GSR3D: cara a galera jah tah te ajudando bem mas percebi q vc estah confuso porem com coisas diferentes, vamos lah...
1 - o primeiro material de couro q vc estava fazendo não vai ficar realista somente com difuse e bump.....um bom material vai ter pelo menos o difuse, o bump, o specular e o glossines...
2 - os materiais do arch design são muiiiiiiito bons e ainda por cima otimizados para o mr obviamente jah q utiliza recursos exclusivos dele, no mini tutorial q eu escrevi e q te indicaram eu expliquei onde vão todos os mapas mas tem q ler cara, ali fica bom mesmo :)
3 - quanto ao mapeamento ai tem q estudar unwrap uvw pq nem sempre os mapeamentos padrão (box, cilinder e etc) vão funcionar bem, ou seja vai ter q abrir a malha e arrumar na mão mesmo...
4 - depois disso tudo q eu escrevi ainda tem 2 coisas IMPORTANTÍSSIMAS e q sem elas não fica realista, iluminação e renderização avançada....cara iluminação e muiiiiiiiiiiiiiiiiiito importante pq com ela vc vai ver o bump e glossiness em ação e com uma renderização avançada no mr vc vai ter efeitos de GI e FG uq vão contribuir muito pois eles vão fazer a iluminação da cena e dos objetos interagir com tudo....
enfim estudo um item de cada vez pq senão fica dificil cara
bons estudos e continue postando sua evolução nos trabalhos!!!
abraço