Como deixar um modelo mais leve?

Por: dalljalminha  

Em: 24/07/2008 15:56

Bom galera... a algum tempo, terminei um 350Z... que foi meu primeiro projeto finalizado no 3D MAX. Um grande problema que enfrentei ao finalizar o carro e juntar todas as peças, foi que o modelo ficou muito pesado. Considero meu computador bom...! Eh um X2 5000+ com uma 8800GTS e 2GB DDR2 Platinum da OCZ. Sei que essa minha VGA eh feita para jogos e naum para trabalhos... mas não é possível que ela não aguente satisfatoriamente um único modelo de carro. Estou disponibilizando o modelo do carro aqui no forum mas, vejam bem, como foi meu primeiro projeto, ele tem vários erros de modelagem... nada visível para fotos... mas quem faz sabe os erros que tem. Foi feito no MAX 8... e na época utilizei o Brazil Render, pq aparentemente era mais facil, entaum naum estranhem se boa parte das texturas ficarem pretas. =) Vou passar o link que está na parte de colaborações. Ta ai: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=286184#286184 Gostaria de saber como deixar o modelo mais leve para que possa trabalhar melhor e quem sabe adicionar mais carros a cena. Valew
Work hard...
get rich
Ai dalljalminha, valeu pelo modelo, vou baixar pra ver. Mas a otimização é feita na modelagem cada, tem que modelar gastando só o necessário. Se exagerar nos polígonos em lugares que não precisa ou que não aparece, o modelo fica super pesado mesmo. O trabalho na viewport depende só da placa de vídeo, se a placa for boa aguenta bastante polígonos, mas chega uma hora que fica lento mesmo, ai tem que colocar objetos com Display As Box pra trabalhar melhor. No Render o que manda é memória e processador, se está demorando no render pode ser configs de luzes, materiais ou do próprio render. Uma forma de otimizar os objetos para reduzir o número de polígonos é aplicando o modificador Multires. Tem o Optimize também, mas ele não preserva o mapeamento do objeto depois de otimizar.
Doutor Ego
"marcola" disse: Ai dalljalminha, valeu pelo modelo, vou baixar pra ver. Mas a otimização é feita na modelagem cada, tem que modelar gastando só o necessário. Se exagerar nos polígonos em lugares que não precisa ou que não aparece, o modelo fica super pesado mesmo. O trabalho na viewport depende só da placa de vídeo, se a placa for boa aguenta bastante polígonos, mas chega uma hora que fica lento mesmo, ai tem que colocar objetos com Display As Box pra trabalhar melhor. No Render o que manda é memória e processador, se está demorando no render pode ser configs de luzes, materiais ou do próprio render. Uma forma de otimizar os objetos para reduzir o número de polígonos é aplicando o modificador Multires. Tem o Optimize também, mas ele não preserva o mapeamento do objeto depois de otimizar.
Blz marcola...! Eh que a gente sempre encontra dificuldade com carros que tem muitas curvas, além do que, nesse modelo eu num usei texturas pra luzes nem nada...! Tudo foi modelado. Acho que por isso ele ficou taum pesado. As rodas tb... ficaram incrivelmente pesadas, ao meu ver.
Work hard...
get rich
entao rapaz ... eh o que o marcola disse ... vc tem de modelar o carro e atehmesmo qualquer outra coisa usando o minimo possivel de poligonos ... e na hora de arredondar usar o meshsmooth mesmo ... vc tem de conciliar os 2 ... kra eh dificil mesmo ... so com treino vc consegue isso bem ... vlw abs
Olá, eu uso várias ferramentas para deixar o modelo mais leve nas viewports: 1 - Isolar a seleção do objeto que estou modelando no momento. Ex: Se estou modelando a porta de um carro e quero alterar apenas a geometria da maçaneta, eu seleciono a maçaneta e clico em "Isolate Selection" // Tools menu > Isolate Selection (Alt + Q). 2 - Esconder os polígonos de uma parte da geometría. Ex: Depois de isolar a maçaneta, eu seleciono os polígonos que não vou alterar no momento e clico em "Hide Selected" dentro do "Edit Geometry rollout". 3 - Deixar o modificador "Meshsmooth" com o valor da interação menor na viewport que render. Ex: No menú "Subdivision Amount rollout" eu deixo o "Interations" do "Render Values" em 2 e o "Interations" padrão do modificador em 1. 4 - Como o marcola disse, usar o modificador "Optimize" e deixar ele ativo apenas nas viewports. Ex: Aplico o "Optimize" nos objetos que quero e clico com o botão direito na "lâmpada" ao lado do modificador no "Modifier stack" e seleciono a opção "Off in Renderer". Agora pra pesar menos no render tem um ótimo tutorial do Neil Blevins http://www.neilblevins.com/cg_education/reducing_memory/reducing_memory.htm Abraços! _____________________ Juan Marcelo
Blz... vou fazer uns testes aqui e depois posto resultados...
Work hard...
get rich
juanmas, em vez de vc usar o meshsmoth usa o turbosmosh, eh mais leve. antes de qualquer de qualquer coisa salvai uma copia do seu modelo. pegue cada peça do carro e cria um modificador Xform e collapse eles, se possivel deixe tudo com edit mesh , fica leve porque o edit poly quarda um cache de modificações. tem usar istancia em objetos iguais, cuida tbm com o tamanho das texturas, qua vc for manipular seu modelo deixa o menu de materiais fechado. desliga o autosave. Depois disso tudo , salva o arquivo e faz um merge pra um novo vazio, isso vai tirar do max a procura de texturas que o projeto nao usa mais. Tem um topico aqui que fala sobre consumo de memoria, vai te ajudar muito. vlw !
Beleza thunndro, valew pela dica :joiae:

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712820.

Total de membros registrados: 140062

Últimos membros registrados: gguilherme, Riva Moreira, MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98, italorafaelgomes.

Usuário(s) on-line na última hora: 395

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.