Vamos lá, regra basica de animação : Usar Biped ou Bones nao fará voce fazer uma boa animação.
Um bom rig nao faz uma boa animação, quem faz boas animações é o ANIMADOR.
Tanto o biped e bone tem seu lado bom e o seu ruim.
Essa duvida é muito comum, já vi em varios topicos aqui mesmo na 3d1.
O sistema de bone tem a vantagem de voce poder personalizar todo o seu rig, porém é muito mais complexo (eu diria que é parte mais complexa de um personagem virtual). O Biped vem com tudo praticamente pronto pra sair animando seu personagem, como tudo que é automatizado demais acaba por limitar algumas coisas.
Rig bom é o que voce consegue fazer a "Pose" do seu personagem sem problemas, no o Biped é mais rapido por ser um rig todo pronto testado por anos e com alguns bons controles, tem poucos bugs. Já um rig baseado em Bones tende a ter mais problemas, já que tudo é feito pelo usuario, entao tem que testar bem o rig antes de sair animando pra valer.
Meu conselho é: NUNCA USEM O SISTEM A DE ANIMAÇÃO AUTOMATIZADO do Biped !!! É ruim, o movimento fica muito duro e acaba por precisar de muitos ajustes, então fica melhor, mas rapido e facil fazer toda a animação na mão.
Outra coisa, estudem animação !!!!! Nao adianta ter um rig super avançado e nao saber o que fazer com ele.
A tecnia de animação é universal, é usado tanto em 2d (onde foi criada) e em qualquer outra tecnica, 3d, stop-motion e etc.
Vou dar um exemplo de biped: A unica vez que o Mickey Mouse (o personagem mais importante da historia da animação) foi animado fora da Disney , foi feito pela Blur usando como base de rig o BIPED !!!!!
Temos que pensar mais como animadores quando pensamos em personagens, a ´parte tecnica do processo é importante mais o que vai contar no final é a animação.
Não sou defensor do biped e nem de bone e nem de nada, o que quero passar que nao importa a ferramenta e sim o resultado final. Pra quem tá começando em personagem virtual o sistema de bone é muito complexo, o biped é uma boa alternativa, mas nao fique soh no biped , é sempre bom vc personalizar o seu rig. colocando as coisas que o biped nao faz.
Nossa, essa é uma daquelas conversas que levam muiittto tempo, entao eu vou ficando poraqui.
Abraços !!