Duvida AnimaÇÃo Cabelo Lowpoly de Uma Forma Dinamica

Por: Blackviking  

Em: 24/06/2008 09:33

Olá a todos este é meu primeiro post, apesar de acompanhar a tresd1 ao um tempo que é para mim um dos melhores sites com informações sobre o mundo 3d do Brasil. Pois vamos a minha duvida, a base dela seria animar cabelos estilo do resident evil 4 um cabelo lowpoly que anima de acordo com os movimentos do personagem: Alguém sabe alguma técnica legal para animar cabelos em lowpoly de uma forma que ele seja dinâmico ou seja interaja com gravidade e vento e não atravesse a malha do personagem? Como sei que animar dinamicamente pode ser pesado queria saber também como animar cabelos lowpoly manualmente que seria melhor bones ou deformar a malha ou outra coisa ? Desde já agradeço. :D
Ai Black, seja bem vindo aqui cara, vai fazer gandes amigos e aprender com a moçada do fórum A sua idéia de animar o cabelo em lowpoly é a melhor na minha opnião. Tem o hair and fur do max, mas eu acho que ainda é melhor animar em lowpoly com planes e mapas de opacidade. Teve um making of que saiu umas semans atrás aqui na 3d1 mostrando um personagem com essa técnica e fica muito bom. Olha o link: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_3/making_of_female_zombie/female_zombie01.asp Vc tem que criar planes no lugar dos cabelos e aplicar textura de cabelo feita no Photoshop com mapa de opacidade. Neste link que te mandei tem até as texturas de exemplo pra vc usar. Pra animar vc transforma estes planes do cabelo em Cloth com o modify cloth do Max. Prende as pontas deles na cabeça e depois da animação do personagem, vc deixa o cloth calcular a animação do cabelo. Não é tão demorado assim, dá pra fazer medo. Tem outro tut ótimo aqui no site mostrando como fazer vários tipos de cabelo com essa técnica. Fica neste link: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34221
Doutor Ego
VALEW MARCOLA ! :D Tirou varias duvidas minhas. Obrigado cara!
Só mais uma que apareceu agora quando eu usei o Cloth em algumas partes o cabelo entrou na malha do personagem o que eu faço para contornar isso?
Oi Black, vc tem que colocar o corpo como objeto de colisão do cloth, fica lá no cloth properties. Mas vai ficar pesado colocar o corpo todo, o normal é fazer uma cópia em lowpoly só pra usar na colisão. Fica mais leve e mais rápido pra calcular
Doutor Ego
Tira uma cópia da cabeça até a altura dos ombros, onde pega o cabelo. Ai vc linca essa parte com o bone da cabeça. Usa esse objeto como colisão. Eu vi um tut sobre isso em algum lugar mas não achei pra te passar. Se encontrar posto aqui.
Olá valew marcola e magster já me deram ótimas idéias fiz um teste esse aqui : http://www.youtube.com/watch?v=FMPispBitJE Acho que tou indo no caminho graças a vcs obrigado!
Tá no caminho certo mesmo black, ficou legal. Tenta rechear mais o cabelo. Uma forma de facilitar é fazer uma camada, simular com o cloth, depois de simulado transforma essa camada em objeto de colisão e cria outra camada em cima pra simular com o cloth.
Doutor Ego
RERE valew Marcola! Fiz um teste maior depois eu posto aqui. Infelizmente já renderizei e dei uma editada, e não vai dar para usar essa dica nele porque coloquei uns efeitos no after ,ia dá um trabalhão refazer como é só um teste passa. Sua dica vai ser muito util e nos próximos testes eu já vou usar. Valew irmão!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 325

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.