Zbrush ; Mentalray; Fotoshop iniciante

Por: lekorj  

Em: 23/05/2008 23:49

Bom galera so comple btamente noob , então vai mais algumas de minhas duvidas. Qual seria a finalidade do Zbrush mental ray , e o photoshop dentro da imagem ?? alguns conceitos eu já sei, mas não ficou completamente claro a finalidade de cada um pra min. Será que alguem com boa vontade poderia sanar minha duvida ? muito obrigado.
Ei Leko, é um monte de programa e confunde a cabeça de todo mundo, eu também me confundia no começo e ainda me confundo com uns novos que aparecem por ai. O Z-Brush é um soft de escultura digital, ele é usado pra fazer modelos super complexos, mas é difícil fazer o intercâmbio entre o Max e o Z-Brush. A Autodesk comprou recentemente o MudBox que é concorrente do Z-Brush, prometem integrar ele no max e no maya em breve, vamos ver se é verdade. Com o MudBox é mais fácil fazer o intercâmbio com o Max. Mas o Z-Brush é ferrado em pintura digital também e o Mudbox não pinta em 3D, só esculpe O PhotoShop é muito importante em qualquer lugar que trabalha com imagens. Sempre precisa do photoshop pra retoques, mas em 3D ele é importante pra tratar e pintar texturas. Não dá pra fazer um bom trabalho de texturização sem o PhotoShop, o Max não pinta texturas. O Mental Ray é o melhor render do mundo. Render é o programa que calcula os efeitos de luzes e materiais na cena pra criar a imagem realista. É o Mental Ray que torna a cena 3D uma imagem real. Ele vem integrado nos melhores programas de 3D do mundo, vem no Max, no Maya e no XSI. Também tem versões mais simplificadas no AutoCAD, Revit, Catia e vários outros por ai. Aqui no site tem vários tuts de Mental Ray, estão nessa página: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681
tb posso complementar essa o max é um programa muito complexo certo? e dentre tantas funções o numero de vertices deve ser limitado, o max se baseia nos vertices para calcular tudo, simulações, mapeamentos e etc.. entao n compensaria vc subdividir um modelo ao ponto de conseguir fazer uma verruga por ex, pq o peso que daria ao programa se comparado com o ganho visual q essa verruga fazia, n compensa..é ai q entra o sbrush e o normalmap. O zbrush é um programa criado SÒ para modelagem, nao tem simuladores nem particulas nem nada, entao vc pode subdividir o modelo em muitas vezes, com o modelo super dividido vc n vai criar seu monstro puchando vertice por vertice como no max, entao foi criado a modelagem com brush certo? vc modela como numa massa, depois de vc ciar seu modelo em baixa resolução no max, enviar pro zbrush e la subdividir muito e trabalhar, se vc trazer o modelo super dividido pro max ele trava, entao vc importa apenas o mapa de Normais, ou seja, a topologia do modelo no zbrush é projetada iluzoriamente com efeitos de luz e sombra na superficie do max ficando assim o modelo original com poucos poligonos mas com uma ilusão que é detalhado.. O mental ray ja é outra coisa, como o magster disse ele cuida da parte nao fisica do max, luzes, reflexoes de materiais e etc.. e o fotoshop serve para tudo, desde editar o mapa de cor do objeto ate definir um mapa grayscale pro mentalray falando em tons de cinza qual parte da topologia sera mais afetadao qual sera menos (branco e preto) espero ter ajudado abraços
Po brigadao ai magster e valdez , 100% agora ^^. Deu pra entender beeemm melhor a funcionalidade fo max e dos d+ programas, eu estava achando que era tudo feito no max, toda a parte de modelagem etc etc . Vlw ai galera por tira essa minha duvida .
Ai Leko, tudo é feito no Max mesmo, só o detalhamento da modelagem que é feita no Z-Brush. No Z-Brush vc pode fazer também a pintura se quiser. Mas o modelo básico é feito no max, a criação de materiais com as texturas que pintou no Z-Brush é feito no max, a setagem da iluminação e a renderização com o Mental Ray é feita dentro do Max

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 926

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.