Duvida textura

Por: rodox_ba  

Em: 20/09/2008 21:39

e ai galera blza?!?!? bom, a duvida é a seguinte eu to tentando fazer essa valvula de escape: só que na textura não ta mto bom pq ta mto reta as bordas e não tem um granulado mto bom: e ai galera como faço pra ter um contorno mais realista e criar esses granulados?? acredito q bump não sirva nesse caso abraços
Então cara, não é difícil, mas precisa saber compor materiais. Não vai usar o bump mesmo, mas vai ter que misturar texturas e mapas na composição. Por exemplo, pegar uma textura de metal amarelado como este da parte de baixo, depois pegar a textura de outro metal mais escuro. Dai vc junta as duas no canal diffuse com o mapa noise, colocando cada textura de metal em um canal do noise. Depois vc diminui o size do noise e muda pra opção fractal. Já vai ficar parecido com essa textura da foto, só que pra ficar bom mesmo tem que fazer a mesma composição nos outros canais como specular level e glossiness. Tem outro problema, esse material reflete borrado e é complicado fazer refletir borrado no scanline, além de ser demorado. Dá pra simular mais ou menos com o mapa reflect/refract, mas pra ficar bom mesmo tem que fazer com o material arch&design do Mental Ray e renderizar no Mental Ray.
Só acresentando o que o nandão falou ou coisa importante sempre que tiver reflexo é o ambiente da cena tipo: se não tiver o que refletir não fica bom de geito nenhum. Pode colocar uma HDR no enviromet.
é msm, esqueci deste detalhe importantissimo. Se a cena for ficar igual a foto tem que colocar uma imagem HDRI no environment do material arch&design. tem umas hdri pra baixar aqui: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=15232
to com mais um probleminha pra criar essa textura dentro do noise pra colocar um material num dos canais ele não tem a opção de standard nem nada do tipo como faço?
Eu acho que vc tá compondo errado, o noise que é aplicado no diffuse do material e não o material que é aplicado no noise... Se colocar o noise no diffuse vc fica com duas cores em vez de uma, dai pode colocar duas texturas em vez de uma... ;) Vê os tutoriais básicos do site se for muito novato nisso: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620
tentei compor um material melhorzinho e saiu isso aki: fiz compondo com noise como vcs falaram um metal mais escuro e outro mais amarelado e coloquei um hdr de estudio no enviroment q faço mais as divisões ainda estão mto visíveis
Eu tô achando que está faltando mapeamento no seu objeto, porque a textura não está aparecendo, só o noise que é procedural. Vc tem que colocar o modificador uvwmap pra mapear e aparecer a textura. A diferença na borda sempre vai aparecer se vc não suavizar direito com o modificador smooth, aplica ele e liga o autosmooth que essa diferença some mesmo sem ter textura.
opa vlw pela ajuda o uvwmap chegou a fazer alguma diferença sim mas o smooth não funcionou liguei o autosmooth como vc flw mas nada vê se coloquei certo aki: e o resultado foi esse:
ninguem saberia me dizer? abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 426

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.