O que são arquivos MTL? Como utilizá-los?

Por: tiagoteix  

Em: 21/11/2008 09:52

Caros, bom dia. Estou com uma duvida legal, puxei uma biblioteca de objetos (carros) na net e ela veio com os modelos 3ds e arquivos .mtl de +- 2KB cada um, seriam eles os materiais do carro? como eu faço para ativá-los?
www.adegasmetier.com.br
Métier Adegas Climatizadas
Olá tiagoteix, esses arquivos .mtl são livrarias de materiais pré-configurados. Você terá que colocá-los na pasta "materiallibraries" que se encontra no diretório onde instalou o seu Max, depois com o Max aberto abra o Material Editor e clique em "Get Material", aparecerá a janela "Material/Map Browser" no grupo à esquerda "Browse From" escolha a primeira opção "Mtl Library" e clique em "Open" dai é só escolher a biblioteca que deseja e após o material. Espero ter ajudado, Abraços.
Ai wallygr, vc se confundiu cara, não é isso não! Pra ser isso que vc disse o arquivo tem que ser MAT e não MTL. Os arquivos de livraria de mateirais do Max é MAT MTL é o arquivo de materiais do OBJ. Ai tiagoteix, se veio modelos OBJ, vc pode importar no Max junto com o arquivo MTL pra preservar mapeamento e IDs de materiais, não vem com materiais, mas ajuda bem, porque não vai ter que mapear de novo e nem dividir em IDs. Se só veio modelos 3DS e tem esse MTL junto, pode jogar fora que não serve pra nada. Pra usar o MTL vc deixa na mesma pasta que está o modelo em OBJ, quando for importar vc digita o nome da livraria MTL no campo Materials na janela de importação do OBJ.
Mental Ray User
Valeu a dica bicho, quando importava do makehuman em OBJ não vinha mapeado, mas tinha esse MTL. Agora veio mapeado!! Uha!!
Deus é maior!
Valru galera!!!
www.adegasmetier.com.br
Métier Adegas Climatizadas
Opa valeu ai Gutao, olha eu metendo os pes pelas maos, haaahahaha. Confundi mesmo, achei que era a mesma coisa. Mas pelo menos agora eu tambem sei o que sao os arquivos MTL. Desculpa ae tiagoteix pelo equivoco.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717422.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 466

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.