desenho 3d

Por: vitor santos  

Em: 17/05/2008 23:27

pra vc ser um bom modelador e animador 3d é necessario vc saber desenhar??
Eai vitor santos, bom não necessariamente mas é bom saber rabiscar pelo menos, vamos supor que você quer fazer uma cena grande com personagens fazendo varias coisas ao mesmo tempo e você não fara sozinho os outros precisam saber sua ideia ou pra você mesmo ter uma noção do que você quer fazer.
Thiago Bueno
Portfolio: http://thiagobueno.net
Tutoriais: http://tutorial.thiagobueno.net
vitor santos eu conheço grandes modeladores que nao sabem desenhar um boneco de palito, isso nao os impede de serem muito bons em modelagem. Agora todo bom ilustrador é bom modelador, por que isso ? Porque modelar em 3d eh desenhar (alias essa eh um das coisas mais polemicas que defendo). Modelar nada mais eh do que usar o mouse e desenhar todos os lados de um objeto, entao em vez de lapis vc tem o mouse e em vez do papel vc tem o monitor. Normalmente o ilustrador, que nao conheçe modelagem, quando incia seus estudos de modelagem, tem dificuldades com a ferramenta, mas uma vez resolvida essa deficiencia ele faz otimas ilustrações. Nao tem muito tempo , um ilsutrador conhecido meu (que nao sabe nada de 3d) modelou um rosto realista, ele me pediu pra fazer uma base, ele nem sabia o que era edgeloop , e pegou esse modelo entrou no z-brush e destruiu. Fez em algumas horas. Um tempo depois ele perguntou como eu tinha feito a cabeça base pra ele, entrei o 3dsmax e expliquei os principios de modelagem, hoje o cara modela melhor que a maioria das pessoas que eu conheço, e isso pq ele tem alguns meses de modelagem. Entao, para modelar bem eh bom saber desenhar bem. vlw !!!!
vcs esclarecem bem a minha duvida vlw pessoal
nao necessariamente... mas seria bom vc ter noção 3d dos objetos. um estudo de formas, sombras e iluminação seria bom!!
acho muito dificil vc criar uma cena legal sem uns rabiscos ou boas referencias...pelo menos pra mim eh assim
Para criar, planejar uma cena, principalmente uma animação, sim, é bom saber desenhar. Mas quando se trabalha em equipe, dependendo do que vc for fazer, dá pra se virar tranquilo sem desenho, principalmente porque alguém já fez os desenhos. Na minha opinião, desenho é sempre uma vantagem. Saber desenhar aumenta a sua percepção de espaço, volume e composição. Um abraço,
Eu acho que saber desenhar ajuda na parte da proporção e da noção das formas. Qualquer um pode aprender a modelar bem sem saber desenhar, mas quem sabe eu acho que tem mais facilidade
Doutor Ego
Cara.. isso é uma discussão e tanto. Eu acredito que "desenhar" talvez tenha nessa conversa um significado mais relativo. O computador é uma ferramenta bem recente e que "invadiu" praticamente todas as áreas e muito rapidamente. No caso em questão, ele possibilita a qualquer pessoa, que tenha um pouco de paciência para aprender a utilizá-lo claro, fazer desenhos, 3D virtuais, animações, pinturas e etc. Tipo, ao contrário de um desenho no papel, ou uma pintura num quadro, o cara não precisa do "talento". Calma, claro que as pessoas que têm mais talento se destacam mais, mas uma pessoa que não consegue sequer "fazer um boneco de palito" no papel, faz um personagem em 3D. Porque ele apenas não tem a destreza necessária para dominar o lápis, coisa que o computador não exige. No entanto, em ambos é necessário conhecimento sobre volumes, luz e sombra, proporção, etc. Quem tem esse conhecimento, mas não tem a destreza, ou o talento, e antes só imaginava, pois não conseguia "dominar" o lápis ou o pincel, agora pode transformar suas idéias em realidade facilmente, através do computador. O domínio em ambas as ferramentas, acrescido de uma boa dose de criatividade.. detona!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 844

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.