Renderização e qualidade de imagem

Por: celsogj  

Em: 31/07/2008 09:16

Bom dia amigos, Estou com um pequeno problema: 1)Após concluir a animação no 3DS Max eu renderizo os frames em formato .tga e salvo-os em uma pasta; 2)Logo uso o Virtual Dub com codec Xvid para unir as imagens e criar a animação. Quando as imagens são renderizadas e eu as abro nesta pasta, a qualidade está ótima em questão de resolução. Entretanto após o vídeo ficar pronto a qualidade das imagens caem drasticamente, como quando postamos vídeos no youtube e a imagem fica quase que granulada tamanha a queda na qualidade. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a resolver este problema. Grato.
cara, esse problema provavelmente é algum setup no virtual dub, quando vc vai exportar o vídeo nele, neve ter alguma opção para a qualidade da imagem...
\"Limitações são criadas pela nossa mente!\"
http://eduusantos.wordpress.com/
Cara, eu não sei muito sobre o Virtual Dub, mas te garanto uma coisa porque já mexi com ele algumas vezes: Isso é o codec, vai em Video -> Compressão e então selecione o codec que tenha no seu pc ( vão aparecer todos os que tu tem ) e então configure ele para maior qualidade, geralmente as pessoas usam uma configuração de baixa qualidade para o vídeo ficar pequeno e mais fácil pra upa no 'iutubiu'. Agora sobre a configuração dos codecs não é comigo, eu não sei muito a não ser as config que eu sempre uso. Outra alternativa pra ti não precisar usar o Virtual Dub é salvar o vídeo da sequência de imagens pelo próprio 3ds cara. Vai em Render... e então selecione os frames que tu quer, mais pra baixo tem a opção de salvar em vídeo as renderizações, lá tu pode também escolher os codec e configurá-los, ou deixar sem codec, ficando o vídeo puro e sem alterações mas gigante em compensação. Espero ter ajudado. ^^ abço
XuCrUtZ, obrigado pela ajuda, você só poderia me explicar um pouco melhor como fazer esse vídeo pelo 3DS Max com mais detalhes. Muito obrigado mais uma vez pela sua ajuda.
Claro cara, olha só isso, o meu eh o 2008, que deve ser igual ao teu: 1.Vai em Rendering -> Render... 2. Rola pra baixo na caixa ali e clica em Files... 3. Escolha a pasta desejada e o nome do arquivo de vídeo. Selecione AVI ou algum formato que deseja. 4. Clica em Setup. 5. Seleciona o codec que queira usar. 6. Clica em Setup e configure o codec como quiser, no teu caso priorize a qualidade. 7. Dexa a caixinha Save File selecionada. 8. Aperte Render e seja feliz. ^^ Espero que isso resolva teu problema cara. abço
celso, eu não recomendo que salve em formato de vídeo diretamente pelo 3DS Max, especialmente se a animação for longa, pois qualquer problema no render, tal como uma queda de energia fará com que todo o trabalho seja perdido. O ideal é fazer do jeito que você fez. Gravar a sequência de imagens e levar a um programa de composição. Sem dúvida que a perda de qualdidade é deivida à configuração do codec de saída. Caso você queira, ainda assim, gravar direto pelo Max, faz o que o xucrutz falou... tecle F10 para abrir a janela render scene, e na aba common você configura o output do jeito que quiser, inclusive delimitando os frames a serem renderizados. Não há mistério não! Qualquer dúvida poste aqui novamente! um abraço
Doe medula óssea! Doe vida!
"tirmey" disse: celso, eu não recomendo que salve em formato de vídeo diretamente pelo 3DS Max, especialmente se a animação for longa, pois qualquer problema no render, tal como uma queda de energia fará com que todo o trabalho seja perdido. O ideal é fazer do jeito que você fez. Gravar a sequência de imagens e levar a um programa de composição. Sem dúvida que a perda de qualdidade é deivida à configuração do codec de saída. Caso você queira, ainda assim, gravar direto pelo Max, faz o que o xucrutz falou... tecle F10 para abrir a janela render scene, e na aba common você configura o output do jeito que quiser, inclusive delimitando os frames a serem renderizados. Não há mistério não! Qualquer dúvida poste aqui novamente! um abraço
Bá, mal ae, não tinha pensado nisso cara. Ele está certo, qualquer coisa que der vai perde todo o resto que jah fez. Desculpa ae, eu que não faço animação nem me liguei nisso, só fiz umas animações de 5 segundos pra ver como era, não tenho experiência. ^^
Minhas animações são curtas mesmo, de qualuqer forma, vou ver qual consigo uma qualidade melhor, obrigado pela ajuda!
celsogj, a qualidade depois de montar o vídeo depende da configuração do Codec. Quase todos os Codecs de vídeo tem opções de configuração pra vc controlar tamanho/qualidade. Se aumentar a qualidade, aumenta o tamanho do vídeo, se diminuir a qualidade, diminui o tamanho do vídeo. O XVid também tem várias janelas de configuração, eu achei estranha essa imagem ai que aparece sem as configurações. Olha a imagem do meu Xvid como tem mais coisas. E sempre renderize em sequência de imagens, mesmo animação curta. A questão não é só de dar pau e perder tudo. É o maior disperdício renderizar para vídeo, porque vc faz as imagens com qualidade total, espera bastante tempo pra isso e depois passa num compressor de vídeo pra tirar qualidade. Se vc tem a sequência de imagens TGA, fica fácil de vc tirar vários vídeos com configs diferentes até chegar numa que te agrade. Também dá pra testar vários codecs, exportar em AVI ou MOV. Se já faz em vídeo perde tudo isso, sai com o codec que definiu e pronto, se ficou ruim tem que renderizar tudo de novo. Também não precisa do Virtual DUB pra montar o vídeo, o Max mesmo tem um recurso pra isso. Fica no menu Rendering>RAM Player, vc abre a sequência de imagens nele e exporta para vídeo com o codec que quiser.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 673

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.