dúvidas - materiais vray.

Por: 3dmaster21  

Em: 25/10/2008 01:07

Fala galera tudo bem? Tenho algumas dúvidas em relação aos materiais vray. 1- Como e onde colocar o HDRI? Consigo bons resultados com o material standard do max usando o HDRI no parametro reflect porém no vray não consigo o mesmo resultado. 2- Por que a maioria dos materiais vray são transparentes? Baixei alguns materiais sólidos como plástico, metal, cromado etc e quando colocados juntos de outros objetos na cena ficam transparentes. Onde define o nível transparencia deles? Valeu.
Estranho isso dos seus materiais transparentes, o default do V-Ray é opaco, sem transparências ou reflexos, coloca a configuração do seu material ai pra ver o que ta acontecendo.... O Hdri do Vray vc não coloca no mapa de reflection do material, mas sim no Reflection do Environment.... Vc tbm precisa usar o mapa do V-Ray pra isso – VrayHDRI. Tem vários tutoriais aqui no site falando sobre hdr, acho que vc acha alguma coisa nesse link: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15381 Uma boa opção pra usar o HDRI com o V-Ray é utilizando o mapa VrayHDRI em uma Vray Dome (light). Espero que ajude! Abs
Olá Pri, desculpe pela demora na resposta, muito obrigado pela sua ajuda no VRAYHDRI consegui bons resultados! Em relação ao material o default aqui do meu Vray também está opaco, porém notei que, ao mudar a cor do canal REFLECT, de preto para cinza, o material se torna levemente transparente é normal isso? Para colocar reflexão precisa ser meio transparente? Abs!
Oi, Então, não é normal ficar transparente não... mas, repara se é realmente isso que está acontecendo. O normal é ele refletir a sua cena, o material vai refletir o que está ao seu redor, dependendo da sua cena isso pode estar dando a IMPRESSÃO de transparência, talvez seja isso... Configura também direto pela setagem do material... não usa o canal de mapa de reflexão a não ser que você esteja procurando um efeito diferenciado. O Vray tem dois canais pra você configurar, um de reflexão outro de refração. Meche na escala de cinza destes dois, uma de cada vez, com background do slot de material ligado (o xadrez colorido), que acho que você vai entender melhor o que está acontecendo. Mexe no IOR na refração também que você vai ter várias opções de refração... esse índice é fisicamente calculado, você acha uma tabela com os valores de refração de cada material no help do Max... Mas de qualquer forma, no Vray refração e reflexão é diferente de transparência... se você quiser transparência sem refração tem que mexer no canal de opacidade. Bom, acho que é isso... Pra saber melhor o que está acontecendo, só vendo a configuração do seu material... Que bom que você conseguiu ajustar as configurações do HDRI! Abs
Olá Pri. Muito obrigado pela explicação! Acho que entendi, mas sempre usei a escala de cinza do REFLECT para fazer alguma transparencia. Notei que o canal do OPACITY no Vray, diferentemente do material STANDARD do MAX não existe um parametro de 0 a 100 para dar transparencia, por isso não uso ele (a não ser que coloque um mapa no proprio canal OPACITY) é isso mesmo, como uso ele? Conforme seu pedido, a config dos materiais que estou usando são esses (com o "xadrez" ligado rs): plastico http://img223.imageshack.us/img223/1940/teste1at4.jpg Na verdade seria um plastico sólido porém quando mexo no canal reflect ele dá uma leve transparencia, não queria isso porém consegui resultados melhores assim no render. Estou renderizando um objeto sozinho. metal http://img145.imageshack.us/img145/2797/teste2bz3.jpg Esse do metal eu não entendo. Se renderizo um objeto sozinho sem fundo fica show, porém quando tem vários objetos atras dele, ele fica estranho e transparente. Abs.
Então, O Canal Opacity você vai ter que usar um mapa mesmo... Mas se colocar o mapa “Vray Color” vai poder trabalhar em escala de cinza. Bom, esse seu material do plástico vermelho, não está transparente não. Ele ta refletindo o Background xadrez que está na “frente” da esfera. Eu apenas diminuiria o Glossiness.... para 0,7 talvez que acho que vai dar uma cara mais de plástico. Se precisar, deixar o cinza do reflect um pouco mais claro. Hum, e o metal também, acho que ele não está transparente mesmo... Ele ta refletindo o Background. Mas eu evitaria usar valores de Glossines menores que 0,6. Acho que o Vray trabalha bem o Glossiness com valores de 0,6 – 1,0. Ajusta isso com a intensidade do reflexo.... Bom, mas tem outra coisa... a precisão dos seus materiais depende da qualidade do render. Da uma conferida se a opção de renderizar o glossiness está ativada. Bom, espero ter ajudado... Qualquer coisa manda ai, o que eu souber ajudo. Abs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717422.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 464

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.