Dúvida sobre o uso de Normal Maps...

Por: diego addn  

Em: 18/09/2008 17:25

Olá pessoal. Vejam se estou certo: Primeiro crio a base no 3d max, depois exporto como objeto (.obj) e levo pro zbrush, detalho o modelo e talz ....mas e depois? Pelo que sei o zbrush gera um mapa de normais mas como é o mapeamento desse mapa?? É, estou cheio de dúvidas quanto a isto...me ajudem por favor... té mais...
ele é azul , vermelho e verde.
hehe...ficou meio confusa a parte do "mapeamento desse mapa", tipo, o mapa gerado pelo zbrush fica como?... quando eu vou fazer os mapas eu desembrulho o modelo da forma q eu quero, no zb eu tmbm tenho que desembrulhar antes de gerar o normal map?.. valew
então rei, sei como é o mapa, so não sei o q faço depois de detalhar modelo no zbruh... mas valew cara
desembrulha com o mapeamento GGfit http://www.zbrushcentral.com/zbc/showthread.php?t=20370 aqui ensina
não sei se entendi muito bem sua duvida mas se o mapeamento (unwrap uvw) jah estiver correto no seu modelo dentro do max consequentemente o normal map tb vai estar correto pois ele eh mapeado do mesmo jeito.... para usar um normal map vc carrega ele no canal bump utilizando o shader normal bump... abraço cara
sei...GGfit deve ser um comando do zbrush q não conheço hehe... mas o procedimento q descrevi no primeiro post é o correto? alguem sabe onde tem tutorial disso (não tutorial sobre normal maps, mas como detalhar um modelo low poly com normais do zbrush)?? cesarfg, qndo exporto um modelo como objeto pro zbrush o mapeamento vai junto (pelt ou unwrap..)?
primeiro vc tem q fazer o mapeamento no 3dsmax
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
"cesarfg" disse: para usar um normal map vc carrega ele no canal bump utilizando o shader normal bump... abraço cara
Como eu faço pra usar esse shader normal bump? na lista de shaders do material standart nã aparece ele.... valew
Ai cara o normal bump não é shader é um mapa padrã do max da pra usar até no scanline, ta ali na lista de mapas só se voce clicou no lugar arrado se não tem que estar ali.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 460

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.