Composição de mapas procedurais não funcionam no bump!

Por: Danilo Carlos  

Em: 22/06/2008 18:15

O Marcola postou um trecho do Help do Max num outro tópico na parte de maquete falando que não pode trabalhar com coisas muito grandes ou muito pequenas, porque dá um monte de problema, até de inverter faces por causa do erro nos cálculos de float point. Tudo que for muito grande pra cena ou muito pequeno, dá problema. Mas o seu problema ai é outro, eu baixei o arquivo novo e testei, foi só variar um pouco a cor dos mapas Noise que funcionou. A sua técnica de composição é muito estranha, por isso que não está dando certo. O Bump trabalha com a variação dos tons, se coloca um Noise todo preto num slot é o mesmo que não colocar nada. Se tivesse colocado uma imagem preta dava na mesma. Quando eu variei um pouco o tom apareceu o bump.
Mental Ray User
Eu também não entendi esse jeito de compor, porque ai nem precisa do noise e de nenhum mapa procedural. Só no final onde tem variação de cor, no resto é tudo mapa preto e mapa branco sem variação, poderia usar imagens branco puro e preto puro. Por isso que não estava criando relevo, mas o negócio da escala também é importante e dá problemas sérios, apesar de não ter sido o motivo desse erro como disse o gutão.
Consegui! Agora vou ficar esperto..., o mask no noise trabalha igual ao alpha do tiff. Não basta somente formar a imagem através do efeito de máscara, mas também é preciso trabalhar a imagem onde o 3ds max vai atuar com o efeito. Espero não ter mais problemas desse tipo. Estava meio confuso porque o mapa de jeito que está no meu arquivo funciona bem no difuse e no displace, com o tal do contraste, apesar de o mapa ser uma imagem branca pura (o efeito é feito pelo que a másecara esconde). Obrigado!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 772

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.