Arquivos vetoriais em vez de mapas procedurais...

Por: querido  

Em: 22/08/2008 21:02

Olá Pessoal, tudo bem? Não sei se é insanidade minha pensar nisso, mas já pensaram em vez de colocar mapas procedurais para controlar canais dos materiais, colocar arquivos vetoriais, como svg ou ai. Acho que isso seria fantástico. Ou será que já existe um plugin para isso?
Cara, você tá misturando duas coisas que uma não tem nada haver com outra. arquivo vetorial não tem as mesmas propriedades de um mapa procedural e vice versa. O mapa procedural é criado por cálculos matemáticos que podem ser modificados para alterar o padrão do mapa a qualquer momento, outra propriedade é não apresentar emendas. Arquivo vetorial é só um desenho, não tem nenhuma propriedade especial como os mapas procedurais. Se quiser colocar um arquivo vetorial para controlar algum recurso do material, é só transformar em bitmap e colocar no canal do material, vai funcionar como uma imagem comum igual qualquer outra
Eu posso fazer uma estrela amarela com contorno vermelho no corel draw, salvar como jpg, e colocar como bitmap no canal difuse, ou cinza com contorno preto e salvar como jpg e colocar no canal bump, ok? Mas tem um problema, sabemos que podemos se renderizarmos de muito perto, devido à resolução do arquivo jpg, haverá problemas na qualidade do render. Porque não acabar com isso colocando direto o arquivo vetorial no canal difuse ou bump? Era tão dificil entender isso? Então em vez de fazer um gradiente ramp pra fazer um degradê, poderimos criar isso direto no programa de ilustração vetorial.
Do jeito que você explicou a primeira vez eu também não entendi nada, porque vc não falou nada sobre aproximar e manter a resolução. Nem mapa procedural faz isso, porque ele cria um bitmap, distorce do mesmo jeito se aproximar, então, a comparação não foi boa mesmo na primeira mensagem. Mas agora que explicou melhor na segunda mensagem, seria um ótimo recurso poder ler arquivo vetorial como textura. Deve ter algum Shader do Mental Ray que faz isso, ele faz tudo. E se não tiver, quem conhecer de Mental Ray Shader Language pode escrever um. No Renderman também deve dar para fazer isso, nos outros renders com certeza não dá, porque são muito mais limitados.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 421

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.