Ae wormer, realmente é esquisito isso, primeiro em relação ao limite, realmente deve existir, pq vc a toda hora vâ ai na net "competição" entre os renderizadores, aparece ai brazil rs renderiza mais de 2 bilhões de poligonos, fr mais de 3bi, e por ai vai mas o limite gira sempre na casa do bilhões nunca me milhões. Sobre o limite ser seu pc não deixa de ser verdade, mas nesse seu caso é estranho pq sua maquina deveria renderizar isso razovelmente bem, pode demorar mas vai, digo isso pq meu pc não tem nem metade da capacidade do teu e já renderizei cena de mais de 2milhões, não foi rapido mas foi. Sobre a questão de tar contando as faces 2 vezes, ele esta contando certo. Isso é uma das coisas pq o Andre sempre fala pro pessoal estudar primeiro mesh depois q passa pra poly, o q acontece é q para o max uma face é formada por tres lados, então se for fazer como o 3dfernando falow, colocar um plane com um seguimento é claro q vai ter 2 faces. O q acontece com poly é q esssa "divisão" das duas faces fica escondida pra facilitar a modelagem, somente, mas ela continua a existir. T+