Pergunta Besta - Iniciante!

Por: Dhiego  

Em: 28/07/2008 18:52

Bom galera, estou comecando usar o 3d max agora, eu gosto muito de desenhar no papel mas sempre tive vontade mesmo de mexer com esse programa. Entao comecei mexer nele faz umas 2 semanas +- e to com algumas duvidas aqui em relacao a textura eu ja me achei eheheh eu baxei o Vray e alguns materias prontos entao isso eu ja aprendi usar e criar os meus proprios!! Eu tenho duvida em criação de ambiente e iluminacao Se eu quero fazer uma sala por exemplo, o que eu preciso fazer? Tipo uma Caixa Gigante e por os itens dentro dela? qual medida vcs costumam usar pra essa caixa? A minha duvida eh essa, o tamanho que precisa ser esse objeto e como posicionar a camera la dentro pra pegar uma area boa Vcs usam aquela camera Target pra isso?
bom vamos comecar pelo começo ... bom tipo eu prefiro muito mais o mental ray do q o vray e ele tmb eh considerado o melhor ... quanto a ambiente tem gente que gosta de usar medidas no max fazer tudo na medida certa por exemplo eu ... mais tem gente que usa o zoiometro depende de cada um ... eu por exemplo uso medidas em metros pq axo melhor ... meu zoiometro eh pessimo ... mais blz ... bom para vc comecar a entender o sistema de iluminacao dah uma olhada nos tuto da seção de tutoriais do 3d1 ... a iluminacao depende de cada cena ... tem cenas que dah para fazer um box tem cenas que nao ... mais vc vai entender ... bom quanto a tamanho nao existe um certo ... tipo para cena interna eh bom fexar a cena pode fazer um box envota dela ... mais quanto maior o box maior a quantidade de light e força de luz ... mais se tipo vc for fazer uma cena de uma sala ... vc analiza as luzes que tem no ambiente ... tipo luz do teto ... abajur ... luz de janela ... mais isso depende da cena que vc for montar ... mais segue os tutoriais que vc vai se dar bem ... qualquer duvida pergunta ... e bem vindo ao mundo 3d ... hehehehehehehheh... vlw abs
Eu assino em baixo do que o hallowenharvey disse, também prefiro o Mental Ray que já vem no Max e tem bem mais recursos do que o V-Ray. E a parte de iluminação é bem complexa, depende de muito treino e experiência. Vc tem que saber que leva anos para dominar bem o Max, vc não vai aprender ele em poucos meses, é estudo para muito tempo e a parte de iluminação é uma das mais difíceis. O normal é começar com modelagem, depois estudar os materiais e mapas do Max sem plug-in de render, depois estudar as luzes do Max, mapeamento de texturas, que são as coisas básicas, depois que vai estudar um render. Estudar iluminação no scanline é muito mais fácil e muito mais rápido. Aqui tem um tut sobre luzes comuns: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14932 Aqui tem um tut sobre luzes Photometrics: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 A parte das medidas depende do que vc vai fazer. Se for uma maquete tem que ser na medida, não pode ser no olhometro. Mas se for modelar um personagem, não tem medidas, é no olhometro. Pra maquete ficar boa vc tem que definir uma medida e seguir sempre a mesma pra tudo ficar proporcional. Tipo, se falar que 1 é 1 centímetro, então, 100 vai ser 1 metro e por ai vai. A medida da sala depende do projeto, pode ter 3 x 3 metros ou pode ter 10 x 10 metros, depende do projeto da maquete.
Mental Ray User
Ah ta entendi Em relacao a esse Mental Ray e VRay Na verdade eu nao sei nem pra qq serve, eu tava lendo na internet e vi mtas coisas falando desse Vray, que da pra fazer coisas incriveis nele, baxei um monte de materiais pra Vray etc, mas na verdade nao sei nem qual eh a funcao dele O que é isso na verdade?
Eai Mental Dhiego bem vindo! Bom cara Scanline, Mental Ray e VRay são renders, Renderização: Renderizar um objeto, nada mais é, do que aplicar a ele, todos os efeitos e propriedades, antes trabalhados, visualizando o arquivo em seu estado final, aperte F9 pra você ver. Flw
Thiago Bueno
Portfolio: http://thiagobueno.net
Tutoriais: http://tutorial.thiagobueno.net
Dhiego, o Vray, assim como o Mental Ray é um renderizador. Ele é o responsável por gerar a imagem final, calculando a iluminação e gerando os materiais definitivos com todos os parâmetros determinados pelo usuário, tais como transparência, reflexos, transluscência, etc... Ele é indispensável, como você pode ver, na finalização de uma arte 3d. O 3ds max vem com dois renderizadores: o scanline e o Mental Ray. O primeiro é bem simples, mas eficiente para visualizações em 3d sem muita complexidade. Sua vantagem é a velocidade de renderização, se bem configurado. O segundo é o todo poderoso Mental Ray, muito usado no cinema. Existem uma série de outros renderizadores que não são integrado por padrão ao Max, mas podem ser usados como plug-ins externos, possuindo níveis variados de integração. O VRay é um deles, realmente é muito bom! Sria interessante você navegar bastante aqui na 3d1 para conhecer um pouco mais ds renderizadores, e decidir qual é o que atende às suas necessidades. Mas saiba que mais importante que a escolha do renderizador é o estudo das bases do programa. Aprender a modelar/texturizar/iluminar é essencial para criar boas imagens. Depois que escolher um renderizador, é importante aprender a configurá-lo bem. Mas isso depois de dominar as bases do Max. Um abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Ahh tah, entendi!! Bom, agora que eu ja to lendo algumas coisas sobre Vray e baxei tanta materia, vou tentar aprender usar ele primeiro!! Eu queria tirar uma duvida Eu fiz essa imagem aqui Eu sei que vcs tao se matando de rir agora neh? husahusahusa Bom, minha duvida é sobre fazer toalha e tapete Por exemplo, nessa toalinha em cima da mesa debaixo da garrafa de vinho, ela tem uma parte pra fora da mesa, pra eu fazer isso eu Converti ela pra Editable Mesh e fui mexendo nas vertices dela ate ela ficar com esse efeito de que está caindo da mesa, vcs tbm usam essa tecnica ou tem alguma mais facil? Outra coisa O Tapete eu ainda n sei mto bem deixar ele com cara de tapete hehehe pra por movimento nele, tipo de ondulações, vcs usam o modify Ripple? EDIT: Eu usei o item PLANE pra fazer esse tapete e a toalinha Obrigado por enquanto!
Posso dar um conselho? Lá vai... Acho que tu estás botando o "carro na frente dos bois", como alguns amigos já falaram, acho que tu estás começando pelo fim, ou quase isso. A gente tem a tendencia a querer sair fazendo imagens realistas já nas primeiras tentativas... calma cara, Vai estudando o max pela ordem, da modelagem básica até as configurações de render, e animação de personagens, tem muito tempo de estudo e dedicação. Isso é só um conselho, eu mesmo já li muitas vezes o pessoal fera aqui do forum dando esse mesmo conselho aos mais novatos. É muito bonita essa nova forma de arte (O CG), então... Bola pra frente... Abraço
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
rsrs realmente é empolgante, vc vê umas imagens e gostaria de fazer algo igual, ou expor suas ideias com a mesma qualidade, eu estou tentando fazer uns cursos de animação, mas quando vejo alguma matéria só o tema e oq se faz hj nesta área, chega a desanimar, ver q ainda ñ sei nada praticamente, rs tem q ter um inicio e uma ordem no q se aprende, pra ñ faltar nada lá na frente e vc estar cheio de "vícios", como ESTRAZULAS disse, o inicio é o melhor a fazer. Meu caro, a jornada começa com um passo, o 1º. bem vindo e bons estudos.
ah! e o mental já esta no 3d,rsrs menos bug's, rsrs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 721

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.