Max vs Maya, dois programas nada compativeis.

Por: festamix  

Em: 02/06/2008 10:21

Kra tipow dá um erro, da uma olhada na imagem. Poxa, sei q estou sendo chato e tal, mais sou obrigado mesmo a dar um jeito nisso. Mês q vem comesso o curso na melies do Transmutação pra ver se aprendo algo e largo mão de ser burro. hahahah.
Julian Silva - Web Design
Se tá dando erro é a forma que vc modelou no Maya
Doutor Ego
Quando você exporta um objeto para o 3ds max e ele está em NURBS, é comum serem exportadas faces com a normal virada para o lado errado. Para exportar mesh entre os softwares, o melhor formato é o obj. Mas quando se trata de superfícies NURBS, minha recomendação é que você exporte como IGES. Esse problema das faces aparecerem pretas é justamente a face sendo olhada pelo lado onde não aparece a normal. E realmente, o 3ds max não renderiza naturalmente faces com a normal invertida. Você pode resolver isso de dois jeitos: 1. Gambiarra - é rápido e fácil. Aplica um material, e marque a caixa 2-sided dentro do material editor para o material aplicado, logo em cima, no rollout Shader Basic Parameters. 2. Jeito certo. Mais trabalhoso. Selecione o objeto e vá em seu sub-objeto Surface. Então, vc seleciona as faces com a normal voltada para o lado errado (no caso, aquelas que aparecem em preto na sua viewport), e marque ou desmarque a caixa flip normals, que a face irá ter sua normal virada para o lado certo. Terá de fazer isso face por face, infelizmente. Uma dica é que pelo wireframe você pode ver e selecionar mais facilmente as faces com a normal errada. Só precisa voltar depois para o Smooth+Shaded para verificar o resultado (F3 para alternar entre wire e shaded). É îsso! Testa aê!
Bixo, fala-se tudo. Tá aew. Bem tenho que agradecer a todos por terem me ajudado e terem aumentado meu conhecimento um pouco mais. Obrigado mesmo. Té a próxima.
Uma última coisa. No NURBS eu posso fazer inverter a face para arrumar o objeto. Tem como fazer o mesmo com Mesh ou Poly?
Sim. Tô sem Maya aqui agora, mas vc seleciona as faces e inverte as normais. Dá uma olhada nas opções de normais do Maya. Abraços,
Isso no max eu digo.
Seleciona as faces, vai no menu modify e clica no botão Flip. Outra forma de solucionar isso fácil e rápido é aplicando um material com a opção 2sided habilitada. Assim, o material é aplicado na frente e atrás das faces. Um abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 1010

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.