Composição de mapas procedurais não funcionam no bump!

Por: Danilo Carlos  

Em: 22/06/2008 18:15

Boa tarde pessoal!!! Se trata da segunda vez que me acontece isso. Aí gostaria que vocês me dissessem se há algum truque para que composições de mapas procedurais funcionam em bump. Para ilustrar, ponho uma imagem para mostrar como ficou minha composição final. Para quem sentir dificuldade de entender, saibda que a essência do mapa é a composição de três mapas noises, um em cima do outro, com diferentes tamanho para dar uma "randomizada" na aparência do meu mapa: Essa é a árvore da composição. E esse é meu resultado. É isso que quero pôr no bump do meu material. Mas ele simplesmente não funciona. Testes anteriores mostram que o bump parece entender apenas o que está no "primeiro nível" da composição. Como o mapa composite é o meu primeiro nível e não produz nenhum efeito, então o resultado final na minha renderização é nulo. Eu sei. Para resolver isso eu tenho a alternativa de usar um render to texture ou um render map. Mas inicialmente vou partir do pressuposto de que vocês já sabem desse problema e já saibam o "truque" para resolver, já que recorrer a qualquer uma das alternativas que falei fazem com que eu perca a possibilidade de fazer modificações no mapa. Abração!
Eu testei aqui agora colocando o Composite com Noise e Mask, usei um celular e um outro noise no mask. Funcionou todos juntos no bump sem problema. Testei no material standard e no arch&design do mental ray, em qual vc testou? testei usando o mental ray como render
Realmente, é uma grande surpresa você dizer que ococrreu tudo certo. Também usei o material standard e renderizaei pelo Mental Ray. Tem esse arquivo meu que não está funcionando..., vc pd baixar. É uma esfera com o dito material aplicado... http://www.4shared.com/file/52368836/8eb89597/cshar.html C ñ for incômodo, vc pode testar e ver. É 3ds max 2008 Abração!
Eu acho que depende do mapa e da forma que fez a composição. Tem mapas que não trabalham bem em composição no Bump, o Tile é o pior. Mas o Noise funciona bem. Vou ver seu arquivo também
Mental Ray User
Hummmm, será que o problema é o mapa mask? Em testes anteriores, na verdade, o problema foi com este mapa.
Pode ser o mask. Vc usa o mental ray? Se usar, faz com o shader mix 8 layers Esse shader é bom pra misturar mapas para displacement, deve servir bem pra bump. Olha a parte de shaders aqui na 3d1 que tem uns pra fazer essa mixagem
Doutor Ego
Falai cara. Bom baixei tua cena é o seguinte. Ta enorme tua esfera, ela ta com 5000 de radius, se fizer com 5 até o bump vai ficar bom, mas isso vai se relativo a luz que usar tu ja deve saber que o bump criaapenas um efeito de sombra, dependendo do amgulo da luz vai fica feio, vai ter que usar displacement ou outro recurso do que tu ja mencionou. Abraços
O Grasiano matou a charada, tudo depende da escala pra funcionar certo no max. Sempre que tiver um objeto grande demais ou pequeno demais vai ter problema. Seja com mapas procedurais, luzes, raytrace, dá um monte de problema. Tem que lembrar outro detalhe importante, o que vê no preview do mapa procedural não é o mesmo que aparece no render, o tamanho é diferente no preview do material editor, na viewport e no render. Tem que renderizar pra ver como tá e ai modificar os valores pra diminuir ou aumentar
pessoal aproveitando o assunto, tem como saber qual eh o tamanho (real na escala) do exemplo q aparece no material editor? por exemplo, pra esfera ficar exatamente igual a do material editor (sem ter q ajustar o tamanho dos mapas como foi dito) tenho q criar uma esfera com qual raio? abraço
cesarfg acho que isso sempre vai ter diferenças, de tamanho escala e tudo mais, voce pode usar o rendition (se não me engano é este o nome) que renderiza em tempo real, não tem tanta qualidade mas ja fica bem proximo do resultado final. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 323

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.