Rig facial... vale a pena?

Por: merkel  

Em: 09/05/2008 12:51

Estou rigando o personagem pro meu curta e me deparei com essa questão... Comecei a implementar o rig facial e tive a impressão que um rig facial só facilita a animação se ele for completo e muito bem feito... do contrário, só vai dar dor de cabeça na hora de animar. Fiz um rig fácial básico, e o resultado não foi dos mais convincentes. Seria morph a melhor maneira custoxbeneficio pra uma boa animação facial? fica a pergunta.. pra quem quiser comentar. valeu!
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
Com o morph vc fica mais limitado, tem que prever antes todas as animações que vai precisar fazer para preparar os morph targets. Com rig facial não tem limitação, vc faz a animação que quiser na hora que quiser se o rig for completo, mas é bem mais difícil fazer um bom rig facial. Nos dois casos precisa respeitar o edge loop na malha pra deformar corretamente.
Mental Ray User
Concordo com o Gutao.
Particurlamente eu prefiro usar morpher para gerar animações faciais, pois tem umas vantagens, vc num vai precisar ficar repitindo um movimento na animação, pois vai ficar gravado o certo morph que vc criou, agora rig facial vc deve repitir um movimento, que no caso do morph num vai precisa ja taria pronto soh bastava mexer a barrinha pra movimentar, mas rig facial tem algumas vantagens tambem, por exemplo, é bem mais facil fazer um personagem beijando outro com riga facial hihihi fala se num é.. no morph ja seria bem complicado, pois vc teria que crriar varias sequencias hihih...é isso aew...
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Oi sk8erboy, você faz igual com Rig facial. Se você criar um controlador para cada parte do rosto, você moverá cada parte arrastando uma barra ou movendo um desenho 2D na viewport. Se usar um script igual o Posetool, dá pra gravar a posição destas "poses" e "chamar" com 1 clique de mouse.
Mental Ray User
acho q eh a mesma coisa q perguntar se bone eh melhor do q biped...depende da sua necessida e no q vc se adapta melhor... eu q to precisando criar vergonha na cara e aprender a fazer rig facil...aquele tuto q tem aki eh bom? abraço
Voce pode fazer um excelente Rig Facial com Morphs separando os morphs em movimentos musculares da face e da boca . Voce pode fazer os movimentos ( o, m, p ,s ) e depois de cada outro movimento muscular ( sorriso, sobrancelha,bico, palpebras superiores e inferiores) sendo que um pra cada lado do personagem. Depois que tiver com os morphs prontos pode liga-los em expressao a controladores externos em paineis montados por vc com a disposicao facial do personagem... OU entao fazer o mesmo painel customizado no Visual Script do Max ( Fica bem legal mas exige um nivel de conhecimento BEM maior pra executar) Eu fiz um Rig de uma personagem pra estudo.. Humildemente eu acho que ela está bem completa pro nivel publicitario aqui do Brasil. Em breve quando eu estiver com mais tempo eu tento postar um video aqui explicando mais ou menos a logica de funcionamento desse Rig com Morphs Sinceramente por experiencia propria eu nao recomendo o Rig Facial com Bones.. é uma tecnica que da bastante trabalho e tem um resultado mto rustico e complicado. De preferencia ao Morph e use os valores de morph positivos e os negativos tambem Espero ter ajudado
Outro detalhe.. sempre ligue os morphs a controladores externos pois fica mais facil de modificar a animaçao alem de voce poder gravar uma pose de keyframe ( personagem triste, alegre, etc) e salvar a animaçao .. depois vc pode dar Load Animation somente nos controladores dos morphs e eles vao automaticamente pra expressao que vc carregou ( isso é mto util e deixa a animaçao facial e o lip synk mto mais rapidos
Bom... Antes de mas nada se voce nao sabe o que fazer com a animação , nem rig facial nem morph vão resolver seu problema. Tanto para morph quando para rig facial , tem que conhecer bem a anatomia do cranio e seus principais musculos, saber onde estão, que forma tem e como se comportam em movimento. o rig facil baseado em bones, splines e etc, tende a ser mais complicado de implementar e mais complexo de animar, mas o controle é muiiitto maior. No 3dsmax eh complicado de fazer algo bom com rig facial, depende de uma gama enorme de conhecimento. Já com morph, vc chega mais rapido a bons resultados mas precisa saber quais morphs fazer para um lip sync por exemplo. A combinação desses morphs levam a muitas variações de expressões faciais. Se alguem tem duvida que essa tecnica fica bom entao veja o Davi Jones do piratas do caribe, eh tudo morph no rosto. A unca coisa no rosto que eh automatizado com bones são os tentáculos. Quando voce for pensar em lipsync , pense em fonemas, a gente quando fala nao fala cada letra nem cada silaba a forma da boca fica como os fonemas , então pensando assim vai precisar de bem menos target morphs. ihhh olha eu denovo escrevendo a bíblia...hehehee vou ficar poraqui. abraço !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717439.

Total de membros registrados: 143185

Últimos membros registrados: VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435.

Usuário(s) on-line na última hora: 479

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.