Cena teste mental ray ... caustics?

Por: edge  

Em: 15/06/2008 21:55

Está uma pequena cena q eu fiz raytracing+FG+ caustics mental ray 3:27 min Sei q não é o lugar apropriado mas... não consigo de jeito nenhum um caustic naquela água dentro do copo ou do vidro do vaso :oops: Devo configurar algo na luz? Estou usando physical sun e sky :oops:
Olá Edge, tudo blz ? Quando for utilizar o Caustic na cena, deve habilitar o efeito nas propriedades do objeto, clicando com o botão direito do mouse em cima do objeto»object properties»mentalray»Generate Caustic (habilitar essa opção, que por padrão, vem desabilitada). Se já tiver feito isto vai ter que estar conferindo as unidades da sua cena, pois o Mental Ray é muito "observador nesse ponto" então você primeiro tenta observar o multiplier do Caustic e seu raio. Espero ter ajudado.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Cara eu tentei aqui e nada :( Não irei desistir! Estou procurando tutoriais sobre isso na internet, conhece algum bom? Obrigado!
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Mexi mexi, depois de 2 horas brigando com o raytracing o melhor resultado q consegui foi esse aí. No vaso consegui um pouco de caustic mas na água por exemplo nada, eita coisinha difícil de entender :x
cara aqui no site an sessão de tutoriais tem um tuto bem legal de caustics dando uma piscina de exmplo abraço
Olá Edge! Experimenta mexer nas propriedades do material da água. Aumenta bastante o brilho. Aproveita e vai tbm na configuração do render e aumenta a intensidade dos caustics. Trabalha tbm no material desse seu copo, me parece q tá mto simples. Não tenho mta experiência, mas como eu confio nas simulações físicas do Mental Ray, pode ser tbm que o material do copo seja tão simples que não interage com os caustics produzidos pela água, afinal os fachos luminosos devem atravessar o copo. Aplica tbm um material tipo glass do mr ou um raytrace com transparência no copo, que aí sim o MR vai simular o caustics atravessando o copo. Dá uma mexida tbm na geometria, dá uma deformada na supercície para causar as distorções da luz. Ou senão, vc tbm pode causar as distorções de caustics com material bump. Aplica um noise na superfície da água que o MR tbm considera as distorções causadas pelo material bump para causar o "caos" na direção dos fachos luminosos, que é o efeito de caustics. Realmente, para iniciantes em MR, gerar caustics é algo que é difícil de primeira, principalmente c vc ñ se baseia em nenhum tutorial. Mas depois que vc pega os conceitos vc passa a simular caustics sem problemas! Abração!!!
Como o cesarfg disse, tem um monte de tuto de mr, muito interessantes, aprendi aqui da uma olhada la amigo...
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Oi Edge, tudo bem? Se vc quer mesmo aprender caustic com MR, te recomendo comprar o CD da 3D1 de MR, tem 3 vídeos todinhos em português explicando passo a passo todo o processo de caustic, vc não vai achar um tutorial tão detalhado e claro como esse. Alem do mais no CD tem 22 vídeos que te ensinam tudo sobre o MR, da uma olhada aqui no site que te fala sobre o conteúdo dos vídeos do CD neste link; http://www.tresd1.com.br/loja.php Abraço
Ai Edge, eu também recomento o CD do Mental Ray aqui da 3D1 cara, com 200 contos vc sai sabendo tudos os efeitos do Mental Ray, GI, FG, Caustics, Motion Blur, DOF, Volume, Volume Caustics e mais outros ai. Caustics é mais difícil mesmo, tem que saber bem GI antes de estudar Caustics. Vc sabe controlar bem os photons em GI ou só fez com FG? Ai fica difícil. Treina GI antes pra aprender a controlar os Photons, ai fica mais fácil de fazer Caustics. Porque depende de várias coisas, não depende só de ligar o Caustics lá na janela do Mental Ray. Depende principalmente do material, se não criou um material próprio pra fazer Caustics, não vai dar certo. Já dá pra ver que na sua cena está errado porque o padrão é não criar sombra transparente quando tem Caustics. Com sombra transparente já fica mais difícil de ver o efeito e na sua cena está com sombra transparente. Vê se um vaso pouco transparente como esse lanranja iria fazer uma sombra tão clara. O material está configurado errado. Estuda GI primeiro que vai ser melhor.
Mental Ray User
Não tenho muita certeza mas acho q encontrei o principal erro, colocava a cor apenas no canal diffuse deixando o de transparência em branco, por isso nunca refletia a cor do vidro (em vidro e espelhos diffuse é zero mesmo). Bom estou lendo muitos tutoriais pela net e com o tempo pego o jeito :-P Pelo menos no caso do vaso consegui +- oq eu queria. Danilo: Segui suas dicas amigo, principalmente na parte do bump, nem tinha me ligado nisso Gutao e esteban: Achei interessante a coleção de CDs, mas atualmente estou utilizando outro software, vlw pela dica. Bom é isso, estudar , estudar e estudar :-P

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 474

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.