Como alinhar um Path (spline) com curvas, em uma esfera?

Por: ilustradorgrafico  

Em: 20/01/2009 16:00

Bem! Seguinte! Preciso fazer uma câmera percorrendo a superfície de uma esfera (planeta), onde ela desvia de objetos que ficam parados (prédios e casas). Estou fazendo um Path Constraint. Tentei alinhar manualmente a linha, porém ficou muito ruim pois alguns vértices ficam em alturas diferentes, tentei também aplicar o Smooth no vértice pra dar uma suavisada, mas mesmo assim não deu certo. Gostaria de saber se há alguma forma de alinhar esse path para que a câmera não fique saltando muito. Me ajudem! Abração!
Felipe Damasceno
Liga o snap face e vai clicando na superfície da esfera enquanto desenha a linha. Conheci esse recurso no vídeo de maquete da 3d1 :)
UERJ
Ligar isso no Grid and Settings? Entrei na aba "Snaps" e ativei a opção "Face". Mas não aconteceu nada e achu que estou fazendo alguma coisa errada. :(
Felipe Damasceno
Ligar isso no Grid and Settings? Entrei na aba "Snaps" e ativei a opção "Face". Mas não aconteceu nada e achu que estou fazendo alguma coisa errada. :(
Felipe Damasceno
Seguinte! Eu tentei fazer da maneira que vc falou. Mas ainda estou tendo dificuldade pra poder fazer a linha seguir a superfície da esfera. Será que não tem nenhum modificador pra isso?
Felipe Damasceno
O snap to face faz o vértice da linha pegar na face da esfera, pra ficar bem justo nela vc tem que criar pedaços pequenos, colocando os vértices próximos uns dos outros. Se tiver que virar a esfera pra continuar o desenho, vai quebrar a linha, mas depois vc pode juntar com o attach no modify. Eu acho que com o snap face é o jeito mais fácil de desenhar sobre um objeto.
Ok!! Vou tentar! Eu percebi isso, que devia fazer pontos curtos!! Valeu!!!
Felipe Damasceno
Ai cara, depois que fizer a linha na esfera, vc seleciona todos os vértices, clica com o botão direito e pega a opção Smooth no quad menu superior do lado esquerdo. Dai os vértices ficam suaves e a linha fica melhor na superfície da esfera!
Mental Ray User
Valeu Gutão! Eu cheguei a fazer isso, mas consegui uma forma melhor pra alinhar o path sobre a esfera! Criei um trajeto mais ou menos como eu queria em volta da esfera. Depois criei uma circulo bem pequeno pra utilizar como referência pro meu Loft. Apliquei o Loft no trajeto e usei esse círculo. Depois utilizei o Conforme pra atachar esse loft na esfera. Dei Hide na esfera e o loft ficou la certinho. O problema é que o trajeto deixou de ser Path e se tornou Loft, sendo assim, não da pra usar Path Constraint. Mas ae não tem problema, é aí que vem a parte mais boba! Criei uma nova linha sobre esse trajeto manualmente!!! :) Simples!!!!! AahuHauahuauA!!! Deu certo!!! trabalhoso mas deu certo!!!
Felipe Damasceno

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 502

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.