Tecnica chamada texture baking

Por: welcomeall  

Em: 24/05/2008 21:51

Ola para todos, Gostaria de tentar esclareçer uma duvida sobre a tecnica descrita nesse tutorial abaixo: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_3/basketball_player/the_basketball_player01.asp chamada texture baking catei no google e nenhuma consegue esse final. Estava tentando fazer o mesmo q o tutorial descreve para os meus modelos pareçe mais simples do que pintar do nada com base só na malha! Alguem conheçe poderia explicar como funciona??? Valeu!
Oi welcomeall, Não sei se estou certo. Mas vamos lá. Essa técnica não impede que vc tenha que pintar a malha, ou seja, não exclui a criação de textura para o modelo. O baking é pra simular a luz no objeto. Ele passa a ter o efeito de volume da luz e sombra sem ter uma luz real no cenário. Nesse tutorial parece que ele faz o baking na mão, através do PS. O Max tem um utilitário chamado Render to Texture que faz o seguinte: vc aplica a textura no seu modelo, cria as luzes no cenário e o Render to Texture aplica na textura as informações da iluminação. Assim, vc não precisa criar o efeito da luz no PS. É bom pra jogo, pra carregar rápido já que luz e sombra em tempo real é mais pesado (não sou uma autoridade nesse assunto). Bom, me corrijam se eu estiver errado. Um abraço,
Beleza Leandro meu chara, Eu sei que a tecnica nao retira a criação da pintura na malha mais facilita e muito o trabalho que se tem no ps e é isso mesmo que eu quero! Uma duvida no que vc falou onde eu explico ao max que o render to texture que eu quero é a malha UVW e nao a cena??
Puxa, cara. Eu só li a respeito do Render to Texture. Nunca precisei usá-lo. Então, não conheço os detalhes. Dá uma olhada no Help do Max que deve ter algo bem explicado lá. Desculpe por não poder ajudá-lo. Mas vai aparecer alguém. Abração,
Ai welcomeall O bake não faz as texturas, ele embute as sombras e efeitos de luz na textura, mas a textura tem que estar pronta pra poder fazer isso. Eu acho que você tá confundindo o Unwrap com o Render to Texture, os dois usam o mesmo sistema de mapeamento. O Unwrap serve pra abrir a malha do objeto e ai vc leva pro photoshop pra pintar a textura. Com a textura pintada vc usa normal no modelo ou faz o bake, que só serve quando for usar o modelo em games ou passeios virtuais em maquete. Não serve para render realista. Em games não tem render, não dá pra calcular as sombras por exemplo, é ai que fazem o bake pra sombra ficar embutida na textura e parecer que foi calculada na hora. Se é um render realista não precisa disso, só precisa do unwrap pra abrir a malha e poder pintar no photoshop. As sombras e efeitos de luz serão calculados na hora do render.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 914

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.