Dúvida --> Aplicar bitmap com alpha channel ?!?!?

Por: magal  

Em: 04/06/2008 11:55

Olá caros amigos :) Estou aqui com uma dúvida. Não estou a conseguir aplicar ao meu bitmap 512x512px o alpha channel. Nao encontrei nenhum tutorial aqui no tresd1.. se alguem me pudesse orientar agradeço. p.s. Já agora... a imagem que eu quero, são simplesmente umas letras chinesas em branco para aplicar numa maquete. O max não me escreve letras chinesas não sei também porque :( Abraço e bons trabalhos ;)
as letras vc aplica no difuse (com fundo e tudo) e no opacity vc defini onde aparece o onde eh transparente ou seja vc precisa de dois mapas no mesmo material abraço
ok vou tentar... obrigado
Já deu! Obrigado César ;) Tava mesmo a precisar disto!
se vc ñ por as fontes ñ rola, busca as fontes q vc gosta e instala, e pronto, vai escrever em chines,rsrs fiz isso com umas fontes de Hebraico q eu queria e p Max ñ tinha,rs Até.
ok era essa a minha alternativa... instalar fontes :) o que eu quero escrever é "tree of life" ou "árvore da vida" em chinês tradicional... tou a usar um bitmap porque no photoshop açeitou letras chinesas traduzidas no google :)...
Ai Magal, vc está certo de querer colocar o Alpha na mesma imagem, é bem melhor para trabalhar e não fica com dois arquivos. Pra fazer isso vc cria a imagem em preto e branco, deixando o fundo preto e as letras brancas. Depois vc seleciona ela, recorta com CTRL+C e cola no canal Alpha na aba Channels com CTRL+V Só isso!!! A imagem em preto e branco tem que ser grayscale, se não ele não vai deixar vc colar no canal Alpha. Vc converte em grayscale no Image>Mode>Grayscale Quando salvar a imagem, escolha TGA para poder guardar o Alpha junto. Se gravar em JPG vai perder o Alpha porque esse formato não aceita este canal Ai quando for usar no Max, vc coloca essa imagem no canal Opacity e marca as opções de Alpha que tem no menu do Bitmap, pra ele usar o canal Alpha em vez da cor e criar a transparência ;)
Poxa Magster, que dica legal! Assim não é preciso carregar dois bitmaps para cada objeto com mapa de opacidade... Mais uma pro meu caderninho ;)
Doe medula óssea! Doe vida!
:) obrigado ai pessoal. é verdade.. o .tga é o formato mais indicado. lembro-me que no 3g game studio para fazer as sprites (arvores, bancos, fumo, etc( usa-se sempre tga. brigado pelas dicas. este link vai para o meu caderninho também :)
caramba....dessa eu tb naum sabia....mas oq pode ser feito tb eh carregar o proprio psd...ai vc escolhe a layer de opacity pro canal opacity e assim por diante...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 1005

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.