Bones Ou Biped?

Por: antonio gonçalves sobreir  

Em: 11/04/2008 16:29

Olá pessoal! Pra criar uma estrutura para animar um personagem humanoide é melhor usar os bones ou o biped? Sei muito pouco sobre os biped. Dá pra usar controladores nos biped, assim como usamos nos bones? Dá para criar uma estrutura mais detalhada, como os dedos do personagem, usando biped? Quem souber passa ai umas dicas pra gente. Quem puder responder agradeço!
Sei lá.. dizer que um é melhor que o outro... é meio complicado. O Biped tem a vantagem de vc não precisar contruir todo o esqueleto, porém ele limita um pouco a animação. Dá pra incluir controladores no biped sim, tb dá pra criar dedos e tudo mais. E bones tem a vantagem de vc poder fazer a estrutura que vc quiser e não ficar preso apenas a estrutura do biped, mas pra personagens humanoids nao muito complexos o biped funciona bem.
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
colega funciona mais ou menos da seguinte maneira: O biped jah vem com toda a estrutura (inclusive dedos, rabo, rabo de cavalo) e jah vem tudo linkado e com os "solvers" aplicados porem ele tem movimentos limitados pelo rig "padrão" que vem com ele, eu particulamente gosto bastante do biped costumo a usar os movimentos de fabrica que vem nele para fazer a base e depois personalizo como eu quero porem obviamente dependendo da situação vc construir uma estrutura de bones do zero vai te dar uma super vantagem de poder fazer oq quiser porem depende de muito mais conhecimento de rig, expressões e solvers...vai da sua necessidade e de seus conhecimentos porem de um modo geral apesar de automatico o biped quebra um galhão! abraço
Pow kara, vc que esta no começo que nem eu, explora + o Biped. Ele é + facil, e como o cesarfg já falou, ja vem com alguns movimentos e expressões de fábrica. Tipo vc coloca quantos passos vc quer q o biped de, automaticamente ele ja faz a trajetora dele, e ja cria os frames. Então explora um pouco + o biped. Depois vc pega os bones. E para humanoides biped é perfeito. AbraçO!
www.3leond.blogspot.com
Antonio, Eu já tenho uma opinião diferente. Se vc tá começando, estuda Bones, porque a lógica dos bones será aplicada em outros softwares. Biped é exclusivo do Max. Mas se vc já trabalha com bones, aventure-se no biped. Eu acho sempre melhor dominar aquilo que vc tem que construir do zero do que ir direto para algo automatizado. Tudo que vc aprende do zero, ajuda a fixar princípios e conceitos. Grande abraço,
Vamos lá, regra basica de animação : Usar Biped ou Bones nao fará voce fazer uma boa animação. Um bom rig nao faz uma boa animação, quem faz boas animações é o ANIMADOR. Tanto o biped e bone tem seu lado bom e o seu ruim. Essa duvida é muito comum, já vi em varios topicos aqui mesmo na 3d1. O sistema de bone tem a vantagem de voce poder personalizar todo o seu rig, porém é muito mais complexo (eu diria que é parte mais complexa de um personagem virtual). O Biped vem com tudo praticamente pronto pra sair animando seu personagem, como tudo que é automatizado demais acaba por limitar algumas coisas. Rig bom é o que voce consegue fazer a "Pose" do seu personagem sem problemas, no o Biped é mais rapido por ser um rig todo pronto testado por anos e com alguns bons controles, tem poucos bugs. Já um rig baseado em Bones tende a ter mais problemas, já que tudo é feito pelo usuario, entao tem que testar bem o rig antes de sair animando pra valer. Meu conselho é: NUNCA USEM O SISTEM A DE ANIMAÇÃO AUTOMATIZADO do Biped !!! É ruim, o movimento fica muito duro e acaba por precisar de muitos ajustes, então fica melhor, mas rapido e facil fazer toda a animação na mão. Outra coisa, estudem animação !!!!! Nao adianta ter um rig super avançado e nao saber o que fazer com ele. A tecnia de animação é universal, é usado tanto em 2d (onde foi criada) e em qualquer outra tecnica, 3d, stop-motion e etc. Vou dar um exemplo de biped: A unica vez que o Mickey Mouse (o personagem mais importante da historia da animação) foi animado fora da Disney , foi feito pela Blur usando como base de rig o BIPED !!!!! Temos que pensar mais como animadores quando pensamos em personagens, a ´parte tecnica do processo é importante mais o que vai contar no final é a animação. Não sou defensor do biped e nem de bone e nem de nada, o que quero passar que nao importa a ferramenta e sim o resultado final. Pra quem tá começando em personagem virtual o sistema de bone é muito complexo, o biped é uma boa alternativa, mas nao fique soh no biped , é sempre bom vc personalizar o seu rig. colocando as coisas que o biped nao faz. Nossa, essa é uma daquelas conversas que levam muiittto tempo, entao eu vou ficando poraqui. Abraços !!
thunndro: cara vou discordar de vc quanto a parte de nunca usar a animação automatica pelo seguinte, ela não é para ser usada como animação final e sim como base para criar uma animação personalizada, pq fazer passos do zero se vc pode criar uma base automatica para passos e depois somente personalizar para dar caracteristica ao seu personagem? obviamente se vc quiser algo totalmente diferente naum dah pra usar nem a base do automatico mas de modo geral ele funciona bem... mas como jah foi dito esse eh um longo assunto e o q importa mesmo eh o resultado final e o seu dominio da ferramenta a ser utilizada abraço a todos
Eu nunca usei Biped, mas acho importante aprender, já que algumas empresas usam o Biped e isso pode ser um diferencial para o profissional trabalhar. Um abraço,
cesarfg, eu entendo seu ponto de vista mas veja: Não existe ninguem no mundo que ande exatamente igual a outra pessoa. Faz um teste: faz um biped , usando footstep , depois personaliza o walkcycle. Depois pega um biped e faz do zero, mede o tempo e o resultado final. Eu garanto pra vc que desde o zero vai ficar muiiittooo melhor. Eu faço um walkcycle em 20 minutos do zero, se eu for ajustar o footstep vou demorar mais, eu jah testei isso, e nao fica melhor. Tenho aqui uns walk base, que faço de vez enquanto, entao em vez de usar um footstep eu pego um walk que já fiz e personalizo ele, fica infinitamente melhor. É só um conselho: não usa animação procedural, sua animação vai parecer a mesma que todo mundo faz. Animação vem da palavra Animus que quer dizer vida, nem tudo que se mexe tah vivo e nem tudo que esta parado tah morto. Resumindo: mexeu NAO ESTÀ ANIMADO !!! Animação é atuação !!!! Observe na vida mesmo, como cada pessoa anda de forma diferente, tem gente que pende mais pra um lado, outro o centro de gravidade e pra tras , outros pra frente e porai vai... Entao: se querem animações de qualidade EVITEM usar ao maximo animações procedurais como o footstep. Usem como referencia a biblia do walkcycle : The Animator´s Survival Kit do Richard Williams, deem uma olha e depois vejam senao faz sentido o que to dizendo. Abraço !!!
nossa q frases profundas :) hehe valew pela dica do livro cara vow ver sim.... então agora quanto ao q vc falou eh o seguinte, eu costumo a personalizar o walking cycle e ir gravando uma bibliotea de .bip e depois no motion mixer eu vou juntando do jeito q quiser...isso me poupa um bom tempo.. mas de qualquer jeito como jah havia dito o importante eh o resultado final e cada um faz do jeito q se sentir mais seguro e mais a vontade um grande abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143180

Últimos membros registrados: riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot.

Usuário(s) on-line na última hora: 278

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.