bump and displacement?

Por: William  

Em: 23/05/2008 11:56

ae pessoal eu tava um tempo sem mecher no max por causa dos estudos ....eu so queria saber pra que serve o bump e o displacement .eh so uma duvida quem puder tirar agradeceria vlw abracos a todos logo logo posto um trabalho que eu to fazendo vlw...........
William, O Displacement é uma forma de modelar através de uma imagem em tons de cinza ou através de mapas procedurais. Ele precisa que a malha tenha subdivisões suficientes para criar a geometria real desejada. Já o bump é uma ilusão de relevo. Também usa imagens em tons de cinza (Preto é o nível mais baixo e branco não há alteração), ou mapas procedurais. O que o bump faz é usar é mudar a posição das normais criando a ilusão de relevo. Como não cria geometria, não é em todas as situações que fica bom, mas é muito, muito mais leve que o Displacement. Mesmo quando se usa displacement, é comum usar bump também para simular relevos bem pequenos como poros da pele. Usar displacement pra isso chega a ser impraticável, pois teria que ter uma malha muito, muito densa. Mas faz o que o Rogério falou pra vc ver na prática como são usados. Um abração,
ae rogerio blz em eu vou procurar na secao de aprendizagem outras coisas em vlw brigadao lenadro semprea judando em :ae brigadao msm em leandro tirou minnha duvida no ato cara vc eh um amiado vlw abracos ae todos dah 3d1.......
Ai William, bump é um efeito 2D feito com sombreamento pra simular o relevo, não é de verdade, serve pra relevos pequenos e quando a câmera vê de frente, se ver paralelo ele fica liso. O displacement é um efeito 3D e deforma a malha de verdade na hora do render, cria o relevo de verdade, mas pesa mais no render
Doutor Ego
vlw marcola...
Ai William, se vc usa o mental ray ele tem um recurso muito feroz de displacement que nenhum outro render faz. Ele deixa vc modificar o displacement em Z com outro mapa. Tipo assim, quando vc coloca o displacement ele faz uma extrusão no objeto de acordo com as cores preto e branco como o Leandro disse. Ai se é branco fica alto e preto fica baixo, só dá pra fazer neste sentido, alto e baixo. Com o shader 3d displacement que vem no mental ray vc pode colocar outro mapa pra modificar a curva dele em Z. Ai na parte alta vc pode curvar o objeto deixando mais real em alguns casos tipo grama. usam muito displacement pra grama, mas os fios ficam duros e retos, com o 3d displacement vc faz eles curvarem e fica mais natural ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 905

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.