Composição de mapas procedurais não funcionam no bump!

Por: Danilo Carlos  

Em: 22/06/2008 18:15

não minha duvida naum eh essa....ateh pq resultado final soh no render mesmo... oq eu quiz dizer eh em q escala o max dah o exemplo no material editor?
O mapa procedural é calculado na hora do render e depende do tamanho. Quando ele é renderizado no material editor, é de um tamanho, quando ele é renderizado para mostrar nas views, é de outro tamanho, e quando vai ser renderizado na imagem é de outro tramanho. Pra ver se está certo tem que renderizar, não tem jeito
Pessoal, revejam antes de acharem realmente que o problema é o tamanho da esfera. Não é um problema tão simples assim. Simplesmente não funciona mesmo. Vocês puderam ver que a esfera está em um tamanho mto grande. Mas vocês por acaso verificaram o tamanho dos mapas procedurais? Eles também estão acompanhando o tamanho da esfera. Qualquer coisa, é só vocês diminuírem o tamanho da esfera e dos mapas noise em 100 vezes e vocês verão que a cena continua não funcionando. E em relação aquela pergunta do cesarfg, acho que ainda não entenderam a pergunta dele. Pelo que eu entendi, ele quer saber se ele pode mudar o tamanho do display do mapa no material editor, sem mexer nos mapas. No caso, a resposta é positivo. Agora eu pude verificar que abrindo meu arquivo em um max instalado em outro computador, o sample size fica no tamanho da configurãção dentro deste max. Para vocês poderem visualizar melhor meu mapa, basta ir nas opções do material e aumentar o sample size para 4000, e vocês verão meu mapa de uma forma bem definida.
cara na vdd a minha pergunta foi a q o magster respondeu mesmo...e pra falar a vdd fiquei meio confuso cara, quando tiver um tempinho livre vou fazer uns testes pq eu acho q existe um tamanho em comum entre o material editor e a viewport do max....soh temos q achar ele... vou baixar seu arquivo pra testar cara...depois te falo abraço
Pra quem trabalha em uma escala como 1u = 1cm, tem que diminuir o SIZE do Nois(por exemplo) para algo como 0,01. Abraço
O que eu tava falando de tamanho é por isso, quando muda a escala do max nada dá certo, A regra número 1 é nunca mudar o que vem de padrão no Customize>Units Setup>System Units Setup. Se quer trocar de unidades é no Display do Customize>Units Setup. Quando muda lá no System, não é só os mapas procedurais que ficam estranhos e dão problemas com valores, tudo fica estranho, dá problema com um monte de coisa. Acho que deveriam tirar isso do Max pra deixar travado no padrão e ninguém poder mexer. Muita gente mexe e boa parte dos problemas é por causa disso.
Bom dia. Sei que é tentador achar que o problema é a escala. Mas não é. Para acabar com esse insistência, estou mandando um link com um novo arquivo, desta vez com uma escala decente. E nem é uma readaptação do arquivo antigo, foi feito td de novo para evitar o "viés de erro" do arquivo antigo. http://www.4shared.com/file/52673040/9c25c8df/csharsc.html Agora quero ver vocês culparem a escala! Se fosse um problema de escala esse meu problema não seria um desafio! E vale aquela história: eu poderia usar o render to texture ou um render map para transformar o procedural em bitmap, mas dessa forma eu perderia a possibilidade de reajustar o mapa de forma interativa. Também poderia usar esse mapa no displace, mas aí haveria o problema do tempo de render e do uso da memória. E aí? Já que não é a escala, então é o que?
Relendo os tópicos, vi da dica do Marcola, falando do Shader Mix. Nunca vi esse material no 3ds max. Mas pode ser algo muito interessante. Onde eu encontro esse Shader Mix? Preciso habilitá-lo? Abração!
magster: cara vc flw tudo, eu penei pra descobrir isso cara, mas somente quando fui mecher com maquetes eu percebi a real importancia disso pq senão a iluminação naum dava certo. o correto eh deixar a units em inch mesmo e no display deixar oq vc achar melhor...mas se mecher no inch pra qualquer outra coisa ai borra.....
Ninguém teve problemas? E o meu arquivo na escala decente? Vocês pegaram? Renderizaram? Funcionou?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 767

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.