Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
woshngton   Guarulhos - SP - SP
dami   João Pessoa pb - AC
roob88   dourados-ms - MS
guarabana   Galicia, España

Portfólios Ver Mais

flovecchio   santos sp - AC
Juttahir   São Paulo - SP
dercole   Piraju-SP
Antonio   São Paulo - AC

!!! Casa SM !!!

Por: Alexandre  

Em: 11/01/2018 00:15

!!! Casa SM- Projeto autoral do nosso escritório Mesquita + Sousa Arquitetura, localizado no condomínio horizontal Atmosphera Eco, Campina Grande - Paraíba !!!

!!! A velha equação Revit + 3DS Max 2013 + Mental Ray + Photoshop + low RAM + muita burrice !!!

!!! Abraços a todos !!!
!!! Power MODE On !!!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!
 
Alexandre Leite: Oi Alexandre! Tudo bem? Não menospreze tanto assim os seus conhecimentos, você com certeza tem total competência para produzir ótimas imagens, não tem nada de burrice. Com certeza para produzir uma imagem de certa forma "boa" como essa, teve muito esforço, estudo e dedicação para finalizá-la e colocar o seu trabalho para "apreço" aqui no site 3d1.
 
Sua imagem está ficando bem legal, precisa ajustar algumas coisas, mas como você falou que tem pouca memória ram na sua máquina, pode criar objetos 3d com geometrias mais simples e usar o plugin "forest pack" pro 3ds Max em qualquer versão, que deixa a sua cena bem leve mesmo.
 
Acredite que mesmo com uma máquina limitada, já dá para fazer bastante coisa, pois vemos muitas cenas 3d boas pela net com artistas gráficos que não tem uma máquina tão boa ( processamento gráfico pesado ), mas que essas pesssoas tem muito conhecimento em C.G ( Computação Gráfica ) e com isso conseguem tirar o máximo de "proveito" em produzirem imagens foto realistas.
 
====================================================================
 
** Alguns comentários a cerca da sua imagem:
 
1.0- Procure utilizar futuramente outro renderizador que não seja o velho Mental Ray. A Nvidia acabou com o ótimo Mental Ray, porque não atualizou o renderizador há anos e o deixou agonizando até desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray vivo.
 
2.0- Você pode usar renderizadores mais modernos, como o V-Ray render, que atualmente é o renderizador mais usado do mundo para área de Arch Viz ( Architectural visualization ), pode usar o Corona render, que foi comprado pela Chaos Group recentemente. O Corona render também é um excelente renderizador, renderiza super rápido as cenas mas ficou um pouco de lado quanto as suas atualizações, desde que a Chaos Group o comprou.
 
Pode usar também o "Redshift", que atualmente é um dos renderizadores mais rápidos do mercado, pois ele usa a fusão da tecnologia GPU + CPU ao mesmo tempo, o que o torna muito mais rápido que os renderizadores que só usam ainda a tecnologia por CPU ( que é muito mais lenta ).
 
Porém o render "Redshift" tem uma desvantagem: quem não tem uma boa placa de vídeo com suporte a tecnologia CUDA ( NVidia )- nvcuda.dll, não consegue instalar ele na máquina, pois na hora de instalá-lo, aparece uma mensagem dizendo que o card driver é obsoleto ou incompatível com a tecnologia do render.
 
Então neste caso, uma boa saída e ótima opção para você, é ir de render V-Ray ( que é um ótimo renderizador ), muito rápido e veloz e que a ótima equipe da Chaos Group, o atualiza constantemente a cada nova versão com novas ferramentas.
 
3.0- Senti falta na sua cena de ambient occlusion, achei a iluminação global muito linear, com pouco contraste na sua cena 3d, as paredes lisas com bump e sem imperfeições, porque ficaram somente com uma cor no "diffuse".

Importante.: Comece a gerar suas texturas no "Substance painter" ou no designer e use também o ZBrush 4R 8.0 para incrementar ainda mais as suas texturas.
 
4.0- A grama ficou ótima, apesar que você poderia ter variado as cores do verde da grama ( desde o verde mais escuro passando por um mais claro ), e ter dado um "crop" na sua imagem, para cortar mais essa grama em 1a. plano. A vegetação pontiaguda ficou legal mas todas no mesmo tamanho e na mesma posição, o que denota falta de realismo.
 
5.0- O piso de bloco de concreto em primeiro plano, achei ele meio chapado e sem muitos detalhes, pra ficar logo em primeiro plano. Merecia um normal map melhor e um leve ( bem fraco ) "displacement" e uma variação de cores próximas as cores do concreto no seu piso.
 
6.0- Uma coisa muito importante em composições de cenas 3d que vejo muitos artistas gráficos esqueceram, é a "regra de terços" ( rule of thirds ), que nada mais é do que uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados técnicos e artísticos. 
 
Para utilizá-la com eficiência, deve-se dividir a fotografia em 9 quadrados, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos "pontos de cruzamento" o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.
 
OBS.: Geralmente o seu objeto de interesse fica em um dos cruzamentos de uma linha horizontal com vertical, ou fica dentro do quadrante de um dos 9 quadrados, principalmente os que ficam na posição central da imagem.
 
=====================================================================
 
De resto sua imagem está ficando bem legal. Tenta fazer os ajustes como te falei que você irá melhorar substancialmente seus trabalhos, ok?
 
Parabéns pelo empenho em estar sempre tentando produzir.
 
Abraços e boa sorte.
 
________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Bonito o projeto.
!!! Caracoles, acabo de ganhar um curso !!! laughing

!!! Obrigado pela resposta, e principalmente pela paciência Danilo, vou procurar te responder topificando aqui !!!

!!! Para a grama, realmente utilizei o Forest pack !!! Me quebra um galho danado, mas eu nunca vou muito além nele, apenas uso as geometrias pré-definidas, variando as distribuições e tamanhos !!!

!!! 1 e 2 - Esse foi um dos últimos renders no Mental !!! Nesse exato momento estou migrando para o Corona, produzindo um projeto para entrega !!! Tá meio divertido, e estou achando mais prático que o Mental Ray, para conseguir o resultado esperado !!!

!!! 3 - Eu renderizei o canal de Occlusion, mas acho que na composição no Ps, com baixo contraste e baixa sensibilidade artística, acabaram comendo esse resultado !!! frown !!! Vou dar uma lida nessa sua sugestão para as texturas !!! Nunca tinha considerado a possibilidade do ZBrush para isso !!!

!!! 4 - Como comentei anteriormente, vou tentar explorar mais um pouco o Forest Pack, porque até hoje, nem as texturas dele eu chego a mudar !!! Tudo default mesmo, alterando apenas as variações de tamanho para teeeeeeeentar dar um "tchan" !!! frown !!!

!!! 5 - Outra coisa que eu sempre peco...mando apenas um bump, e acho que tá resolvido !!! Vou considerar já essa sua indicação !!!

!!! 6 - Regras dos terços...essa sim tá me ajudando na atual produção, já no Corona !!! Realmente cria uma perspectiva e enquadramentos bem mais interessante, valorizando muito mais o resultado final !!! Vai ser obrigatório agora !!!

!!! No mais, muuuuuuuito obrigado pela aula meu amigo, para mim, foi de gigantesca valia !!! Pode ter certeza que explorarei cada sugestão, e quem sabe, as próximas imagens já vem mais evoluídas !!! 

!!! Grande abraço !!!
!!! Power MODE On !!!
!!! Obrigado Eber !!! Grande abraço !!!
!!! Power MODE On !!!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Alexandre Leite: oi Alexandre! Tudo bem? Quando for usar o Corona render, procure usar as versões 1.7 pra frente, como uma das mais novas versões até agora do Corona, a vs. 1.7.2 ( hotfix 2 ) para o 3ds Max.

A versão do Corona 1.60 ou a 1.6.1 /2 geralmente dá problemas ao instalar, se a pessoal não tiver as placas de vídeo com tecnologia CUDA ( NVidia ), sse card driver.

Como minhas duas placas de vídeo são da AMD e não tem ainda essa tecnologia de sse card driver, só consegui instalar o Corona vs. 1.7 ( 3ds Max 2017 ), ou o Corona vs. 1.7.2 (Hotfix 2 ) para o mesmo 3ds Max 2017.

OBS.: Para a texturização você pode usar o Mudbox ( Autodesk ), ou o ZBrush ( Pixologic ), pois o ZBrush é o software de escultura digital que virou padrão de mercado MUNDIAL. Mas para a parte de texturas "seamless" o "Substance painter" é atualmente o software mais usado do mundo pelos artistas gráficos mais exigentes com o realismo em suas próprias imagens.

=====================================================================

Futuramente mas não tão distante, vou comprar outra placa de vídeo pra mim da linha GTX da NVidia com tecnologia CUDA, para poder usar os renders mais modernos como o "Redshift", por exemplo, que exige GPU + CPU para renderizar toda a cena 3d.

Boa sorte e bons renders. Não esquece de postar as suas novas imagens com o render Corona aqui, para vermos como está a qualidade e o capricho do seu trabalho.

Abraços e sucesso!

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Muito bom!
Ficou bacana.
Que Deus seja louvado.
Ficou muito bom.
Ficou bom.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707512.

Total de membros registrados: 135171

Últimos membros registrados: efraym, Morales, scvzxcvzxcvxcvz, Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf.

Usuário(s) on-line na última hora: 631, sendo 14 membro(s) e 617 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gauchu, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, Morales, efraym, Alex Bastos , Eng Damasceno, Sergio1987, Willmitnick, scvzxcvzxcvxcvz, emersonforentin, Azulmodule, mastermax, TadeuB79.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.