Duvida - Cube Mapping

Por: Caio Lamas  

Em: 15/06/2008 14:39

Salve meus amigos da 3d1, é o seguinte, vocês sabem que eu não pergunto nada aqui a não ser que eu tenha procurado em tudo que é canto de informação, pois é esse o caso, estou fazendo uma freela como environment artist p/ um game, daí que está, meus cube maps ( mapas usados p/ criar reflexo nos shaders e background ) estão ficando zicados e aparentemente o pessoal do departamento de arte não tem idéia de qual formato de cube map suportado pelo engine grafico padrão do Unreal Engine (pensa só que absurdo isso), eu não achei essa informação, e acabei ficando com mais uma dúvida, uma imagem de cube map de exemplo no engine vêm com um padrão estranho demais, é como o Nvidia horizontal strip, só que divide em duas faixas de 3 faces, uma em cima da outra ( em unidades de pixels verticais ), daí o desastre, não sei que diabo de formato é esse, aparentemente ninguem sabe.. então, alguém aí sabe? Se sim, sabe me informar se existe algum script p/ o 3ds max que renderize em tal formato de cube map? Se não, é possível pra mim modificar uma por uma, manualmente as imagens, mas vai ser um desgaste desnecessário. Obs: Qualquer outro formato não adianta em nada, somente este mesmo. Sei que essa é uma pergunta meio azeda de responder, mas taí, agradeço des de já a atenção. Abração.
Oi Caio, tem uns shaders de lentes pro Mental Ray que renderizam em cubic map, mas não sei se servem pra isso que você está querendo. Pega os shaders aqui na 3d1 e dá uma testada
Mental Ray User
=] Obrigado pela dica, mas eu ja tenho esses shaders aí, são muito bons mesmo, eu dei um jeito e ja me virei aqui. Abraço.
Oi Caio, tudo bem? O CubeMap não é uma coisa facil de se criar, mais posso explica um pouco que sei sobre isso. São 6 câmeras posicionadas no centro do objeto, e esses objeto tem que fica invisivel as seis, cada uma mirando para uma area de 90graus como se você um cubo, então você tem que fazer um render-to-texture dessas câmeras, depois vem a parte do mapeamento, mais isso dai é relativo de como você fez o seu CubeMap. Isso é só um resumo, na hora de fazer o seu é muito mais complicado do que eu estou explicando. Posso te passar algumas referencias que deve te ajudar bastate. Directx9 SDK http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=9216652f-51e0-402e-b7b5-feb68d00f298&displaylang=en Vale a pena conferir o SDK do Directx, explica tudo sobre o uso do CubeMapping com o Directx. Ogre3D www.ogre3d.org Apesar de ser meio dificil de instalar, tem ótimos exemplos nele, e sobre o CubeMapping também, alem de ser um engine grafica espetacular. Wiki 3D Game Studio http://www.coniserver.net/wiki/index.php/Main_Page Da um olhada no Wiki da 3D Game Studio, os conteudos dela são ótimos, e tem alguns manuscritos sobre o CubeMap também. Espero ter ajudado. Abraços
Jean Carlo Deconto / Sunag Entertainment http://www.sunag.com.br/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 745

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.