Iluminação Cena externa com Mentalray

Por: highlife  

Em: 25/04/2008 10:56

Ae galera. Estou tendo alguns problemas com o Mentalray em uma cena que estou modelando. Ainda falta muita coisa pra modelar. Mas ja fiz uns testes de Iluminação pra ver como tava ficando... Seguinte ta aparencedo uns artefatos na cena e não to conseguindo remove-los. To unsado Final gather com Point Density de 4, FG Rays em 1024, FG interpolation de 100 e FG Bounces 2. (MR 3.5 para MAX9) Alguém pode me ajudar com isso? Outra coisa, to simulando a luz dessa cena com 1 MR Area Light para Luz do SOL e uma Skylight com tom azulado para simular a Luz da Atmosfera... Alguém aqui que usa bem o Daylight System poderia me ajudar a configurar o Daylight System de um jeito que a luz não estoure e faça com q a cena perda as cores e o contraste?
Meu Portifólio http://www.3dmarcelo.com/
Ai cara, os valores que você está usando são muito altos, nunca usa isso!!! O máximo no Density é 1, só quando quer exagerar coloca 1.5 ou 2 arregaçando. FG Rays fica muito bom com 512 no máximo, raramente precisa mais do que isso E interpolations não adianta mudar o valor, não muda quase nada. Pra ter um bom controle sobre o FG tem que saber configurar o Radius, isso é o mais importante, que ai vc tem controle total sobre a resolução do mapa de FG. O photons é um recurso pra facilitar pra iniciantes, quando fica bom está bom, quando fica ruim, não tem o que fazer pra melhorar. O curso de mental ray aqui da 3d1 é muito bom e ensina tudo isso, eu aprendi com ele. Sobre o daylight tem esse tut aqui que explica tudo: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25719
Múcio
Sim mas o FG Interpolation controla o Radius do FG... Ou vc usa o FG Interpolation ou o FG radius pra controlar isso. Eu estava fazendo pelo o FG Radius, mas consegui melhor resultado com o FG interpolation... E 512 de FG nessa cena tava granulando a sombra difusa, 512 fica bom com maquete e cena pequenas, agora nessa cena ai to tendo problemas, e olha que nem está com todos os detalhes que terão. como o Viaduto que terá de backgrund a passarela de plataforma, os detalhes como boeiros, tubos, etc... dai de 512 joguei pra 1024... Melhorou mas ainda fico uns granulados. Se eu jogar as texturas com certeza elas sumirão. Mas quero fazer do jeito certo e elimina-las por completo. E tipo eu não estou usando Photon Map nesse projeto, apenas FG. pode ser que o FG Density esteja causando esses borrados, ja que aumentei quando o valor do FG rays era de 512 e melhorou a cena, mas depois q eu aumentei de 512 para 1024 naum testei diminui-los para ver se melhorava. Valeu pelo tuto de Daylight System!
Meu Portifólio http://www.3dmarcelo.com/
Então cara, o interpolation é um método novo que foi feito pra facilitar pra iniciante, mas nem sempre fica bom, ele é fácil de configurar, o radius não, se não tiver as manhas de colocar no radius certo vai ter que fazer um monte de render de teste, se o radius for maior do que deveria, vai perder detalhes no sombreamento, se for menor, vai granular. por isso que vc está tendo que usar tantos rays e density pra melhorar, está forçando por causa do raio errado. quando tem um objeto muito grande e detalhes muito pequenos, não serve o interpolation, porque ele vai pelo tamanho da cena. Ai tem que saber configurar o radius pra controlar legal, o certo mesmo é sempre fazer pelo radius, tem mais controle a ganha tempo de render
Múcio
em relação ao Daylight, realmente vc tem que ter cuidado pra que ele não estoure a cena, ou deixe ela opaca. Usando o logratithm exponensial, vc tem controle sobre brilho e contraste. Porém só isso não vai adiantar, vc tem que habilitar no max a opção de Gamma/Lut Correction, pra isso vc vai em Customize - Preferences - Gamma and Lut, habilite a caixa Enable Gamma/Lut, depois habilite a caixa Gama e coloque um valor como 1,5. Nas opcoes Input Gamma e Output Gamma tu coloca 1,7 em ambas. Renderiza e vê se melhora. Vc tb pode habilitar a correção para materiais e cores. Eu uso os valores acima, porém cada cena é diferente, vc vai ter que jogar com eles pra ver qual o melhor resultado pra tua cena. flw!
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
Ai moçada, eu respeito muito o Merkel mas não concordo com essa opção que ele deu. Uma que o valor do gama pra trabalhar com lwf é 2.2 e outra que quem faz isso nunca vai aprender a iluminar direito. Mudando o gama e usando exposure vc está forçando a iluminação em vez de acertar ela nas configs das luzes, que é o certo. Até pode trabalhar assim depois que sabe iluminar bem igual em foto ou filmagem profissa, porque ai o cara aprendeu o mais difícil que é iluminar direito. Mas se usar antes de aprender isso, nunca vai aprender a iluminar direito igual na realidade. Pode ser bom pra renders mais fracos, mas o Mental Ray é fisicamente correto e trabalha usando as mesmas técnicas reais de iluminação. A iluminação da cena do cara está perfeita e não precisa disso. O que precisa é só ajustar o Radius do Final Gather pra valorizar os detalhes menores, só isso.
Múcio
Fala highlife, tudo bem? Sobre o gama, de fato é ideal 2.2.. mudar isso geralmente parece ajudar, mas é só um artifício bobo, setar a iluminação de modo que não precise disso não é dificil e é muito melhor, por que nunca vai te atrapalhar em nenhuma situação, por que vai estar tudo dentro do padrão. Mesmo o exposure control nem é lá uma boa idéia mesmo, por que é uma enganação, não tem nada de fisico ali apesar dos nomes, não existe ajuste de camera fisica em 3d.. ( pense em como absurdo seria isso se de fato tu pode brincar de deus e ajustar a luz.. hehehe ) Uma nota breve, o FG interpolation não controla o Radius do FG, usando ele o radius é controlado automaticamente, o interpolation só "junta os pontinhos". É provavel com 70% de chance que o seu problema com artefatos na iluminação esteja relacionado ao FG interpolation, e assim que você usar o Radius min e max p/ configurar seus problemas vão acabar e mesmo com uma configuração como Density 0,2 e 128 fg point apenas. Enfim, acho que é só isso mesmo. Abraço. (editado por eu mesmo, desculpem os erros gramaticais)
Legal o assunto desse tópico. esclareceu umas dúvidas minhas também, obrigado
pessoal desculpe a ignorancia (preciso comprar o curso do andre) mas q tal usar algum preset? mesmo q perca tempo mas pelo menos vai funciona neh?
Oi cesar, então, acho que esses presets só ajudam quem não entende nada mesmo de iluminação com FG.. por que quem entende vai saber que só com Radius que as coisas são 100% seguras e vai ter idéia de initiial FG density e FG points e nunca vai usar isso. Fato: É muito melhor aprender a usar o FG com eficiência do que confiar no interpolation e presets. Esses artefatos da imagem do nosso colega são fruto do uso do interpolation, isso ja prova tudo. Pois mesmo com configurações absurdas o interpolation na hr que tem q fazer cagada com teu trabalho vai fazer do mesmo jeito.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 531

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.