SSS do mental ray e MRsun/MRSky não funcionam juntos?

Por: Saulo  

Em: 05/08/2008 11:57

O pessoal muuuito obrigado pelas respostas e participação no tópico espero que possa ajudar a outras pessoas!:D Então o que fiz aqui para da certo foi desativar a opcão "Screen" (soft) compositing os layers na aba advanced options. Ainda não tentei as outras técnicas citadas aqui como as do exposure control.Mais foi bom ficar sabendo delas. Mais valeu mesmo um abraço a todos!
Luz em 3d é sempre um problema, no bom sentido é claro. O problema é definir que tipo de luz e que técnica de iluminação vai ser usada. Pois a luz é que vai dar todo o clima e definir a estética final do trabalho. A primeira coisa que vai ajudar a definir isso é a estética a ser trabalhada para a cena ou animação. Cenas reais não tem nem o que discutir, mr sun e mr sky dão um resultado fabuloso, isso não quer dizer que não se pode conseguir um resultado tão bom quanto sem usar esse sistema. E tb não significa que algo que facilite a sua vida seja menos profissional. Um trabalho cartoon na minha opinião é o mais complicado. O real vc sabe como tem que ser, se não estiver real vc sabe que ainda não chegou lá. Mas o cartoon é algo muito amplo, e cada um pode criar a sua estética, alguns são mais felizes com o resultado outros menos. De um modo geral eu diria que mr sun e mr sky para cartoon não daria um resultado bom, mas por outro lado eu poço estar dando um tiro no pé dizendo isso. Então o que digo é que para se achar um resultado de luz que seja o ideal para a sua situação tem que se fazer muitos testes diferentes, não da pra ficar com o primeiro que pareceu estar bom. Eu quero mostrar pra vcs um trabalho de iluminação cartoon que acho fantástico, e a trabalho de iluminação não chega nem perto de ser complexo comparado ao que foi feito em composição para se chegar ao resultado. http://pigeonimpossible.com/MainPage.php
Eu também não gosto de controle de exposição, mas com as duas técnicas de iluminação dá certo o Shader de SSS, tanto com a técnica convencional sem controle de exposição como com a técnica usando controle de exposição. O gilcimar demonstrou perfeitamente como fazer. Mas tem alguns efeitos que não vão bem com controle de exposição, porque essa é uma técnica nova que ainda está em desenvolvimento, vai levar uns anos até tudo ficar 100% com ela. Na técnica convencional tudo funciona porque faz 20 anos que é assim, agora que está começando essa técnica nova com controle de exposição, tem que ter isso em mente. Mas a informação do Tiago é muito importante. O Mental Ray é fisicamente correto e trabalha melhor em escala real. Alguns efeitos só funcionam bem em escala real e o SSS é um deles. gilcimar, parabéns pela pele do seu personagem, ficou bem legal!
Doutor Ego
tiagodmed: valew cara vc acabou respondendo a pergunta q fiz pro tiu caio :) abraço
Desligar o screen compositing of layers não é uma boa, por que é o tipo de composição ideal para esse recurso, quando você desliga esse recurso ele faz a composição do SSS por adição, e por adição além de você ter que re-ajustar todo o seu SSS é possível que não se consiga um resutdo tão bom quanto com screen, o resultado definitivamente não é o mesmo. E tudo isso só pra usar mr sky e mr sun com SSS... não vejo por que fazer isso se você pode usar luzes normais e depois compor com a cena externa feita com elas. Mas acho que vocês acabaram distorcendo completamente o que eu disse, eu não disse que luzes mr sun e sky são ruins, só disse que não funcionam com SSS do jeito apropriado. E isso é certo. A questão aqui não é sobre saber usar ou não, é sobre saber exatamente o que você está fazendo, afinal. ;) Abraço.
Pessoal qual é essa famosa escala real que o mental ray funciona bem? Metros? Centimetros? ou Inches?
"Saulo Morais 7" disse: Pessoal qual é essa famosa escala real que o mental ray funciona bem? Metros? Centimetros? ou Inches?
Isso que vc falou não é escala, isso é uma unidade de medida. Manter a escala significa que se vc tem um abjeto com 10 cm de espeçura vc não pode colocar o efeito a 20 cm ou então com um valor muito baixo como 0,5. Quando falamos em escala é isso que se quer dizer, a unidade de medida vc usa a que quiser. Outra coisa que não adianta é vc fazer em uma escala gigantesca e depois usar o scale pra redusir, o max não vai enteder que vc quer mudar a escala do objeto, o que a meu ver é uma burrice tamanha, até pq a ferramenta já se chama scale, enfim, quando vc precisar mudar a escala de um objeto vc precisa usar o modificador xform.
O Tiago entendi valeu aí cara! Abração!
bicho, trabalha com o units setup em centimetros e o system units setup em inches com unit = 1 É a forma mais fácil de trabalhar em escala no max. Mas o negócio do SSS, no manual do max fala pra desligar o screen compositing of layers se usar exposure control e gamma. Olha no help que está lá.
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 804

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.