Rosca Otimizada

Por: Borsa  

Em: 03/11/2008 22:50

Olá pessoal! Estou com dificuldade para fazer uma rosca (para por exemplo modelar um parafuso). O que acontece é que usando a "Helix" não tenho controle do numero de vértices, quando se passa para editable Spline. Se depois de transformada eu deletar alguns vértices, só consigo uma número de 10 ou 5 vértices eqüidistantes. Como consigo por exemplo 6 vértices para ficar sextavado? Existe outra forma de se conseguir este mesmo resultado? Se alguém puder ajudar, agradeço!! Abraço a todos!
Cara tua pergunta ficou meio confusa, mas se eu entendi direito voce que quer criar uma rosca sextavada. Nas opções do spring tem como voce colocar quantos lados voce deseja. Creio que pra fazer a rosca a melhor maneira seja o booleam. Da uma olhada neste link que pode te dar uma luz, mas veja que fazer isso sem muitas faces vai ficar facetado. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=41210&highlight=pedaleira Abraço
olá, borsa, achei muito interessante esta tecnica que saiu aqui nas noticias tresd1 para fazer parafuso. particularmente não acho interessante fazer com boolean. veja lá se é o que vc precisa http://www.escalight.com/tutorials/3dsmax-tutorials/modeling-bolt-and-nut-part-1.html abraços
bom se eu entendi!! vc controlar o numero de interpolações eu num tenho o max instalado aki mas as lines tem essa configuraçao creio q o helix tb tenha! é interpolation ou algo assim rsrs!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Primeiramente, obrigado Rogério, Marcio e Grasiano! Desculpe se não consegui me expressar melhor... Rogério, infelizmente a helix não permite a interpolação... já tinha procurado esta opção. Grasiano, legal este link, mas realmente gostaria de tentar fazer este objeto em poly (lowpoly). E estava fazendo de forma parecida com o link que o Marcio passou. Mas não consigo fazer isto de forma que fique com o menor numero de poligonos... (ver imagem) e com seis lados. Abraços!
Olá pessoal! Depois de muito quebrar a cabeça, descobri um forma... mas dá uma trabalheira da bexiga!!! Deve ter um jeito mais fácil...
Já tentou com proboolean? vc faz o cilindro liso e cria a helix em volta com espessura, ai vc subtrai a helix do cilindro pra criar a rosca.
Deus é maior!
Oi pessoal! Consegui modelar o parafuso em lowpoly partindo da rosca sextavada. Diminuiu bem o numero de polígonos desta forma, sem perder detalhes! Obrigado pela ajuda de todos... Abraço!
Estava relendo as respostas e vi que comi bola! O Grasiano já tinha falado do "Spring" que faz exatamente o que eu queria! Não estava achando porque fica no menu Dynamics... Obrigado Grasiano! E a todos os colegas que colaboraram! Abraço!
Olá pessoal! Andei estudando o mental ray e fiz um teste com este parafuso. Acho que ficou legal e estou postando aqui para ficar lincado com este antigo post. Não sei se é o lugar certo para isso mas aí vai... ABÇs.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 732

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.