Brilho estrelado V-ray (como fazer?)

Por: islalli  

Em: 11/08/2008 10:39

Olá pessoal... sou novato em 3D e aqui no forum... venho acompanhando os posts e tutos aqui do site e ja aprendi muito com vcs... eu estou com uma duvida. estou fazendo um trabalho para uma loja de roupas onde uma caixa de presente é revelada através de um pano e depois mostra uma mensagem dentro da caixa... vcs podem conferir o exemplo aqui: http://www.lallibureau.com.br/greta/cartao.swf?variavel=Angela isso foi a primeira apresentação, ja fiz alterações: tirei o motion blur e regulei o DOF, o xadrez do tecido mudou, mais a dona da loja pediu uma pequena alteração "mais brilho islalli, mais brilho..." o que ela quis foi mudar a textura do tecido e adicionar brilho a ele... sabe aquele brilho da bola espelhada de uma boate? ou de diamantes à luz? Fiz essa imagem no photoshop para tentar passar o que eu estou querendo. http://br.youtube.com/watch?v=ez6Q0TRpnYU e esse vídeo no youtube mostra bem o que eu quero na animação... repare que o brilho do sol bate no carro e reflete um brilho estrelado... o tecido que será usado é um xadrez misturando amarelo e prata... onde o prata deveria brilhar como o carrinho do video... Eu uso o 3dmax9 com o render V-ray alguém tem alguma ideia de como fazer esse brilho ou onde posso pesquisar? ja cansei de procurar mais ate agora nao tive nenhuma "luz" :-P se puderem me ajudar desde já agradeço! grade abraço!
legal a animação jah eh iluminação final? acho q poderia dar uma mudada, mais naum tem como t dar uma dica acho que está escuro demais no vray eu naum sei... mas no mentalray se faz esse efeito com o shader glare (ue é fisicamente correto) no output, mas pelo que sei esse efeito naum funciona no vray aqui tem um tutorial dele http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=31792 e para funcionar no 9 tem q destravar, como mostra o tuto abraço
O V-Ray não faz esse efeito, chama glare. Só o Mental Ray que faz com o shader glare. No V-Ray tem que fazer no PhotoShop mesmo
V-Ray 1.5 User
No Vray 1.5 sp2 surgio novas oportunidades de fazer esse efeito. http://www.chaosgroup.com/en/2/news.html?i=92#newsid92 é questao de mistura de shader.
3D Reality

www.3dreality.com.br
Ai Pkopp, não vi nada referente a pergunta dele nesse link que vc mandou, vc colocou o link certo? Islalli, na boa cara não tem o pq fazer esse efeito no 3d. Vc pode fazer ele tranquilamente na pós, usando o photoshop, affter effects, combustion... Tem muitos plugins para esses softwares que fazem isso e te dão um controle muito melhor sobre o efeito. Um dos melhores pacotes de plugins pra after e que faz isso é o tinder box. Tinder Box 1 Tinder Box 2 Que no caso é o que tem o efeito que vc quer. Tinder Box 3 Tinder Box 4
Agora se pode fazer com Vray blend aplicando com Vray light a uma textura, e animando a textura. Agora o mapeamento do Vray light ficou mais eficaz, podendo criar certos efeitos de brilho a depender da combinação com a textura. O efeito nas primeiras tentativas n pode ficar parecedo, mas pegando a manha chega la Mas é bem mais inteligente fazer esses efeitos no PS, ja q carrega mt o render.
3D Reality

www.3dreality.com.br
Agradeco muito a colaboracao e a atencao de todo mundo fiquei felizao com a rapidez das respostas e o interesse de ajudar, vo postar sempre minhas duvidas para que outras pessoas possam aprender tambem... Entao galerinha eu não estava sabendo era o que pesquisar mesmo... o efeito que eu queria se chama Glare do mental ray... existe um esqueminha que o rafaelpiccinin passou no tutorial da 3d1 que mostra como usar uma imagem para definir o "tipo" de reflexo que a gente quer. No Vray o render demora muito. e no photoshop em uma animacao de mais de 600 frames fica inviavel O que eu fiz foi usar o Glare do Mental-ray mesmo com o Spread bem alto e a opcao de Streak habilitado em formato de estrela. Agora to apanhando um pouco pra iluminação e sombras mais suavez para o mental-ray... e alias se alguem tiver um bom tuto pra isso eu agradeco qdo o arquivo tiver pronto eu posto pra vcs verem o final ;) enquanto isso vo postar o primeiro teste que eu fiz ontem a noite [video_url=http://www.lallibureau.com.br/greta/3d_caixa7.avi,400,300] http://www.lallibureau.com.br/greta/3d_caixa7.avi valeu pessoal!
o glare eh sinistro ehehehehe ... vlw t+++
"islalli" disse: No Vray o render demora muito. e no photoshop em uma animacao de mais de 600 frames fica inviavel O que eu fiz foi usar o Glare do Mental-ray mesmo com o Spread bem alto e a opcao de Streak habilitado em formato de estrela.
Cara o photoshop cs3 embora tenha alguns recursos pra animação, ele não é um programa pra animação, isso vc tem que fazer no after effects, e aqueles plugins que mostrei inclusive são apra ele. O glare é um efeito maravilhoso, mas como vc não tem como renderizar só ele em um canal separado (até da mas não acho prático a forma como ele faz isso) eu não acho prático, sem falar que o glare é um efeito pós render exatamente como vc faria no combustion ou no after. Continuo interando que isso é melhor de se fazer na pós do que no 3d. Mas se vc conseguiu o resultado que queria ótimo isso é o que realmente importa. Trabalho resolvido e dindin no bolço ;)
Ai pessoal, as coisas não são bem assim. Primeiro que apesar do glare ser feito no pós render, eu duvido que alguém consiga fazer igual no After ou no Combustion em casos complexos, porque quem calcula o quanto brilha é o Mental Ray de acordo com a posição da câmera, da luz e do objeto. Se fizer em composição fica um lixo, não fica realista. Tipo o exemplo da corrente de discos que tem no tutorial do Glare aqui na 3D1, quero ver fazer igual no After ou no Combustion em composição. Também não é verdade que o Glare não faz o efeito separado, faz e fica muito bom. Não entendo porque não é prático, ele faz o efeito num fundo preto em alpha, igual qualquer imagem pra composição. É só pegar ele e colocar em cima da animação com a opção screen, não teria como ser mais prático!!! E sobre os comentários que o V-Ray faz Glare agora, que eu saiba não faz. Eu acho ruim ficar falando coisas sem provar e não é a primeira vez. Pior ainda se é moderador. Olha o exemplo do tut de Glare da 3D1. Quero ver fazer no After ou no Combustion sem Glare e quero ver mais ainda fazer no V-Ray direto no render. [video_url=http://www.tresd1.com.br/arquivos/video/video_glare.avi ,320,280] islalli> Pra deixar as sombras do Mental Ray suave vc usa luzes MR Area Spot ou MR Area Omni. Dai vc entra no menu area light parameters e aumenta o tamanho da área nos valores que tem lá. Quanto maior a área mais suave é a sombra, ai vc ajusta a qualidade no U e V Samples que tem em baixo. OBS: Pro Glare funcionar tem que ter brilho no objeto. Se não tiver brilho é irreal criar este efeito e o Glare não vai funcionar. Ai vc pode fazer um render com o objeto normal sem brilho e outro com brilho só pra criar o glare. Ai vc faz o render do glare separado e coloca em cima do outro render na composição.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 559

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.