Render Elements no MR - Material ID p/ Reflexos?

Por: [email protected]  

Em: 15/04/2008 18:43

Caros, :D Fiz uma busca aqui no site e não encontrei. Alguém sabe se é possível gerar, com o Render Elements, o Material ID que inclua o ID nos reflexos e refrações utilizando Mental Ray? Caramba, deixa explicar melhor: no VRay sei que se vc gera um render elements de Material ID, ele vai criar os IDs de materiais também p/ reflexos e refrações, ou seja, o ID do material refletido aparece na máscara. Pelo que vi no Mental Ray não, só considera o Material ID do objeto, mas ignora reflexo e refração. Alguém sabe como fazer isto com o Mental Ray? :seila: Abs,
Caetano Brasil Loucomotion
caebrasil, No render elements é só adicionar os elementos Refraction (pra refração) e Reflection (pra reflexão) que ele renderiza separado esses elementos... Um abraço,
Oi Leandro, Obrigado, mas não é isso. Por exemplo, tenho um box e um piso com reflexão. O box tem ID 1 e o piso ID 2. Quero um máscara do box refletido como ID 1 na área que ele reflete. Exemplo: RENDER MATERIAL ID Este eu fiz com o VRay, Mas quero gerar o mesmo tipo de máscara com o Mental Ray, utilizando materiais "Arch & Design"... Assim eu posso mudar a cor de um objeto no Photoshop e as reflexões e refrações onde ele aparece também mudarão de cor! Acho que estou pedindo muito.... :( Pô, só o VRay faz isso?
O Mental Ray gera todos os tipos de elementos e no Max 2009 ele tem elementos exclusivos do arch&design com muito mais recursos. Usando os elementos de ID ou arquivos RPF você tem este canal e muitos outros, mas o PhotoShop é fraco e não entende arquivos RPF, precisa usar programas mais robustos para compor. O Mental Ray foi feito para cinema e alguns recursos só são entendidos por programas de composição de vídeo igual o After e o Combustion, não são entendidos por programas de composição de imagens igual o PhotoShop. Neste tutorial o André mostra como renderizar os elementos de uma cena e como trocar as cores de objetos, GI e reflexo no PhotoShop sem precisar deste canal: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=27912
Múcio
Oi Múcio, Muito obrigado pela resposta! Cara, mesmo no max 2009, testei todos os canais novos no Render Elements, nenhum faz isto que o VRay faz com o Material ID, com simplicidade. Nem mesmo nenhum canal do RPF ou RLA gera esta máscara. O tutorial do André é ótimo e, como sempre, bem explicado, mas não funciona no meu caso, pois no exemplo acima você vê que ali tenho uma máscara do Box e se eu resolver aplicar uma cor neste box, aquela máscara do Material ID que o VRay faz me permite alterar a cor deste objeto ao mesmo tempo nele e nas reflexões e refrações que ele aparece, sem interferir no resto da cena. Esta minha questão surge porque faço trabalho em que tenho que fornecer aos meus clientes um PSD com os layers de objetos separados para que eles possam facilmente alterar lá a cor de um objeto à vontade, sem terem que me pedir para fazer novo render. No momento tenho feito isto manualmente, ou seja: aplico no objeto que quero ter a máscara uma cor sólida (tipo Vermelho), nos objetos com reflexão e refração troco o highlight para outra cor (tipo Verde) e todos os demais objetos deixo preto sem highlight, Enviroment também preto. Daí no photoshop é só extrair do canal RGB a máscara do vermelho e tenho esta máscara perfeitamente. Mas nada prático e para imagens e cenas pesadas, muito mais tempo de trabalho. Pô, o VRay faz isto tão ridiculamente simples, no velho e bom Material ID, acho incrível que o Mental Ray não tenha algo tão simples! E mudar de software de render não está nos meus planos, adoro o Mental Ray, fora este detalhe... mas 1 a 0 pro VRay nessa... Bom, é isso! Que frustração... :( Mas valeu as dicas sugeridas, se alguém mais souber como resolver isto, agradecerei eternamente! :D Abraços

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143181

Últimos membros registrados: fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345.

Usuário(s) on-line na última hora: 935

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.