1ª Impressão 3Ds Max 2009

Por: diegodelimars  

Em: 01/04/2008 15:34

Olá pessoal Antes de qualquer coisa, o que está escrito é minha opinião pessoal. Baixei a versão trial do Max 2009 hoje pela manhã e pude testa-lo por 5 min. Ainda que a compra da Alias pela Autodesk fosse boa, algumas aterações nos softwares estão estranhas. No Max 2009 observei de cara o Viewcube, que foi acrescentado no Maya 2008. O render region vem do Maya e XSI. Isso foi só o que pude observar numa pequena analise. Mesmo que seja para melhoria do software, tendo em vista que dos 3 tops, dois são da Autodesk (Max e Maya), pode-se observar que ou eles estão unindo os dois, ou fazendo dos dois produtos a mesma coisa, sem fundamento algum. Acho que essa miscelânia não traz nenhum beneficio para os usuarios desses softwares, ja que a competição entre eles acabou, eles só estão passando a tecnologia de um para outro.
a ideia do cubo quando vi no site da autodesk achei legal pois via a galera usando no maya e achava interessante...quanto ao render region não sei qual eh a novidade pq jah ha muito tempo existe aquele crop q deixa renderizar somente o local desejado... achei muito boa a ideia de mapear via spline.... abraço
3dsmax 2009 + vista - pc fudidão = a m#$& rsrsrs!!! olha eu acho que num tao querendo unir os dois não!!! só por causa dakele cubo? kd o sistema de musculo? o ncloth do maya? gostei do esquema da janela do render!! que vc pode modificar o finalghater e o antialiasing direto da janela do render!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Eu acabei de ver ele aqui e gostei, achei desnecessário aqueles lances de navegação na viewport, quem conhece os atalhos pra manipular a viewport não precisa daquilo e é muito mais prático. Mas eu gostei do shaders Pro Materials, antes a gente tinha que instalar um monte de shaders de terceiros pra ter todo o poder do Mental Ray, agora não precisa quase, já vem com um monte de shaders que escreveram exclusivamente pro max e ajuda muito. Tem lá material pra porcelana, pra louça, pra cerâmica, cimento, plástico, vinil e mais uma porrada lá. Vem com um monte de shaders novos de production pra mesclar 3D e vídeo/foto Achei essas coisas mais úteis do que essas bobagens de navegação. O melhor é o suporte ao mental ray geometry pra criar Proxy, até animado!!!
Múcio
Sobre o pro materials.. sei lá ehim.. ainda prefiro usar os shaders que sempre usei... é fato que sempre que criam coisas pre-setadas demais elas acabam ficando limitadas.. assim o mental ray vai ficar igual o final render, vai ter um shader pra criar vidro de janela, outro pra vidro de bolinha de gude... e etc. Acho que deviam investir em shaders genéricos mais poderosos... deram mole. O proxy imbutido no programa é meu sonho de consumo desde que comecei com mental ray, por que o max era o unico q num tinha isso, e é bem útil. Abraço.
bom a real eh q cada um gosta do q mais usa.....soh usando essa budega mesmo pra saber.... oq vcs notaram sobre peso na viewport? flw pessoal...
Achei uma ótima idéia incorporar os cubos às viewports... facilita muito a vizualização... gostei tb da janela de renderização... dá pra configurar algumas coisas diretamente nela sem ter q ir para as opções de render... show de bola... mas infelizmente o 3ds max ainda tá muito pesado... achei q eles fossem dar uma aliviada no tamanho do prog...
Até q eu gostei dessas inovações em relação ao mental ray, principalmente em relação à iluminação e ao skylight. Só achei um ponto negativo o region render dele, meio primitivo ter q ir para a tela de render, ficar escolhendo lá o local onde vc quer obter um preview e este local após a renderização permanece. Devia ser algo mais como no maya ou xsi, mesmo assim é uma boa adição ao software. A adição do cubo nas viewports acho meio desnecessário, achei isso quando usei o autocad 2008 e continuo com o mesmo pensamento. Só fica esteticamente mais bonito. Gostei tb da adição de "novos" materiais ao mental ray q simplificam o trabalho na configuração, adorei o sistema de layers q torna tudo mais fácil e intuitivo no composite e do production shaders. Ainda não testei, mas seria bom uma melhor compatibilidade com o mudbox na hora de importar/exportar maps, personagens etc já q a autodesk tb comprou este software. Enfim, essa atualização 2009 não trouxe grandes mudanças em relação ao 2008, e tb ainda não sabemos se é tão bugado quanto. Mas o maior atrativo, pelo menos na minha opinião, foram as novidades na iluminação e mental ray que tornam o trabalho muito mais simples e rápido. Pena que não adicionaram o ncloth. Teve alguma melhoria na havok? Ou está a mesma coisa? Acho q voltarei a adotar o 3dmax aos meus estudos, deu saudade agora 8:) :lol:
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Estou adorando as novidades do max 2009!!! Vai ser dificil voltar pro 2008.. Com o Reveal fica mto mais facil e rápido ajustar as configurações do render final, o antigo sistema de region render dava ateh preguiça de usar,mas também achei meio primitivo comparando com o do maya. O ViewCube e o SteerigWheels vao ser padrão em qualquer soft 3d da autodesk, o ViewCube achei mto util e style hehehe, mas o SteeringWeels não, mas para um iniciante deve facilitar mto a vida. O ProMaterials quando vc naum tem tempo nem saco pra ficar setando materiais eh bem util. O Mental Ray Proxy ajuda sim, mas eu esperava mais..... ontem tentei fazer um render com 25.000.000 de polígonos e 4 area lights a 500x300 pixels, naum renderizou naum, liguei tudo q sabia pra otimizar a memoria e deu erro. As novas luzes sao fantásticas!!! Antes era um saco balancear direct e indirect illumination, agora eh tudo fisicamente correto! sem falar o preview de luzes photometricas na viewport. O BSP2 naum sei o quanto ajudara, mas achei estranho naum ter nenhum parametro. Quanto ao import/export pro Mudbox, o max tem um novo sistema import/export OBJ, segundo a autodesk eh mais fiel. Ontem importei 5.000.000 de poligonos pra dentro do max sem problemas. ainda tenho q testar as outras coisas..... Ahh... parece q o reactor tah a mesma coisa.... E o Hair and Fur agora tem suporte a Multi-Threading na viewport e no render!
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
e o peso na viewport pessoal?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 412

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.