Simulando esteiras

Por: cyber_3d  

Em: 30/08/2008 23:36

Ola pessoal, Estou com um problema, preciso fazer 2 esteiras com objetos, os mesmos devem "andar um trecho na primeira esteira e depois cair para segunda esteira e seguir a diante, tentei com o dinamics, mas nao conseguir aplicar uma forca que faça o produto seguir em frente. ele cai, so nao consigo fazer ele "andar" direito na esteira... segue imagem da situaçao.. Alguem tem alguma ideia?? Obrigado,
Dai complicou cyber... É difícil fazer isso, precisa de simulação física e o dynamics é muito precário. Vc tem que usar o Reactor... mas ele vai calcular as colisões, pro produto andar na esteira vc tem que fazer uma esteira animada e ainda calcular a interação dela com os produtos usando o Reactor... Se for novo em animação vai ser muito difícil de conseguir deixar bom... Se não for tão novo assim, esse tut explica o Reactor> http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15294 Este explica como fazer a esteira animada> http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=30782
Valeu ai gago, muito obrigado Vou tentar, Mas acho que vai ficar um pouco pesado processar isso, a nao ser que eu faça a esteira e oculte ela pq a minha esteira é de lona e nao com elos, sabe. Vc sabe como eu poderia simular uma esteira com texturas talvez pra ficar mais leve? Ai eu faco esse esquema da "" path chain" uso o reactor e deixo somente a esteira mais "simples aparecer, o q vc acha?
cara da pra fazer isso na mão, sem simulação ou nada, eu fazeria tranquilo apenas animando tudo...
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Pois é, alguem sabe de um tutorial pra fazer esteira, com textura mesmo, sei lá. Eu tentei mudando a posiçao da textura, mas nao deu certo. :(
No seu caso é bem melhor fazer a animação só com textura se é uma lona. Pra textura andar no objeto vc anima o valor do U ou do V offset lá no menu coordinates da textura. O U anima na horizontal e o V anima na vertical.
"nandao" disse: No seu caso é bem melhor fazer a animação só com textura se é uma lona. Pra textura andar no objeto vc anima o valor do U ou do V offset lá no menu coordinates da textura. O U anima na horizontal e o V anima na vertical.
eu tentei fazer isso, mas a textura parece q comeca com uma velocidade, depois a aumenta e no final diminuir, tentei acertar no curve editor, mas nao ficou legal, depois ela parece que faz o sentindo reverso, sabe, nao ficou uma velocidade uniforme, fica variando e voltando, sei lá :?
Galera, nao ta facil fiz o esquema da esteira com o chain tread, e usei o reactor conforme o tutorial, porem o box cai e nao sai do lugar, a "esteira" fica girando e o box se mantem imovel. (primeira imagem) Achei q fosse problema do chain tread, fiz um outro teste com 2 box (segunda imagem), mesma coisa, quando o box inferior e movido o box menor se mantem no lugar, o friction nao é, pois coloquei no maximo em ambos, o q pode ser? :(
bem estou com um pouco de pressa, mas se liga: se vc colocar o Friction no max a fricção da peça será máx, eh como uma grande força q nao vai deixar ela se mover, então ele tem q ter um valor baixo. mas como vc tah falando q o box nao cai, vc colocou qnt em gravity?
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
Se a sua esteira é de lona não vai ficar bom com o chain tread. A animação da textura não ficou boa porque deve ter faltado mapeamento. E essa questão de começar devagar e acelerar depois, qualquer coisa que animar no Max vai acontecer isso, porque por padrão ele usa a curva bezier para animação. Vc tem que modificar a curva da animação para linear, assim vai ficar com movimento constante. A textura também tem que ser ladrilhável, tem que dar a volta completa sem apresentar emenda, se não fica feio. Só que ai tem um problema, se é a textura que é animada, não vai conseguir calcular com o Reactor para o objeto deslizar sobre a esteira, só vai conseguir fazer isso se a esteira girar de verdade. Eu faria uma animação com o Patch Deform, ai a esteira iria rodar de verdade sem precisar ser em pedaços como o chain tread.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 333

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.