Preciso fazer um ABAULAMENTO nas quinas...

Por: Modesto69  

Em: 12/04/2008 15:23

Olá galera estou de volta com + uma duvidazinha que tenho certeza que vcs tiram de letra - estou fazendo um braquet e pra quem não sabe do quê se trata é aquela pessinha colocada no dente pra montar o aparelho dentário. estou postando a imagem da base dessa peça e preciso fazer um ABAULAMENTO em su contorno isto é: ao invéz da quina ser viva preciso empregar um raio nela. No AutoCAD eu aplicaria um FILLET na borda mas no MAX não sei bem o processo. Dá uma dica aí galera...
no max vc pode da um chanfer do edit poly, selecionando as edges
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
Ou então faz assim: Se seu objeto foi criado através de uma spline extrudada, vc pode, em vês de extrudar a spline, criar outra linha que será o perfil da sua peça com a forma lateral. Uma seção da peça. Esse perfil seria uma linha que começa com uma curva (que é o raio do fillet), depis reta (equivalente à altura da extrusão) e termina com outro raio, que será o fillet oposto. Assim, vc plica um Bevel Profile. essa segunda linha será o progile. Dessa forma ele cria o objeto tridimensional já com a extrusão e os fillets. Ou então, vc faz uma cópia dessa spline que vc extrudou e aplica o Bevel Profile usando um arco, como profile, com o raio desejado para ser o fillet, e encosta na peça extrudada. Depois faz uma cópia com o mirror para ser o fillet do lado oposto. Putz! Deu pra pegar? Um abraço,
É melhor vc modelar isso ai no Autocad, porque no Max vai precisar conhecer bem as técnias de modelagem. Não dá pra fazer fillet sem subdividir a malha, na verdade vc chanfra as bordas e depois subdivide pra arredondar. Se estiver no Max 9 com o productivity booster ou no max 2008, ele tem o valor do segments no chanfer, ai funciona igual o fillet, vai arredondar quando chanfrar as bordas se colocar uns 3 no segments. No max 8 ou inferior é impossível, só subdividindo com turbo smooth, mas ai tem que modelar a peça em poly, não serve fazer uma linha e extrudir porque os polígonos não ficam em quad. Vai distrocer tudo quando colocar o turbo smooth. No Autocad vc faz fácil com 3 cliques de mouse
Fique tranquilo Leandro que sou um iniciante meio atrevido mesmo, outro dia pedi uma dica pra movimentar as pás uniformemente e o Supermax me falou no "Manipulator" fiz tudo direitinho conforme ele me falou e deu certo - já estou craque. Agora vou coletar a sua dica e já imaginava + ou menos isso. fazer uma banda com o bevel e espelhar a outra colando as duas - daí eu teria o abaulamento nas duas faces. Vou trabalhar agora a tua dica oK continue me ajudando sempre que vc puder meus amigos - vou tentar todas hoje ainda depois posto a novidade. Fiquem com Deus.
Blz, Modesto. Depois posta uma imagem pra saber se resolveu seu problema. Um abração
A idéia do bevel é a única opção de fazer isso sem ter que modelar em poly, mas dependendo do arredondamento não fica muito bom. Testa os valores do bevel ai até arredondar certo, se passar ele faz um abaulado mais alto na borda, se for menor ele não respeita a curvatura direito.
Oi Super, Mas com o Bevel Profile é mais fácil de controlar, já que usa um perfil pra isso. Abraço,
Poxa Leandro, é verdade cara, com o Bevel Profile faria o perfil e extrudiria pelo caminho. Vc tem razão, dessa forma fica bom e não dá problema.
E aí galera - acabei de postar a imagem + ou - pronta. Por motivos de sigilo de serviço não posso postar o projeto todo e espero que vcs entendam mas O Cliente ficou apaixonado. Usei a dica do leandro e usei o BEVEL comum msm fazendo uma face toda e depois espelhei fazendo a outra contraria. Tentei usar o Bevel Profile mas não sei se é cabeçada minha mas o esqueleto seguiu para outro lado enão axei uma forma de modificar a intenção do caminho. Qndo uso um modificador LATHE por exemplo consigo alterar o AXIS do objeto mas no BEVEL PROFILE estou vacilando em algo. vou treinar mais um pouco quem sabe...De qlqer forma BRIGADUUUUU GALERA>>>>>

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143180

Últimos membros registrados: riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot.

Usuário(s) on-line na última hora: 276

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.