Pau no max 2008 + mental ray

Por: Ivan  

Em: 07/04/2008 17:02

Fala galera! Estou enviando esse bug maluco que deu no max quando eu tava renderizando uma foto com 2000 x 1500 de resolução, aí deu esse erro fatal. Também segue a configuração que eu estava usando no mental ray. Não sei o pq desse problema. Meu PC é um core 2 duo com 1GB de memória Ram.
Cara, renderizar imagem grande com 1 GB de RAM é complicado, com 2GB já é difícil. 1 GB é o mínimo aceitável pra trabalhar com render com GI. Tem displacement na cena? Se tiver tira, porque com 1 GB não dá. Quanto vc está usando no Memory Limit? Ligou as opções de otimização na janela processing? Mudou pra large BSP? Diminuiu o Bucket de render? Se já fez tudo isso e não foi, então tem que renderizar pelo render passes, porque a máquina não vai aguentar
Fala supermax, blz? Realmente, eu não tinha analizado esses detalhes, acho que foi outro dia que falei pro Múcio que ainda estou engatinhando no Mental Ray, mas isso vai mudar depois que eu comprar o Vídeo Curso do André :D Mas vou verificar essas coisas. Se puder apenas me esclarecer o que é esse Large BSP, eu fico muito agradecido. Se depois das mudanças eu conseguir renderizar esta imagem, eu posto ela aqui. Brigadão demais!
Um Abraço.
Iv@n, Vc está usando GI numa externa. Para usar tem de construir uma esfera envolvendo a casa, com as normais invertidas para o cálculo de photons não ir para o infinito. Com os recursos do mentalray 2008, use apenas mrSky e mrSun e FG. Além é claro de seguir as dicas do supermax. Marco.
Marco.
cara soh completando oq o supermax disse 1gb naum dah, o que posso lhe dar como dica eh dividir o render em varios pedaços tem scripts para isso. abraço
Iv@n, faça o que o Marco disse que vai funcionar também... Sobre o script, dá uma olhada no Google! PS: Você não sabia que precisava da esfera com as normais invertidas? :lol: Brincadeira, Iv@n... []'s
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
>>Marco, vlw pela sua dica, mas o problema é que a minha cena é interna e externa ao mesmo tempo, a câmera está dentro de uma casa, mostrando uma sala, e, ao fundo, duas portas de vidro que mostram o quintal da casa com uma piscina. Mas vou seguir sua dica de usar uma esfera com as normais invertidas. Brigadão. >>Cesarfg. Vou ver se acho algum script pra dividir o render em pedaços. Será q tem algum aki na 3D1? >> [_Serial_]. :lol: Abraços.
Um Abraço.
>>Supermax. Como faço este render passes? É, eu tô precisando mesmo comprar o cd de mental ray da 3d1! :lol: Abraços.
Um Abraço.
Ai cara, eu não tinha percebido que a cena era externa e tinha GI, é como o Marco disse, não pode usar GI em cenas externas, só usa FG. Pra usar GI tem que conhecer bem o MR, porque os photons vão se perder no espaço, ai tem esse lance da esfera. Mas se não quiser ver a esfera vai ter que tratar ela com shaders tipo o transmat no surface. É melhor fazer só com FG, é mais fácil pelo menos. Dá pra usar só FG em cenas internas também, mas fica melhor com GI. O Large BSP é um método de cálculo de raytrace que ele usa em cenas grandes, fica na aba renderer. O render passes fica na aba processing, tem que renderizar pedaços tipo por Region e depois salvar num formato do MR, ai vc abre um arquivo zerado, carrega estes passes que gravou, coloca a resolução que precisa na imagem e manda renderizar, ai ele junta todas as partes com o tamanho que vc fez. Se vc está mesmo afim de ficar manjando de mental ray, pode comprar o CD do site que vc não vai se arrepender
Supermax--> Então, o problema da minha cena eh que ela é interna, mas mostra uma parte externa. ( A câmera está dentro da casa, apontando para fora, mas pega uma parte de dentro também.) Não sei se dava pra deixar ela realista usando só o FG, sem usar GI. Vou ver se consigo fazer o que vc falou sobre o render passes. O Large BSP eu já tinha achado. Quando eu conseguir eu vou postar a imagem finalizada pra vc ter uma idéia de como é o ambiente. Mais uma vez, obrigado.
Um Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143181

Últimos membros registrados: fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345.

Usuário(s) on-line na última hora: 935

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.