SSS do mental ray e MRsun/MRSky não funcionam juntos?

Por: Saulo  

Em: 05/08/2008 11:57

Opa grande familia 3d1! Estou fazendo uns testes com o shader SSS Fast Skin Material, do Mental Ray no MAX. Mais quando uso uma MRsun e MR sky para iluminar meu persogem fica tudo preto onde está aplicado o SSS. Alguem sabe o que pode estar acontecendo? Quando uso outra luz fica normal. Abraços!
mM! cara nao sei bem, mais p acaso vc esta colocando um mapa no canal de reflexão no material do sss fast skin? no meu deu uns problemas disso, ae eu tirei o bitmap de reflexção ae funcionou. tenta ae! espero que tenha ajudado vlw!
3D-Artist - vmartinsart.com
Desativa a opção "Screen" (soft) compositing os layers na aba advanced options
Vc tá usando exposure control ou está iluminando com a técnica normal? Exposure só é bom pra maquete e olha lá ainda, porque só funciona bem com GI. Qualquer outro efeito que colocar na cena vai ter problema, vai ficar preto. Porque precisa estourar o material igual estourou as luzes pra poder aparecer. Essa técnica deixa estourar tudo e depois corrige no controle de exposição, por isso que é ruim. Se o material não estoura também, fica preto. Tenta clarear tudo e colocar valores altos pra estourar o material, ai pode ser que apareça normal. Mas na minha opnião é bem melhor vc desligar o exposure control e diminuir a intensidade das luzes sun e sky, ai tudo funciona 100%
Mental Ray User
cara soh complementando oq o gutao disse se vc deixar o mrsun e o mrsky com valores baixos pra naum usar o exposure control vc pode tentar valores entre 0,02~0,03 no sun e 0,03~0,04 no sky...esses valores dão resultados legais sem ter q usar qualquer metodo de controle de exposição, o unico problema q eu sinto nisso eh uma certa falta de contraste(opinião minha pessoal) q vc pode compensar na gama ou em pos produção... abraço
Olha só, tudo que o pessoal falou é relevante, mas tem um detalhe que é muito importante quando se fala em mental ray, ainda mais com esses dois parâmetros que vc situou. O no mr tudo tem que estar com a escala correta, pq se não não funciona mesmo. Se o teu objeto esta com 200m de altura e vc diz no mapa de sss que a absorção dele é de 5cm o efeito nunca vai funcionar mesmo. E com as luzes é a mesma coisa.
Esse problema está acontecendo por que tu estás tentando "comer sopa com garfo" ( adoro essas epifanias de figuras de linguagem )... hehehe.. é o seguinte: MRsun e MR sky foram feitos para facilitar para os usuários iniciantes à iluminar maquete eletrônica junto com o exposure control, essa é a única função deles, se você quer iluminar seus personagens e usar o fast skin, faça isso com mr area lights ou as standard, ou qualquer fotométrica que não seja mr sun e mr sky. Qualquer coisa menos essas duas vão funcionar. E tenho dito... =) Abração! E boa sorte aí.
E ae Saulo Morais, excelente pergunta, mais o que vc esta querendo não é nenhum bixo de sete cabeças não cara, e muito simples: no material SSS na Aba Advanced options voce deve: Ligar: Lightmap gamma curve Desligar: "Screen" (soft) compositing of layers só isso...... ai depois da uma passada no meu post para dar sua opnião sobre a minha personagem blz.... http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=38763
_________________________________ www.adaptstudio.com.br Produtora 3d, Maquete Eletrônica 3d, Maquete 3d
ai falei errado deve ligar: Scatter Indirect Illumination Desligar: "Screen" (soft) compositing of layers Poxa pessoal que mancada - não saber usar não significa que algo seja ruim, ou que funione mal, ou que sirva para determinada coisa e não para outras... quando vcs dizem que algo é impossivel ele se torna impossivel... pence nisso e boa sorte...
_________________________________ www.adaptstudio.com.br Produtora 3d, Maquete Eletrônica 3d, Maquete 3d
oq o tiago medeiros flw realmente eh importante, tem essa questão da escala tb, tudo no MR eh calculado fisicamente correto e pra isso as medidas devem estar de acordo Caio Lamas: cara mas vc naum acha q se vc estiver em uma cena externa com seu personagem não é legal iluminar com eles? se for um ambiente pequeno tudo bem usar mr area lights mas numa externa grande eh meio inviavel, vai dar diferença na iluminaçao se vc usar varias mr area lights não?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 908

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.