Como "recortar" uma imagem no 3D Max?

Por: Jorpaes  

Em: 03/07/2008 00:15

Olá amigos, Procurei pelo fórum alguma mensagem para ajudar na minha dúvida, então lá vai. Gostaria de retirar o fundo da imagem após o render, ou seja, renderizaria com o chão mas após salvar a imagem (qual formato?) poderia manter só o objeto e a sombra sem o chão. Tentei com TGA e TIF mas não obtive sucesso, existe essa possiblidade? Segue o exemplo de uma imagem que fiz, o fundo branco eu gostaria de retirar no Photoshop mas não consigo. Existe essa possibilidade? Em qual render?
Abraços, Jorpaes
Eai Jorpaes cara como você quer fazer não da mais recorta no photoshop
Thiago Bueno
Portfolio: http://thiagobueno.net
Tutoriais: http://tutorial.thiagobueno.net
Tenta assim colega... Faça uma maravilhosa cena :-P com uma chaleira e um plane embaixo dela para receber a sombra. selecione o plane, abra o material editor, selecione um slot e vá embaixo em get meterial, ao abrir a outra janela escolha matte shadow e aplique no slot. Aplique esse material no plane. Claro que tu deve ter uma fonte luminosa para projetar sombra sobre o plane. Renderize com preto no environment. Salve com TGA 32 bits. pronto, ao abrir no photoshop vai estar só a chaleira e sua sombra, com o fundo transparente. Eu fiz aqui e funcionou. Abraço
Desculpe, eu coloquei a chaleira em tga no sobre um fundo no corel e ficou recortadinho beleza. Ele tem o fundo alpha, não sei como se comporta no photoshop. De repente alguém aí complementa. Depende do que fará, monte num programa vetorial.
Pra fazer isso vc tem que colocar um material matte/shadow no piso como o Byboca disse. Tem outras formas de fazer se não quiser a sombra junto, ai vc renderiza só o teapot no fundo preto e salva como TGA 32 bits, fica recortado em softs de composição, no PhotoShop tem que selecionar o canal Alpha na aba Channels e deletar pra ficar transparente nele. Vê esse tut que explica o matte/shadow, funciona no scanline e mental ray: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15258
Valeu byboca, era isso mesmo que eu queria, esqueci-me completamente do matte/shadow. Segue alguns testes que fiz. No Scanline funcionou perfeitamente usando o formato TGA. No Brasil (exemplos de baixo) o TGA não recortou bem além de deixar a sombra esbranquiçada (O erro foi meu? Onde?) Salvei em TIF (embaixo a direita) e funcionou perfeitamente. Não consegui fazer com que funcionasse no Vray, no Mental não testei. Magster, sem o fundo eu já sabia só não estava conseguindo fazer junto com a sombra, como expliquei, esqueci do matte/shadow. Agradeço a atenção dos amigos.
Abraços, Jorpaes
Olá amigos, De volta mas agora sem dúvidas. Fiz o teste que faltava no Mental Ray, algo bem básico mesmo e funcionou perfeitamente, aliás achei (e gostei) o formato TIF melhor do que o TGA (vá entender). Menos serrilhado nas bordas e manteve a sobra mais "uniforme". Agora a minha dúvida (enganei, tenho dúvida sim) é a sobra no MR. Qualquer tipo de sombra colocada na luz (usei uma simples omni) e sempre fica da mesma forma. Mais dura não tem uma esfumaçamento. O que poderia ser? Segue exemplo abaixo:
Abraços, Jorpaes
Olá Bro O raio é que no photoshop o meu canal alfa e a chaleira fica tudo preto e não fica transparente se eu arrasto o desenho sobre outro fundo, se um brother tiver alguma idéia do que acontece... tenho o CS2. No corel fica uma beleza, ele reconhece o canal alfa e fica perfeitinho, recortadinho e com sombra suave. Agora o seu problema. Para conseguir uma sombra suave tu tentas colocar uma photométrica free área, por exemplo, aumenta o tamanho dela nos parâmetros e usa sombra ray traced. Ou usa uma luz mr área. Dá certo. Se usar uma omni comum e sombra ray traced fica seca mesmo. Abraço
Ai Byboca, a mesma imagem que aparece com o alpha certo no Corel não aparece no PhotoShop? Se for isso é bem estranho cara, porque eu uso o CS2 aqui também e funciona direito. Mas no PhotoShop o TGA não chega recortado como em outros softs. Tem que selecionar o canal Alpha com o ALT apertado, voltar para a aba Layers, selecionar o RGB e teclar Delete. Ai ele deleta o fundo e fica transparente.
Doutor Ego
Olá byboca, Fiz um exemplo rápido aqui pra você entender. Veja a janela Layers e Channels. Em layers faça: 2 cliques no background para "destravar" o layer, com isso você pode trocar a cor mais fácil ou apagar o fundo. Eu prefiro eliminar o fundo original e colocar a cor nova, ou deixar sem cor nenhuma, para o formato PNG é perfeito. Em channels faça: Control+clique no Alpha 1 para criar a seleção do Alpha 1. Agora volte em layers e termine o trabalho pois o resto você já sabe. Comigo funcionou, com você também vai funcionar.
Abraços, Jorpaes

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143182

Últimos membros registrados: JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545.

Usuário(s) on-line na última hora: 460

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.