Dúvidas com Biped

Por: Diego de Paula  

Em: 08/04/2008 18:38

Blz galera....eu estou estudando animação com biped e estou quebrando a cabeça com as "escorregadas" dele....por exemplo: qnd se vai animar um pulo, na hora do salto os´pés afundam..não sei se vcs entendem o que estou querendo dizer....se alguém souber como resolver esse problema ou indicar algum tutorial....os tutoriais de biped que encontro são sempre os mesmos, básicos. Obrigado Abraços
cara o esquema do biped eh o seguinte, se vc for usar os movimentos automaticos dele vc tem q personalizar pra ficar legal e se vc for usar mocaps prontos tem q eliminar alguns key frames, deixar somente os mais importantes e ir arrumando na mão mesmo...naum tem outro jeito...eu geralmente vou animando cada parte do corpo dele individual vou salvando os .BIP e depois vou carregando eles do jeito q eu quero no mixer...por exemplo 1 .BIP para as pernas, 1 para a cabeça, um para os braços e por ai vai.... abraço e boa sorte
Cara, pra animar com biped tem que saber bastante de animação já, se não fica difícil. Animar personagens é difícil, é a última coisa que deve estudar no Max. Pega uma esfera e faça o mesmo movimento que vc quer fazer com o biped. Mova ela até um ponto, depois mova em Z para fazer o pulo e volte na altura do piso mais para frente. Vc vai ver que vai acontecer a mesma coisa, ela vai passar para baixo do piso antes do pulo, porque o Max sempre tenta fazer uma curva suave na animação. Para editar as curvas e fazer a animação como quiser, tem que editar no Curve Editor.
Múcio
cara curve editor no biped? vc vai ficar louco hehe...ele cria keys pra cada milimetro de movimento ainda mais se estiver usando mocaps ou algum de seus movimentos q jah vem de fabrica...mas de qualquer jeito valeu a dica abraço grande mucio
Não estou usando movimentos já prontos não...estou animando pose a pose , depois ajustando o time e por último colocando movimentos entre as poses principais.....vou continuar ralando aqui....alguma vez ouvi falar que no key info, o IK ajuda a não ter essas escorregadas, mas não to conseguindo. Valeu galera!!! depois eu posto as animações básicas que estou fazendo Abraços
Portfólio http://diegodpaula.blogspot.com
cara mas entaum naum to entendendo.....geralmente essas escorregadas acontecem quando vc mixa movimentos... tem como vc ilustrar ai o seu problema?
Ai Cesar, dá uma estudada melhor nos editores que você vai progredir muito em animação, porque é a única forma de controle que existe. Você não precisa editar todas as curvas de animação, apenas nos pontos críticos para deixar a animação certa. No caso dele os Keys estão muito distantes com certeza absoluta, por isso cria essa interpolação errada. Só dele aproximar os Keys já vai diminuir muito o efeito. Mas criando um Key logo antes do pulo e um logo depois, vai segurar a curva igual como acontece no Turbo Smooth. Isso pode ser feito no Curve Editor ou no Key Info do Biped. Outro editor bom para controlar melhor a animação do Biped é o Dope Sheet, que é onde aparece os keys dos footsteps
Múcio
então mucio, jah conheço o curve editor sim obrigado pela dica, na verdade nunca passei por esse problema de escorregadas a naum ser quando mixo animações, desculpa ai naum poder ajudar com o mesmo nivel de conhecimento... valew...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 322

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.