Simular sujeira

Por: Cristiano-CE  

Em: 14/05/2008 19:05

Primeiramente gostaria de dizer q é a primeira vez q posto este famoso fórum e espero fazer muita amizade. SOu um amante do 3D mas não trabalho ou me sustento com a arte. Sou servidor público municipal. Gosto de fazer cenas e me divertir, é uma terapia e fico horas à fio na frente do computador. Mas ainda tenho pouca experiencia se comparado a vcs. Os trabalhos e imagens q vcs postam são impressionantes, parabéns. Surgiu uma ideia de uma estrutura de metal e preciso q ela seja enferrujada, suja... e até mesmo em superfícies como plásticos e papel... eu gosto de (tentar) deixar as imagens fotorrealísticas pra qualquer um q ão conhece 3D nunca desconfiar q é tudo virtual. Alguem poderia me indicar um tutorial a respeito disto? De como sujar uma cena.... já vi o dyrt eyes mas gostaria de aprender com os mapas, na mão mesmo.... Aguardo respostas ok gente, um grande abraço a todos.
O melhor jeito de fazer sujeira é compondo com mapas procedurais. vc faz dois materiais, um do metal normal e outro do metal enferrujado, depois usa uma imagem preto e branco pra juntar os dois com o material blend. tem um tut aqui sobre isso: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14614
Mental Ray User
Tem um tuto de material sujo bem legal também, mas é complicadinho. dá uma busca por "material sujo".
Material procedural é muito bom, mas tem que saber usar e dá trabalho. Normalmente são usadas texturas. Ou vc edita uma pronta no Photoshop ou sai criando uma nova editando e mesclando texturas existentes, o que também dá trabalho mas é mais fácil de visualizar. Um abração
Faz com o Blend mesmo kra, e vc pode fazer suas próprias mascaras até no Paint...ehehhe....eu acho bem prático...vlw
tem esse tut aqui do grande Caio Lamas explicando como fazer no photoshop em pós: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=26402
não sei :S
Oi Cristiano, além da dica do magster sobre criar a sujeira na pós, você pode usar o mesmo recurso de Ambient Oclusion que eu explico no link para usar como mascara no Blend material, criando assim materiais completamente procedurais dependentes do AO, que vai fazer a sujeira ficar só nos cantos e bordas do material Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 844

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.