Emissão de luz por toda sua área - MR

Por: Leandro  

Em: 08/06/2008 21:37

Pessoal, Eu gostaria de saber se existe algum shader pra luz que permita que uma luz area do MR e uma luz Fotométrica Area emita luz através de toda a sua área, semelhante às luzes próprias do Vray. Por exemplo, se eu escolher uma Photometric Free Area, ela tem um formato quadrado padrão, 100x100 editável. Esse formato será o formato que definirá a suavidade da sombra, mas a luz é emitida pontualmente, do centro. Eu gostaria que saísse luz de toda a área quadrada, como acontece com as luzes próprias do Vray. Existe shader pra isso? Grande abraçoe obrigado.
ola amigo bele nao entendi muito bem o q voce quer mas se for 1 especie de potal..tem sky portal da 1 olhada ai no q ele faz...eh logico tem q configurar..e logico atraves e shader da tambem..mas so pra ilustra eh mais ou menos isso?no czso ai ele ta no chao do tamanho do chao.
bom ate com 1 direct standart da ate com 1 spot comum da eh so configurar bom se for mais ou menos por ai o q voce quer nessa imagem ai o feixe de luz ta quadrsddinho acho q as imagens nao tao sendo enviadas mas eh isso ai...ou desculpa se nao for o que voce quer valeuu01.
Ai Leandro, eu acho que tem alguma coisa de errada ai, porque testei aqui e funcionou normalmente com a emissão da luz sendo feita por toda a área. Que max vc usa? Eu testei no Max 9. A primeira imagem é uma MR Area Omni cilindrica com o cilindro bem pequeno, formando quase uma luz pontual. A emissão fica parecendo de luz pontual. A segunda imagem é exatamente igual, mas eu aumentei a altura do cilindro pra ficar alto e fino. A iluminação ficou mais fraca porque a mesma quantidade de luz é emitida por uma área maior, mas veja na parede como a emissão respeitou a área cilindrica e formou uma faixa na parede do tamanho do cilindro. Na terceira imagem eu coloquei uma luz Photometric Free Area virada pra parede e deixei uma área bem pequena, formando quase uma luz pontual. Na quarta imagem eu só aumentei um lado da Free Area pra fazer um retângulo comprido e fino. Veja como a emissão acompanhou essa modificação na parede. O que aconteceu foi o mesmo da luz MR Area Omni, ficou mais leve a iluminação por causa da área maior. Mas respeitou a área da luz.
Blz, Magster. Engraçado, vou fazer outrso testes aqui. Uso o Max 9. Queria algo que funcionasse como o SkyPortal do Max2009, mas sendo luz mesmo. Mas beleza, fiz ontem a noite um teste rápido e não tinha rolado. De qualquer forma, vi que seu teste com forma cilíndrica funcionou. Vc chegou a testar com forma plana retangular? Pois esse é o que eu quero. Vou ver se posto umas imagens ainda hoje. Um abração,
cara com a organizada q derem no max 2009 tem uma photometric chamada "free" que engloba todas as antigas luzes do max e o formato tb pode ser escolhido ( o formato e ponto de emissão de luz) o skyportal tb pode aparecer no render o problema eh q na vdd ele como vc jah sabe naum eh uma luz e sim um catalizador do skylight...ou seja precisa de uma skylight pra funcionar.... abraço
Fiz uns testes. Tô usando uma Photometric Free Area retangular. Realmente ela emite luz em quase toda sua área, mas a concentração de luz é maior no centro. Eu queria que ela emitisse luz igualmente de toda sua área. Mas tudo bem. Oi Cesar, não fiz esse teste ainda com o Max2009, mas farei logo. Sobre o SkyPortal, sim, eu sei. Grande abraço a todos,
Coloca um Light Shader no menu do Mental Ray que tem em todas as luzes. Com ele você normaliza a emissão e faz o que quiser. Tem uns Shaders que já vem destravados no Max, tem alguns pra destravar como o MIB CIE. E tem ótimos Light Shaders de terceiros, pega os do Mega TK que são bons.
Doutor Ego
putz cara eh mesmo! o marcola me lembrou dessa fita do shader de luz!!! ve ai as duas imagens acima BEM LEMBRADO MARCOLA!!!! VLW!!!! abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 1007

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.