duvidas mental ray + decal

Por: Adriano Correa  

Em: 22/09/2008 08:29

Olá pessoal, Bem, estou começando a usar o mental ray no max 2009. Mas estou tendo dificuldades em aplicar uma textura junto com um "decal". Qual seria a melhor forma de se aplicar esse decal, de modo a aparecer a textura por baixo? Já usei imagens em JPg, BMP e PNG (com fundo transparente), mas nada funciona. Se o decal aparece, não aparece a textura, ficando o objeto com fundo branco. abçs Adriano Corrêa.
envie uma imagem para termos ideia doq tah acontecendo... o que é decal? não seria uma "rugosidade" é soh colocar no bump e a textura no difuse espero que seja isso se naum post algo para termos ideia abraço
Bem Rafael, eu tenho de colocar tipo uma etiqueta em uns botões. Mas eu não sei como postar uma imagem aki. pode me ajudar?
é só fazer igual no scanline ou em qualquer outro render. vc cria o material da pintura e o material do decalque, dai vc cria uma imagem de máscara no photoshop pra fazer o recorte. Com estas 3 coisas prontas, vc pega um material blend, coloca o material da pintura no primeiro slot dele e o material do decalque no segundo slot dele. dai coloca a máscara no slot mask e pronto, vai ficar com o decalque em cima da pintura ;)
só clicar em responder que está no final dessa pagina na pagina q vai abrir vc cria a msg e pode anexar imagem q fica embaixo acho q vc pelo jeito conhece pouco de max... talvez deva começar aos poucos leia os tutoriais que tem aqui no site e vai pedindo ajuda aos poucos não dah pra logo de cara conseguir render fotorealistas e com tempo de render aceitavel tenta postar a imagem e depois agente ajuda
magster: tava achando mesmo que oq ele queria era isso mas uma imagem vale mais doq mil palavras... heheh eu a uns meses nao sabia fazer isso, e olha q eu apanhei hein? abraço
Valeu Pessoal, vou fazer uns testes aki e volto pra postar pra vcs verem. abçs
Bem pessoal, me ajudem ae por favor. Fiz o que explicaram, mas os botões ficaram com o fundo branco e não apareceu o material como na segunda imagem. Usei o material Blend. No 1º slot apliquei Arch&Design e ajustei para metal. MAs não sei como fazer para aplicar a imagem do decalque como material no 2º slot. E no 3º apliquei a mascara feita no photoshop. abçs
Adriano, faz um teste primeiro pra vc ver como funciona. Cria um material vermelho e outro material azul. No photoshop faz um retângulo branco num fundo preto, essa será a máscara. Ai vc pega o material blend, coloca o material vermelho no slot 1 e o material azul no slot 2. Depois vc coloca a mascara no slot mask e vai acontecer a mesclagem dos dois materiais. onde for branco na máscara aparece o material vermelho e onde for preto na máscara aparece o material azul. Não tem segredo, é super simples
Bom, acho que consegui um avanço. Mas ainda aparecem partes brancas na imagem que não sei solucionar. dicas são bem vindas. Estou postando a imagem que estou carregando como material e como mascara. abraços.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 317

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.