Max vs Maya, dois programas nada compativeis.

Por: festamix  

Em: 02/06/2008 10:21

Bom dia pessoal. Bem meu conhecimento de 3d é um tanto pequeno. Mais bem como todos devem ter empregos e esse tipo de coisa sabem bem o que é ser obrigado a fazer alguma coisa. Estou tendo problemas no exportar um modelo do maya para o max. Tentei exportar como dxf mais ao chegar no max o modelo se destroi. Coisa que no maya está 100%. Isso quando o max não dá um erro e fecha pedindo para enviar os erros para autodesk. Ao importar arquivos IGS dá o mesmo problema. Algumas faces ficam pretas e no renderizar elas nem se quer aparece. Gostaria de saber alguma forma de não ter mais estes problemas. Estou disponibilizando um arquivo dxf que o problema das faces transparentes. http://www.graficatambosi.com.br/julian/RODA.dxf Desde já agradeço a todos.
Julian Silva - Web Design
Que eu saiba o formato de intercâmbio entre os dois é FBX. DXF é o pior formato 3D que existe. IGES é pra soft de CAD. Poderia tentar OBJ que é um formato dos dois softs também. Menos DXF e IGES
Mental Ray User
FBX ficou um pouco melhor. Mais ainda ele perde uma porrada de face ao importar. Obj, como posso fazer o maya exportar?
como perde uma porrada de faces? veja lá nas configurações se não tem algo errado!! as vezes temos que mudar algo! não é só clicar no objeto e exportar!! eu fiz um teste aki e veio normalmente tudo com 4 faces os poligonos!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Imaginei que pode ser as config. Mas como posso aprender a configurar a importação? Abaixo a imagem do arquivo fbx. Note as partes mais escurar, deveriam estar claras como as outras.
Oi Festamix, Realmente os melhores formatos para exportar de um para o outro é OBJ e FBX. Para habilitar o OBJ no Maya, vc deve habilitar o plugin dentro dele. Não tô com Maya nessa máquina aqui, então não vou conseguir te passar onde, no menu, está a janela de habilitação dos plugins. Se seu modelo no Maya for em NURBS, não sei se o OBJ vai funcionar, FBX não testei com NUBS. Se continuar dando problemas e seu objeto for NURBS, tente convertê-lo dentro do Maya para Polígono, antes de exportar. Um abraço,
ai pode ser problema de escala do objeto ele pode estar muito pequeno para o mundo 3d do max rsrs!! tenta aumentar o tamanho do objeto!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Eh, realmente está em NURBS, agora tenho que descobrir como converter. uhauahuah. Mais vou tentar também aumentar o objeto como o rogerio falou
Alterei o tamanho e nada... :?
Converta para poly No Maya menu > Modify > Convert > NURBS to Polygons [] (configure como quer pela hot box) Se for exportar como obj não esqueça de verificar > Window > Setting/Preferences > Plug-in Manager. e habilite > objExport.mll acredito que o obj vai "conversar" melhor que o fbx []s

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 727

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.