Modelagem de um Boné

Por: coruja_br  

Em: 07/09/2008 23:37

Olá Pessoal, primeiramente gostaria de deixar aqui meus maiores elogios para todos os membros deste fórum que vem mantando um ótimo trabalho de qualidade inigualável. Sou iniciante na área do 3D e estou começando os estudos auto-didatas no 3D Studio Max 9. Gostaria de saber se algum de vocês não teriam algum tutorial, passo-a-passo, apostila, qualquer informação que me ajude a modelar um boné. Decidir pelo boné porque acredito que até onde estudei, já conseguiria modelar legal. Ah, para informação estou estudando seguindo o Livro "3ds Max 9 Prático e Ilustrado" que inclsive não estou gostando muito, pois mistura muitos recursos do max de uma só vez...e estou estudando também através dos tutoriais de modelagem básica do site Escultopintura... Bom....acho que já falei demais pro meu início aqui né... Aguardo ansioso a colaboração dos amigos aqui do fórum! Abraço a todo!
cara tutorial especifico não encontrei pra te ajudar porem eu faria da seguinte forma - criar uma meia esfera com um numero legal de segmentos ai dah um shell pra ela ficar com dois lados - tranformar em edit poly e extrudar os poligonos da frente pra formar a "aba" ai eh soh ir ajeitando os catos da aba pra ficar arredondado... como vc tah vendo na vdd se vc dominar modelagem poly vc faz qualquer coisa mesmo q por caminhos diferentes bem vindo a 3d1 e espero ter te ajudado abraço
cesarfg, muito obrigado pelas boas vindas, e muito obrigado pela ajuda. Eu estava fazendo assim: Criava a meia esfera, dava o shell e tentava criar a aba a apartir de um chanfer box, mas estava bem complicado. Vou tentar fazer pelo edit poly como vc falou.. Obrigadão mesmo, assim q terminar e se ficar legal eu posto aqui! Abraço!
...:::>>> Nada é tão bom que não tenha nada de ruim, nem tão ruim que não tenha nada de bom! <<<:::...
Olá coruja, bem-vindo vejo que é seu segundo post, de muitos espero :) legal ver sua dedicação aos estudos um boné não é muito difícil de se fazer, concordo com você, mas o problema é que precisa de boas referências... uma vez tentei fazer um para ajudar um amigo, e quando achava que estava para terminar, notei que estava completamente desproporcional, e que um boné de verdade tem muitas curvas e traços que não levei em consideração... às vezes observar um objeto não é o bastante, é preciso despachá-lo como uma textura em um plane para ter mais noção de dimenção em cima do modelo tutorial de como modelar um boné eu não sei se tem, acredito que seja muito específico, mas você poderia tentar fazê-lo sozinho... talvez você já saiba os métodos básicos de modelagem, não é? deixa eu te dar um conselho de amigo... nunca desista, cara... antigamente eu nunca segui esse lema, mas hoje eu vejo que é importante... quando eu começava a fazer algo, me empenhava mesmo, chegava uma hora que via que o modelo ficou ruim, ou algo ficou diferente do original, ou sem proporção, ou até mesmo com erros nos polígonos do modelo e desistia por causa disso... bom, é muito difícil alguém conseguir fazer um modelo bom de primeira quando estamos no início, então, se o resultado de seu primeiro boné não for muito bom, faça de novo para ver onde errou, e depois refaça se o resultado ainda não lhe agradar, e no caminho você pode aproveitar para fazer mais detalhes, como o tecido amassado, que no fim das contas você vai ver como um objeto tão "bobo" pode ser muito importante para sua experiência olha, quando tentei fazer o boné, achei uma referência no site turbosquid... lá tem um boné bem legal à venda, mas não pagaria 40 dólares numa coisa que nós mesmos temos capacidade de fazer http://www.turbosquid.com/FullPreview/Index.cfm/ID/349758 Essa é uma boa referência... não é o que eu tinha visto na última vez, mas também é bom... tem algumas screenshots que mostra a wire do objeto, melhor ainda para tirar idéias é isso aí, qualquer coisa posta aí abraços
Caio Santana, muito obrigado pela atenção... Gostei muito de suas palavras e não vou desistir enquanto não aprender sobre essa ferramenta 3d. Já sei algumas coisas básica de modelagem sim e vou tentar modelá-lo sozinho. Vou pegar as imagens do site que me indicou e usá-las no plane como textura para poder modelar. Quem sabe eu não consigo fazer ficar legal? Aí depois eu posto aqui no fórum! Valeu mesmo pela ajuda, Abração!
...:::>>> Nada é tão bom que não tenha nada de ruim, nem tão ruim que não tenha nada de bom! <<<:::...
Bem vindo aqui Coruja, esse fórum é 11. É fácil modelar um bone meu amigo, mas sem muitos detalhes, não vai querer modelar a costura no começo, faz com texturas que também fica bom. Depois de um tempo vc pode modelar de verdade as saliências das costuras. Um meio fácil de fazer o corpo do boné é com o Lathe, vc desenha o perfil do bone e depois coloca o modificador Lathe pra dar a volta 360 e formar o objeto 3D. Depois de pronto vc coloca o modificador FFD e move os vértices dele pra dar uma distorcida e deixar o boné mais natural, poderia tentar fazer isso também com o modificador Noise. Dai pra fazer a aba da frente é fácil, vc faz um box fino com bastante segmentos e usa o FFD pra dar a curvatura
Nandao, Obrigado aí.. Vou tentar fazer dessa forma também, afinal de contas sou iniciante e quero ter uma séries de possibilidades para criar as coisas... Abraço!
então cara na vdd 3d eh bem isso mesmo q vc flw, de varios jeitos vc chega a resultados semelhantes, num tem receita de bolo, por isso q eh ruim seguir somente tutoriais ou utilizar materiais prontos. abraço e bons estudos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 448

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.