Alinhar objetos - 3ds Max

Por: guidelfrate  

Em: 04/11/2008 12:16

Olá galera! Sou novo aqui no fórum e estou com um problema no Max, preciso muuuuito da ajuda de vocês. Preciso distribuir objetos em um espaço, num determinado eixo. Explico melhor: Vamos supor que eu tenha 10 planos sobrepostos no eixo Z, para exemplificar. Preciso fazer com que esses planos tenham uma distância entre um e outro nesse mesmo eixo. Ponto 1: Não são exatamente 10 planos, são splines, todas diferentes, por isso não dá pra usar Array, Spacing tool, etc. Ponto 2: São 300 splines. Torna-se meio inviável fazer manualmente. =/ Estou enviando uma imagem para que ilustra melhor minha situação atual e o que eu preciso. Alguém tem alguma idéia de como posso solucionar esse meu problema?? Desde já agradeço pela atenção!! Abraços, Gui.
Olha só guidelfrate, Tem uma ferramenta que se chama spacing tool...para achar ela vc vai na barra de menus e acessa a guia tools...procura o item spacing tools q vc vai achar. Ela funciona da seguinte forma....vc pode traçar uma linha como guia para distribuir um determinado objeto...vc clica no objeto a ser distribuído e clica na ferramenta spacing tool...depois vc cilca no botão pick path....depois vc vai escolher o nº de cópias ou instances q quer distribuir...o resultado vai sendo mostrado na tela.... Uma outra forma de fazer é com o Array...mas nesse caso acho q isso já basta. Espero q seja util! Sander
Opa! Valeu sander! Então, o problema é que, como eu disse, não são objetos iguais. São todos objetos diferentes. O spacing tool serve para fazer cópias de um determinado objeto, certo? O que eu preciso é espaçar diferentes objetos, o que nem o spacing tool nem o Array, até onde sei, conseguem fazer. Mais alguma idéia?! To meio perdido. Até o Photoshop tem esse tipo de opção de alinhamento, um programa complexo como o 3ds Max tem q ter alguma coisa!! hehehe Mas brigadão pela ajuda!
Olha....talvez dê pra fazer com com partículas...eu manjo pouco disso....mas dá pra vc distribuir objetos de um grupo. Tem tut aqui na 3d1 disso tbem.... Isso ajuda?
Legal, já é uma luz... Vou explicar exatamente a questão: A idéia é fazer uma animação de câmera mostrando um logotipo. Esse logo é formado por diversas partes, que ao todo dá quase 300. Pensei em fazer essas partes em diferentes planos, com uma pequena distância entre eles, e a câmera passando por essas partes. Tenho o logo em vetor, AI, e importei para o 3ds. Ele importa direitinho, em várias splines, só que todas, obviamente, chapados no eixo Z. Por isso preciso de uma forma meio automatizada de fazer isso; manualmente demoraria séculos e não ficaria 100%. Partículas é uma boa idéia, modifico o pivô de cada spline e tento distribuir em apenas 1 eixo. Ainda estou aceitando idéias!! Mais uma vez valeu pela atenção!! Abraços!
Olá guidelfrate, sou novo no site, e não conheço muito bem o MAX, mas se vc criar Uma linha de referência onde serão distribuidos os planos, e com o Array ou outra ferramenta criar linhas transversais com os espaçamentos que precisa, e aí então reposicionar os 300 planes com referencias nas intersecções dessas linhas? Pode dar um trabalhão também mas vai manter as referencias de alinhamento. PS: se não ajudar pelo menos fiz minha primeira participação no forum... hehehehehe :lol:
=============================== Nada é mais Rock´n Roll que a vida!
Olá, guidelfrate! Cara, sou usuário de photoshop, illustrator... e até hoje não entendi porque não implementaram uma ferramenta tão simples como esta dos softwares de edição, que simplesmente calcula o espaço entre vários objetos e os distribui fazendo uma média. Não pode ser tão difícil assim, inserir alguma coisa do tipo em um software tão avançado. Seria uma melhoria de fazer chorar de alegria!
cara e se vc importar isso no autocad? faz uma linha e usa o comando "divide"...... depois só move as splines para os pontos marcados... depois só importar no max que vem na boa... é uma maneira...
Jean Ribas
Valeu pela força galera!! Bom, a solução que dei foi: separar o arquivo em vários AI, cada um com um conjunto de vetores. Dessa forma, importo no Max arquivo por arquivo e posiciono individualmente cada um. Dessa forma fico com um número beeeeem menor de "camadas" ou "splines". Mãããããsss... outro problema surgiu. Todos os AI que estou importando são bastante detalhados. Quando aplico um extrude sobre o objeto, para dar volume, ele NÃO funciona como deveria; ele "extruda" apenas as linhas, e não chapa a forma. Existe alguma forma automática de corrigir o spline para que vire uma forma chapada?! Verificar individualmente os vértices vai dar um trabalho de semanas... Alguma idéia?!?!
Ola guidelfrate, cara você nao precisa verificar vertice por vertice senao vai demorar muito mesmo, a nao ser que tenha tempo ai tudo bem. Coloca o valor do "Weld" bem baixo assim você pode selecionar toda a spline e clicar no comando "Weld", mas toma cuidado tem que prestar atenção pra ver se o valor nao esta alto ainda. Espero ter ajudado. Abraços....

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716996.

Total de membros registrados: 143011

Últimos membros registrados: SX66Kapseln466, JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx.

Usuário(s) on-line na última hora: 450

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.