere do vidro!!! Neste casos é pesado no render, porque tem que calcular fisicamente correto, pelo menos no Mental Ray. O Final Render tem esse shader também, mas não sei se é rápido nele. Mas aberração cromática de lente que pega a imagem inteira é rápido, não aumenta o render no Mental Ray com o BO Exposure Contol, é o tempo de render normal, não muda nem 1 segundo.
Múcio
ddfa Coloque uma imagem para a gente ver como fica.
Se quiser testar o shader BO Exposure Photographic, o link é esse: http://forum.german-mentalray-wiki.info/viewtopic.php?t=1041 Tem uns exemplos lá que explica como usar Não aumenta nada o tempo de render O shader prism photon e l-glass tem pra baixar aqui na 3d1, lá na seção texturas>shaders
Pra usar vc tem que fazer um render 32 bits float point, salvar em EXR e colocar no slot de preview dele, ai vc coloca o shader no slot lens do mental ray e pode mudar os valores dos recursos vendo em tempo real na imagem. O bom é que vc vê as modificações na imagem do tamanho que vc renderizar.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143180

Últimos membros registrados: riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot.

Usuário(s) on-line na última hora: 607

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.