Como renderizar as faces + as arestas?

Por: wdsneto  

Em: 06/04/2008 18:31

Olá Galera, estou em busca de alguma textura que além de renderizar as faces do objeto, também force a renderização das suas arestas(linhas), alguém pode me ajudar? Existe algum tutorial?
Eae wdsneto :)... existem varias formas de fazer isso. Pode criar uma referência desse objeto depois adicionar um modificador "lattice" a essa referência e depois linkar(para acompanhar os movimentos do outro). Dae se ouver a necessidade de editar algo vc deve editar no principal q o outro(referência) vai acompanhar perfeitamente. Tambem pode fazer com mapa para simular as arestas + ainda sim eu prefiro a primeira opção, feita a modelagem real e não simulação com mapa. :P Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Vc quer só o contorno ou quer que apareça todas as edges tipo wireframe? Se for pra aparecer todas as edges tem que ligar o wire do material, ai vc faz dois renders, 1 normal e 1 com wire, depois mescla no photoshop. Outra forma é com o mapa tile, ele faz um quadriculado, o bom é que se o modelo não estiver com faces quadradas e certinhas, o tile vai fazer o wire sempre quadrado. Com o tile dá pra vc colocar uma textura na face e fazer os riscos pretos formando os quadrados Se vc usa o mental ray tem uns shaders pra fazer isso lá na seção texturas>shaders
Como o supermax disse pode usar o mapa procedural tiles... pensei aqui em uma forma p/ compor, adiciona o mapa tiles no canal difuse dae nas propriedades do tiles vc coloca 1,0 em Horiz. Count e Vert. Count dae vc liga a opção "face map" no material q ele vai distribuir de acordo com as faces do modelo em questão :)... dae se quiser é só aumenta as interações q o mapa vai respeitar certinho. Pode tambem chegar no mesmo resultado assim, ao invés de acionar o opção "face map" no material editor, vc adiciona o modificador "uvw mapping" dae escolhe a opção "face". Em relação ao shader q o supermax mencionou para mental ray é esse http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941&busca_no_topico=wire&ok=Busca só q quando testei ele não conseguir fazer com q ele esconde-se as edges triangulares. + ainda sim eu prefiro a primeira opção rsrs, teste-as e veja a que + lhe convêm. Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Se for pra fazer aquelas imagens que aparece uma parte do objeto com materiais realistas e outra parte em armação de arame, é melhor fazer dois renders separados, um com os materiais e outro com o wireframe. Ai vc coloca uma em cima da outra no PhotoShop e apaga metade de uma delas, ai faz a mesclagem das duas
Múcio
Obrigado a todos pelas ajudas prestadas, na verdade o que eu desejo é fazer com que fique igual aquela iamgem do plugin do mentalray postado acima pelo nosso amigo Pimentel, mas não consegui de forma alguma utilizar o plugin, e não encontrei um tutorial que me ensine a utilizá-lo. A montagem no photoshop se torna impossível porque a necessidade é criar uma animação para monstar a construção e um sólido geométrico certo, então na verdade o mais adequado seria uma textura mesmo.
Eae wdsneto :)... bem já q vc optou por usar o plugin, primeiro vc tem q estar com o mental ray habilitado como render p/ poder ficar disponiveis os seus recursos. Na seção q te passei observe q logo acima é descrito a forma: oq são e como usar/instalar os shades após serem baixados Qualquer coisa poste ae novamente Abraços...;)
Ai wdsneto, primeiro vc tem que copiar os arquivos do shader pro lugar certo, são dois arquivos, um MI e outro DLL com o mesmo nome. O MI vc coloca na pasta 3dsmax\mentalray\shaders-autoload\includes\ O DLL vc coloca na pasta 3dsmax\mentalray\shaders-autoload\shaders\ Ai vc entra no max, tecla F10, entra no menu assing render dessa janela e clica no production, ai aparece a janela pra escolher o mental ray. Ai vc abre o material editor teclando M, pega um material standard normal, clica no diffuse e escolhe o shader de textura wire, ele vai ser amarelo, porque os shaders do mental ray aparecem amarelos
Não precisa disso tudo pessoal, o esquema é simples... faz um mapa composite e coloca o material que quer das faces como principal, depois faça outro material no primeiro slot, tem de ser um standard e habilite-o como wireframe. Abraço.
HEHEHHEH pronto. O Lamas (zeca baleiro) mostrou outra forma bem efeciente :) é como eu falei tem inumeras formas de se chegar ao mesmo resultado Abraços...;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143180

Últimos membros registrados: riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot.

Usuário(s) on-line na última hora: 272

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.