Bom se vc é iniciante, é bom usar o que pra nós é um velho papo... seria bom começar a usar renderizadores quando vc já tiver um conhecimento regular dos recursos do max. O vray (bom não sei se vc já sabe o que sào renderizadores) é um renderizador aparte do max, o max possui o scaline, que é o render nativo do programa, é agora mais recentemente comessou a vir com o mental ray que é um dos melhores renderizadores que existe. Mas tanto o vray quanto o mental ray ou qualquer um outro (pra max ainda existem outros como o brazil render, maxwell render, final render...) exige muito suor e estudo para se conseguir resultados bons, vc vai levar um bom tempo atë compreender e conseguir resultados legais com renderizadores. É exatamente por essa demora que a gente recomenda que primeiro se domine melhor os recursos do max primeiro.
Contrariando um pouco o que o Supermax sujerio quanto a como guardar os arquivos eu vou sugerir o seguinte, baseado nas tristes experiências que tive.
Primeiro, tenha sempre o seu hd particionado, e deixe a partição primária apenas para o sistema operacional e demais programas.
Na partição secundaria vc guarda todas as suas coisas.
Pq isso? Pelo simples fato de que o windows é uma porta aberta para virus. E pq hardware tb não é confiável principalmente se o que estiver no hd for windows, hahaha.
Pensa comigo. Se vc fizer como o supermax disse e usar as pastas do max para guardar as suas texturas, materiais e modelos vc pode correr o risco de perder tudo isso. Imagina se da um tilt no windows e o teu sistema simplesmente não iniciar mais! E ai a única solução é formatar e instalar tudo de novo. Resultado, além do trabalho de fazer isso vc ainda perdeu todas as suas coisas.
Sem falar que isso dificulta trabalhar em rede.
Meu concelho para todos é que criem uma pasta "biblioteca" (ou como quiserem chamar) na partição secundaria do disco e guardem lá tudo o que for de uso no trabalho. Eu costumo me organizar assim, tenho uma pasta chamada biblioteca e dentro outras pastas como, texturas, materiais, modelos... Dentro de texturas ainda criei outras subdivisões como madeira, tijolos, grama...
Isso facilita o acesso, organiza e o melhor de tudo, vc não corre o risco de perder ou de infectar com vírus. Isso é claro se vc não passar do disco primário nenhum arquivo infectado para o disco secundário.
Espero que as dicas ajudem.